sexta-feira, 19 de março de 2010

Araçatuba estreia no Paulista domingo, contra Catanduva

Anderson Augusto Soares

Depois de quase dez anos, Araçatuba retorna à principal divisão do basquetebol feminino no Estado, representada pelo Basquete Clube (BC). A equipe estreia em casa no Campeonato Paulista (Série A1) contra Catanduva, atual campeã brasileira. Com entrada gratuita, o jogo será realizado neste domingo (21), às 17 horas, no Ginásio Municipal Plácido Rocha.

O BC participa de campeonatos nas categorias de base e foi convidado pela Federação Paulista para disputar a primeira divisão por sua estrutura e êxito do projeto social que envolve o time. Segundo a secretária municipal de Esportes e Recreação de Araçatuba, Cláudia Crepaldi, ex-jogadora de basquete, a maior parte do elenco que estreia no domingo é de atletas formadas no projeto.

Por isso, ela acredita que o time será um incentivo às crianças e adolescentes que treinam nos oito núcleos espalhados pela cidade. “Servirá de motivação aos alunos, que poderão se espelhar naqueles atletas e trilhar um caminho vitorioso no esporte”, disse Cláudia. O BC atualmente atende cerca de 400 crianças e adolescentes, numa parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e a iniciativa privada.

Oportunidade

Até o momento, o elenco que disputará o estadual é composto por 12 jogadoras, das quais sete são pratas-da-casa formadas nas categorias de base do BC e cinco foram contratadas. Os reforços são as alas Cléia Crepaldi (ex-São Bernardo, Guarulhos, Catanduva, Marília e Virtus, da Itália), Fernanda Britto (ex-Catanduva) e Djane (ex-São Caetano), a pivô Fernanda Bibiano (ex-Catanduva) e a armadora Gigi (ex-Vasto Verde).

Para o prefeito Cido Sério, o retorno de Araçatuba à elite do basquete paulista é um momento histórico e de orgulho para a cidade, principalmente pela oportunidade que será dada às atletas pratas-da-casa. “Estamos valorizando os nossos talentos, pessoas que foram formadas nas nossas categorias de base e que vão aprender com jogadoras mais experientes”, disse o chefe do executivo.

Mesmo com a alegria de ver Araçatuba de volta ao grupo dos grandes, tanto o prefeito quanto a secretária estão conscientes de que este primeiro ano será mais para ganhar experiência, visto que as outras equipes investiram pesado em contratações e disputam há anos campeonatos em nível nacional e internacional.

Expectativa

Considerado atualmente o melhor time do Brasil, Catanduva também anunciou novos reforços para esta temporada. No final do mês passado, a diretoria do clube confirmou a contratação da pivô Cíntia Tuiú e da ala Micaela, que já participaram de Mundiais e Olimpíadas pela Seleção Brasileira.

Elas serão comandadas pelo técnico Edson Ferreto, que nesta semana disse à imprensa de Catanduva da sua expectativa para o início do campeonato. “Temos muito que evoluir. Ainda é começo de temporada e isso influencia de forma considerável no rendimento das primeiras partidas”, comentou o treinador.

Do outro lado, o técnico do BC, Alvacyr Lazarini Júnior, disse que o time está treinando forte para o campeonato. “Estamos nos preparando há mais de dois meses e esperamos fazer uma boa partida, mesmo sabendo da dificuldade que é enfrentar a atual campeã brasileira”, afirmou. Além dos times de Araçatuba e Catanduva, participam do paulista Ourinhos, Jundiaí, Santo André, São Caetano do Sul e Americana. As sete equipes jogarão entre si em turno e returno na primeira fase. Os quatro primeiros classificam-se às semifinais.

Tradição

Apesar de estar afastada há quase dez anos do basquete profissional, Araçatuba tem história no esporte. A cidade foi destaque no Brasil com um time mantido pela Unimed no final dos anos 80 e início dos anos 90. Além de ter chegado a semifinais em Paulistas, o grupo conquistou, em 1992, o Campeonato Sul-Americano de Clubes, disputado em Santiago do Chile.

Na ocasião, venceu a poderosa equipe de Sorocaba, liderada por Hortência, Marta e Janeth. Armadora da saudosa equipe araçatubense, a secretária Cláudia Crepaldi é uma das entusiastas do retorno da cidade à categoria adulta. “Queremos resgatar essa tradição e levar o nome de Araçatuba para todo o Brasil”, disse.

A cidade também tem em sua história no basquete a importante contribuição de do técnico Nelson Luz. Ele iniciou suas filhas Helen, Silvia e Cíntia no esporte, e as meninas viriam a se tornar três das principais jogadoras brasileiras. Luz comandou a última equipe feminina que representou Araçatuba no Estadual. O time encerrou suas atividades em 2001.

9 comentários:

Roxy disse...

É verdade, já tinha até esquecido do "Morto". Quem sabe terminando a temporada na Europa, Helen ou Silvinha não voltem para Araçatuba para reforçar a equipe. Vou torcer, tô com saudades de vê-las atuando em São Paulo.

Anderson Augusto Soares disse...

Bert, parabéns pelo blog. Nossa cidade está muito feliz com o retorno ao campeonato mais importante do Estado.

Eu, araçatubense que gosta de esportes, estou empolgado, assim como nosso prefeito Cido Sério e a secretária de Esportes e Recreação, Cláudia Crepaldi.

Sabemos que todos os jogos serão muito difíceis, mas esperamos que este seja o início (ou reinício) de uma bela história no Paulista.

Anônimo disse...

A ANA FLAVIA SACKIS (PASSARINHO) ESTÁ EM AMERICANA???????

Anônimo disse...

Oi Bert obrigada pela força. Temos consciência da equipe modesta que temos . Queremos contribuir com essa amada modalidade. Temos estrutura de primeiro mundo venha conhecer nosssa academia e centro fisioterápico - UNIPREFE - Modelo Internacional - Veja nosso patrocinador - www.alamedaqualitycenter.com.br

Anônimo disse...

É isso BC - " Mostra sua cara "

Anônimo disse...

Estar de volta ao cenário do basquete de elite foi a melhor notícia da cidade junto a de que Araçatuba terá uma sede da Transpetro( Petrobrás ) é desenvolvimento pra cidade ainda mais com o esporte no meio.
Mesmo sendo uma equipe mais que modesta o Projeto BC deveria correr atras de reforços, mais reforços...mas tudo bem vamo pro pau mas sem placar centenário hein adversários rs...

Anônimo disse...

o brasileiro sera o foco do basquete clube...

MeninoBionico disse...

eu sou de araçatuba, conheço o Cido desde 1988..rs, ops!
e sou da epoca em que a Marta andava de bicicleta pela cidade.
Bom, ja tem o volei futuro, agora com basquete vai ser muito bom!
só que Araçatuba esta cada vez mais quente. Jogos a tarde e meio-dia é de matar qualquer time de fora! Mas, parabéns pela iniciativa!

Anônimo disse...

Opa, o brasileiro será o foco?
O que vc pode contar a respeito?
Aguardo vc...abraço