terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Escolhinhas do Projeto de Basquete Feminino da Unimed iniciam atividades em fevereiro

No mês de fevereiro, além do inicio dos treinamentos das categorias de base do Basquete Feminino, também terão inicio as atividades de alguns núcleos da escolinha do Projeto Social de Basquete Feminino da Unimed.

O trabalho nas escolinhas de iniciação é desenvolvido no período em que as meninas não estão na escola, com objetivo inicial de incentivar na criança o hábito da prática de atividades físicas. Também são organizados festivais, nos quais as meninas têm a oportunidade de apresentar sua evolução na forma de jogos e competições de fundamentos do basquete.

Para a próxima semana, quatro núcleos começarão a funcionar:

Núcleo Colégio Universitário, onde as aulas serão realizadas todas as sextas-feiras, das 16h15 ás 17h15, com participação aberta às alunas do Colégio e crianças da comunidade do bairro Colina.

O Colégio Universitário é um grande parceiro do projeto. Oferece bolsa de estudos para muitas das atletas das categorias do Mini ao Juvenil do Basquete Feminino da Unimed e também cede sua quadra de esportes para que as atividades da escolinha possam ser realizadas semanalmente.

Núcleo CIEP Cidade Jardim, que começou a receber as aulas das escolinhas do projeto de Basquete da Unimed em 2008, teve este ano 3 meninas selecionadas para integrar a equipe da categoria Mini da Unimed.

As aulas serão todas as quintas-feiras das 16h às 17hs, na quadra esportiva da escola. As aulas serão abertas para as alunas da escola.

“A escolinha de basquete é uma atividade que as meninas gostam muito e com certeza contribui para uma formação diferenciada das crianças. Elas mudam o comportamento até mesmo na sala de aula e isso reflete na melhora do rendimento escolar de cada uma. Também ajuda a manter as meninas na escola, contribuindo para uma melhor formação, e isso é muito importante. Estou muito feliz com essa parceria” comenta Perci Moreira, diretor do CIEP da Cidade Jardim.

Núcleo Jardim da Paz, um dos mais populosos do projeto. A importância do trabalho realizado junto à comunidade do bairro é sentida a cada ano. Nos dias de aula, o ginásio esportivo do bairro é tomado pelas meninas da escolinha. O professor do núcleo, Kleber, está animado para o inicio dos trabalhos de 2010.

As aulas serão oferecidas para as crianças da comunidade do Jardim da Paz, todas as sextas-feiras, das 13h ás 14h e das 14h ás 15h30.

Núcleo Centro Cívico, é o mais antigo de todos, por onde passaram muitas das atletas das categorias de base do Basquete Feminino da Unimed, como as jogadoras Débora Costa, Leila Zabani e Fabiana Caetano da categoria juvenil e da seleção brasileira sub 19 de 2009, assim como Iza Sangalli atleta da categoria mirim e da seleção brasileira sub 15 de 2009.

Muitas atletas se desenvolveram neste núcleo, assim como Grasiele Agostinho Rezende, que hoje é a professora e este ano também está à frente das categorias Pré Mini e Mini do Basquete da Unimed.

“Foi muito importante pra mim ter feito parte deste Projeto, pois me proporcionou uma ótima oportunidade de crescer como pessoa e profissionalmente. Eu tive a possibilidade de cursar uma faculdade, e hoje sou formada em Educação Física e dou aula para as meninas. É muito gratificante” comenta Grasiele.

Por ser o mais antigo, o Núcleo do Centro Cívico sempre foi visto como o maior formador de atletas dentro do projeto, porém com a implantação de outros núcleos pela cidade de Americana, o projeto vem alcançando ano a ano a satisfação de desenvolver o gosto das meninas pelo basquete e proporcionado a muitas delas a oportunidade de vestir a camisa da equipe Pré Mini e Mini, iniciando um grande sonho e a uma possível carreira.

“Temos metas ambiciosas para o ano de 2010 a respeito de escolinha. Estou reduzindo minhas atividades com equipes para poder acompanhar mais de perto o trabalho que vem sendo realizado. Os professores serão treinados e terão um respaldo maior. Os festivais acontecerão com mais freqüência e o processo de seleção das meninas terá grandes modificações. Estou muito feliz e confiante de que estamos no caminho certo e que a colheita virá” comenta Anne A. Freitas Sabatini, coordenadora de escolinha do Projeto.

Nenhum comentário: