sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Olho clínico de Janeth aponta para talento capixaba

Durante o 33º Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino uma estrela do basquete nacional esteve em plena atividade, apesar de não ter vestido a camisa de qualquer seleção. A ex-ala da Seleção Brasileira Feminina Janeth Arcain esteve presente na competição ao lado do ex-técnico do selecionado brasileiro feminino Antonio Carlos Barbosa e seus olhos clínicos viram a pivô capixaba Ana Flávia Prattes Conceição.

Um mês após o fim da competição, Fafá, como é conhecida no meio do basquete, recebeu o convite do BCN Osasco para jogar lá.

A indicação de Janeth, considerada uma das atletas mais técnicas da supergeração de prata do basquete feminino brasileiro, é quase uma ordem. Ela teria conversado com o pessoal do BCN Osasco e dito que no Espírito Santo havia uma pivô que poderia se enquadrar nos anseios da agremiação.

“Vale a pena investir nela”, teriam sido as palavras referentes à atleta, segundo o pai de Fafá, Emir Prattes Conceição.

Nesta quinta-feira (28 de janeiro), Emir passou o dia mexendo com a papelada de transferência do colégio da atleta.

“Viajaremos nesta sexta-feira. Eu e a mãe dela (Lucimara Gomes Prattes Conceição) iremos com ela de carro para conhecermos as pessoas a quem iremos confiar nossa filha”, disse Emir.

A pivô Ana Flávia passou o dia em Guarapari e disse estar muito tranquila com o convite que recebeu. Até brincou com o fato de ter sido vista por Janeth.

“Meu pai gostou mais disso do que eu. Vejo neste convite a oportunidade para crescer, evoluir no basquete. E também gostaria de servir de exemplo para outras atletas. Não conheço ninguém lá, mas espero me adaptar rápido”, destacou a atleta.

Fã da pivô Érika e da ala/pivô Êga, Fafá começou a jogar basquete no Guarapari Basket em 2006, na Cidade Saúde, quando a equipe ainda estava montando o seu projeto de basquete. Para seu ex-técnico Osmar Teixeira, a ida da atleta para o BCN Osasco é de grande valia para o basquete do Estado e, principalmente, de Guarapari.

“Esta é uma conquista que consolida um trabalho feito na nossa base. Agora ela está sendo reconhecida e a sua ida para São Paulo é o reconhecimento do trabalho feito. Trata-se de um presente para ela. Espero que outras atletas sigam o seu exemplo. Fafá tem talento, aproveita sua altura”, apontou Osmar.

O ex-técnico lembrou da época em que a atleta iniciou suas atividades no basquete.

“Quem começou a jogar primeiro no Guarapari Basket foi a Carol, irmã de Fafá. Na ocasião, ela disse que a irmã tinha quase a mesma altura. Logo me interessei e pedi que trouxesse a menina aqui. Ela veio, jogou dois dias e depois sumiu. Em seguida começou a jogar. A primeira competição da qual ela participou foi o Estadual Infantil, em 2007. Em 2008, ela jogou na sua própria categoria, mirim, conquistando o título de cestinha da competição, atleta-revelação e melhor jogadora da categoria, além de campeã estadual mirim”, lembrou Osmar.

Quando saiu de Guarapari, Fafá chegou à equipe do Álvares e foi treinada por Marcos Caldeira, que também não escondeu a felicidade de ver sua atleta evoluir no basquete.

“Na última terça-feira as meninas se despediram da Fafá e se emocionaram. Ela é querida por todos nós, mas sabemos que é o melhor para ela. Ela encontrará atletas de nível de seleção. Incentivamos mesmo. É a melhor estrutura de basquete de base no País. Esperamos que ela venha contribuir com a Seleção Capixaba”, salientou Marcos Caldeira.

Para o também ex-técnico da atleta, Aldo Machado Júnior, chegou a hora de Fafá brilhar, principalmente por conta das qualidades técnicas da jogadora.

“A Fafá tem uma genética privilegiada. É alta, veloz e tem uma excelente coordenação motora. Ela arremessa bem, joga de direita e de esquerda. Acredito que foi uma grande aquisição do clube”, elogiou.

