segunda-feira, 29 de março de 2010

O problema de Tarallo: dificuldade de expressão ou falta de conteúdo?

O Fábio Balassiano se atreveu hoje a entrevistar o técnico Luiz Claudio Tarallo, que na semana passada conquistou o título dos Jogos Sul-Americanos com a seleção sub-18.

Pessoalmente, não tenho nada contra Tarallo.

Pelo contrário, respeito-o pelo destaque que ele seguidamente tem nas categorias de base aqui dentro. Penso assim: “se ele, tão criticado, tem papado os títulos do juvenil paulista; o que dizer dos seus colegas?”.

Mas há uma coisa no treinador que eu não consigo engolir: a sua falta de profundidade na argumentação.

Suas declarações à assessoria da CBB são obrigatoriamente óbvias.

Nos Jogos Sul-Americanos, o técnico chegou ao ponto de atribuir a vitória mais apertada sobre o Chile na semifinal ao fato de o adversário ter contado com uma atleta que não teria jogado contra o Brasil na fase de amistosos. O inusitado é que tudo não passou de um delírio colombiano do treinador.

A entrevista de hoje, infelizmente, só reforça essa incômoda impressão.

As declarações são tão insípidas, previsíveis, que parece que qualquer um (até eu) poderia dizer aquilo.

Quando confrontado com o mau resultado no Mundial Sub-19, é assustadora a reação de Tarallo:

A pergunta citou o Mundial Sub-19 sem saber o que aconteceu na preparação, sem analisar se a participação na Lusofonia foi importante, se a equipe teve problemas de lesão, de saúde ou de adaptação.

Pergunto:

1) O que aconteceu na preparação?

2) A participação na Lusofonia foi importante? Ou foi prejudicial?

3) Problemas de lesão, saúde ou adaptação. Certo. Em que nível a comissão técnica que ele comandava se preocupou e se preparou para esses três fatores? Provavelmente em nada, já que teve atleta sendo cortada quando fazia as malas.

O restante da entrevista é igualmente vazio, com o treinador perdido entre “vamos trabalhar” e “estamos numa chave difícil”.

Não sei qual é o problema com o treinador: dificuldade de expressão ou – mais grave – falta de conteúdo.

No caso da segunda opção, seria uma temeridade mantê-lo na função que ele ocupa.

21 comentários:

Anônimo disse...

Vc. tem alguma dúvida Bert, ele é tapado mesmo, até as atletas tem dificuldade de entendê-lo, sem contar que é extremamente falso e paneleiro. Coitadas das meninas que não cairam na sua graça.......

Anônimo disse...

Como já haviam dito nesse blog, só vai ficar na comissão técnica do basquete feminino na era Hortencia, quem não pensa (Taralo, por exemplo) ou quem fica a todo momento endossando o Ego da diretora, ou seja, os corruptos e sem personalidade (p.e. Paulo Martgnago, preparador físico do Taralo).

Anônimo disse...

taralo nao esta levando as jogadoras ideais, ainda mais na posiçao de armaçao!!!!! se liga treinador!!!!

Anônimo disse...

Bem,se o Tarallo não serve,quem
atualmente do quadro de técnicos da
CBB serve?Pelo andar da carruagem ,
só a Janeth tem qualidades para
ocupar o cargo.Eu pessoalmente não concordo.Qual foi até hoje o trabalho apresentado por ela na base? Ganhar o sul americano sub 15
é muito pouco ainda mais analizando
o resultado da final.É pessoal a
coisa esta ficando feia e a dona
Hortencia ainda vai atras de um técnico espanhol que segundo a
maioria das jogadoras,a Espanha
em técnicos esta bem longe dos
brasileiros.

Anônimo disse...

Falar que o Tarallo e o Paulo são burros e imorais, vocês estão apelando! Aqui no nordeste todos gostam deles! E outra eles nem têm amizade com o pessoal do rio (CBB) para ficar puxando saco! E a dona Hortência (que não gosto) nem vai ao treino.
O Tarallo dá oportunidade a todas as jogadoras!

Abs Tarallo, isso tudo é o preço do sucesso!

Anônimo disse...

Bert, não sei porque não gosta do Tarallo. Ele venceu os três sulamericanos que disputou.
Vence aqui dentro como você disse e lá fora também. Veja as classificações que obteve nos pré-mundiais.
Analise os outros técnicos que não ganharam nada. Quem o conhece sabe que é uma pessoa integra, trabalhadora e séria.

Anônimo disse...

Quem deve ser o técnico então Bert?Vc?

Anônimo disse...

Como disseram,pior são os outros que perdem deles,de Jundiaí,e sem contar que lá ñ valorizam quem merece,jogadoras,etc...
Pobre basquete feminino,indo po brejo...

Bert disse...

Oi, anônimo das 22:44.

Não. Eu não.

Não tenho preparo para esse cargo e sou o primeiro a reconhecer isso.

Lucas Porto Seguro disse...

Anomimo das 21:53hs, vc tem que ter mais atenção quando escreve, como pode ser do nordeste e tc que "a hotência não vem aos treinos"?
O tarallo, não é ruim, ele é paneleiro e chama todas, eu escrevo TODAS as jogadoras para jogarem com ele , que não jogam em São Paulo, só isto bastaria para saber que ele não tem MORAL, para der técnico da sel. brasileira!

Anônimo disse...

Ola Lucas.Nissso voce tem razão.O
Tarallo usa o cargo para levar
jogadoras para Jundiai.Ja sei até
de time que está esperando que ele convide alguma de suas jogadoras
para ai sim encerrar o trabalho com
as categorias de base.Só que dai,o bicho vai pegar.Vamos esperar para
ver.

Anônimo disse...

Olá companheiros anônimos!
De uma coisa vcs não sabem:as jogadoras, como eu, PEDEM pra ir pros outros times, pois quando conhecemos a estrutura das outras equipes na seleção, ficamos inconformadas e vamos atrás de técnico e clube melhor!E se vcs querem que o trabalho da categoria de base continue, se estruturem, pois não sou obrigada a passar FOME, não FAZER musculação, treinar mal e pouco pra fazer nome de técnico de categoria de base!Quero o melhor pra mim!Bando de egoístas, vão trabalhar direito!Vcs não tem direito de segurar ninguém no clube, é LEI e todas nós já sabemos!

Anônimo disse...

rsrsrs, o anonimo das 21;53 foi desmascarado, acho que era o proprio tarallo ou o seu comparsa paulo alguma coisa, que estavam tentando se defender.

Lucas Porto Seguro disse...

Menina (anonimo) das 14:45hs
Que bom que vc está procurando o melhor para você; Mas o citado em comentários acima não foi isso, a falta de condulta do treinador da seleção brasileira é a questão!
sei das dificuldades de estados fora São Paulo, de manter ou até mesmo ter o m´nino capaz, mas tenho alguns grandes amigos no rio, e eles já me falaram perdoeme este blog, no masculino Fluminense, C.Central, Tijucae Flamengo e para "seu" conhecimento, for mesmo atleta, a Mangueira no feminino está com um estrutura que não deve nada a muitos club de S, Paulo!
tudo que você ditou acima tem lá!

Anônimo disse...

Agora o taralo ficou mordido mesmo, se fantasiou até de jogadora para se justificar.Independente da parte cômica, Tudo isso só comprova os fatos, ou seja o Taralo realmente fica "cantando" as jogadoras para irem pra jundiaí. A verdade mais cedo ou mais tarde sempre aparece.

Anônimo disse...

Tá bom anonimo das 21:10, e eu jogaria contra quem lá?As meninas em Sp jogam muito mais e são muito mais vistas.E não é isso que dizem da Mangueira não, mas como eu não conheço não posso falar.Só sei que todas que deixaram de vir pra Sp quando novas acabaram no juvenil ou estão por aí tentando a sorte...Eu é que não me arrisco...

Anônimo disse...

Agora ele mostrou a cara, é muito triste de ver o desprezo que ele tem pelas atletas (que são apenas meninas) e pelos técnicos de outros estados. Considero suas palavras um desrespeito por todos que estão de uma certa forma incluídos no seu comentário. Vc. é uma lástima como técnico e principalmente com ser humano.

João Pedro (minas gerais) disse...

esse blog é ridículo mesmo. os anônimos deveriam ter mais respeito com o que dizem, pois muitas coisas são sem fundamento. São covardes, pois não se identificam são frustrados e incompetentes.

Mª Rita Cortês (MÃE) disse...

Olá, para vc que está escrevendo como anonimo, se dizendo "atleta", A MANGUEIRA, tem uma estrutura maravilhosa e é por isso que está com JOGADORAS, na seleção brasileira e fique de olhos bem abertos pois está para vir uma nova geração!
Ps: Porque o Tarallo não dá uma passada na Mangueira?

atleta de Minas disse...

já fui atleta do Tarallo e ele é um excelente técnico. como todas as pessoas, tem seus defeitos e muitas qualidades. acho que voces deveriam conhecê-lo melhor, muitas coisas que voces escrevem não são verdadeiras.

Anônimo disse...

Quem será essa "mineira" que foi atleta dele hein?o cara é puxa saco,e dá certo pq os outros são mto ruins,e na comissão da seleção ta com assistente bom,por isso que vai....