Fonte: ES Hoje

18 comentários:

Ramona disse...

Alta? no site da cbb diz que ela tem 1.78

Ramona disse...

http://www.cbb.com.br/competicoes/cbbs2009/pagina_time.asp?time=138&e=1049

Anônimo disse...

Bcn Osasco, ainda existe ?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Só ela mo Brileiro?

Anônimo disse...

qual altura dela de verdade??alguem pode dizer??

CARLOS ROBLES disse...

O BCN Osasco já era, já passou o Finasa Osasco e agora é ADC Bradesco ESPORTES E EDUCAÇÃO

CARLOS ROBLES disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

FINASA/OSASCO!!!!

Anônimo disse...

Todos os Campeonatos brasileiros de Base aparecem atletas de bom nível, mas a idéia que é preciso ir pra São Paulo pra ter futuro, nos leva a isso que acontece no Basquete brasileiro. Ainda querem que façamos milagres no "resto" do Brasil. Me digam se há preocupação da CBB em manter os atletas da base em seus Estados. Infelizmente o Volei realmente esta muito a nossa frente em muitos aspectos. Quanto vai levar o Clube que achou esta menina e os outros que iniciam o trabalho?? A CBB no mínimo deveria cobrar caro a transferência e passar uma parte p/ clube iniciante.

Eduardo Aviles disse...

Realmente é uma grande jogadora. Ela deve ter 1,80, mas tem condição de virar ala futuramente. Boa sorte pra ela

Anônimo disse...

A INVEJA É UMA MERDA MESMO!!!!!

QUE POVINHO MALDITO QUE POSTA NESSE BLOG!!!

Anônimo disse...

ESTIVE OBSERVANDO ALGUNS BLOGS DO VOLEIBOL, EM ESPECIAL O DO BRUNO VOLOCH.

QUE DIFERENÇA NOS COMENTÁRIOS. ACHO QUE É POR ISSO QUE O VOLEI EVOLUIU TANTO, POIS, OS BRASILEIROS QUE CURTEM VOLEI SÃO MUITO MAIS INTELIGENTES, EDUCADOS, ESCLARECIDOS E CONHECEDORES DO ESPORTE DO QUE OS BASQUETEIROS (MEDÍOCRES) DE PLANTÃO QUE VEMOS PASSAR POR AQUI!!!

TORCEDOR disse...

hum ela nao tem altura de pivô, mas espero que trabalhem pra ela ser uma boa ala, assim como janeth foi..boa sorte menina... TEU FUTURO SO DEPENDE DE VC MESMA

EsCoLtA disse...

Virar Ala futuramente?!?!?!Quando??Qual é o "Prazo de validade" para cada posição??Isso é que tem que acabar no Basquete!!Péssimos formadores!!!

Anônimo disse...

NADA CONTRA IR PRA CLUBES PAULISTAS, PORÉM, DEVEMOS TER CUIDADO PARA NÃO DESMOTIVAR O TRABALHO NOS ESTADOS. ENTÃO A IDÉIA DAS ATLETAS JOGAREM POR SEUS ESTADOS NO BRASILEIRO DE SELEÇÕES É BEM RACIONAL. ESTA NOVA GESTÃO DA CONFEDERAÇÃO DEVE PREOCUPAR-SE COM OS CLUBES QUE TANTO SE ESFORÇAM FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO PARA FAZER BASQUETE.

Anônimo disse...

Ora,se aqui não tem ninguem para formar,porque a rainha do pescoço não leva essa menina para fazer base na europa?Alias podia fazer uma seleção permanente e levar para
que aprendam o basquete por la.Quem sabe ganhamos alguns campeonatos.

Anônimo disse...

Pois é ,Janeth...........olho clínico?!!!BCN,Finasa Osasco....não existem mais faz tempo,me parece Bradesco,não é? E por falar nisso qdo aparecerão meninas realmente de Osasco e descobertas pelos núcleos?Os grandes talentos sòmente de outras cidades? Vichi,que situação estamos......