quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CBB apresenta novo formato para os Brasileiros de Base

Para tornar cada vez mais competitiva a disputa entre as 27 seleções estaduais, o Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) criou um novo formato para os Campeonatos Brasileiros de Base. Aprovada pelo conselho consultivo e pela diretoria da entidade, a nova forma de disputa entra em vigor a partir da temporada 2010.
 
— A reformulação do sistema de disputa dos Campeonatos Brasileiros de Base foi um pedido feito pelas Federações. A maioria argumentou que não fazia muitos jogos nas competições regionais, já que em alguns torneios, apenas três equipes participavam. Criamos o Ranking Geral e o Ranking por Categoria para dividir as equipes de maneira justa — comentou André Alves, diretor técnico da CBB.
 
O Campeonato Brasileiro de Base terá três divisões. A primeira conta com dez equipes, a segunda com oito e a terceira com nove. Para dividir as seleções, foram criados o Ranking Geral e o Ranking por Categoria (sub-15 e sub-17 feminino e masculino) com base nos resultados dos últimos quatro anos (2006 a 2009). O total de pontos de cada seleção estadual foi calculado da seguinte maneira:
 
- Pontos por participação nos Brasileiros do Grupo 1 (Região Norte), Grupo 2 (Região Nordeste), Grupo 3 (Região Centro-Oeste) e Grupo 4 (Região Sul): 5 para cada equipe.
 
- Pontos por colocação nos Brasileiros do Grupo 1 (Região Norte), Grupo 2 (Região Nordeste), Grupo 3 (Região Centro-Oeste) e Grupo 4 (Região Sul): 5 para o campeão, 3 para o vice-campeão, 2 para o terceiro colocado e 1 para o quarto lugar.
 
- Pontos para as equipes classificadas automaticamente de um ano para outro na Divisão Especial: 15 para o campeão; 14 para o vice-campeão; 13 para o terceiro colocado e 12 para o quarto lugar.
 
- Pontos para as equipes que se classificaram para a Divisão Especial nos campeonatos regionais: 8 para o campeão; 7 para o vice-campeão; 6 para o terceiro colocado, 5 para o quarto lugar, 4 para a quinta posição, 3 para o sexto colocado, 2 para o sétimo e 1 para o oitavo.
 
As seleções foram divididas de acordo com o Ranking por Categoria. Em caso de empate, o Ranking Geral foi utilizado para definir a posição das equipes.
 
FORMA DE DISPUTA
 
Na primeira divisão, as dez equipes formam dois grupos de cinco, que jogam entre si. Os dois primeiros colocados de cada chave jogam pela semifinal (1ºA x 2ºB e 2ºA x 1ºB), enquanto os que ficaram na terceira e quarta posições disputam de 5º a 8º lugares (4ºA x 3ºB e 3ºA x 4ºB). Os dois estados que ficaram na quinta colocação e o que ficar em oitavo descem para a segunda divisão. Serão sete dias de disputa pelo titulo brasileiro.
 
Na segunda divisão, as oito equipes formam dois grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada chave jogam pela semifinal (1ºA x 2ºB e 2ºA x 1ºB). Além de disputar o título, os vencedores sobem para a primeira divisão. Os perdedores se enfrentam pela medalha de bronze e a última vaga na primeira divisão. Os que ficaram na terceira e quarta posições brigam pela permanência na divisão (4ºA x 3ºB e 3ºA x 4ºB), já que os três últimos colocados descem para a terceira. Durante cinco dias, as equipes vão lutar pelo título e pelo direito de ascender no Brasileiro.
 
Na terceira divisão, quatro equipes ficam no grupo “A” e cinco formam o grupo “B”. As seleções jogam entre si nas suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados de cada chave jogam pela semifinal (1ºA x 2ºB e 2ºA x 1ºB). Os vencedores se classificam para a segunda divisão e disputam o título. Os perdedores disputam a medalha de bronze e a última vaga na segunda divisão. Os que ficaram na terceira e quarta posições vão disputar de 5º a 8º lugares (4ºA x 3ºB e 3ºA x 4ºB). Quem ficar na quinta posição do grupo “B” automaticamente ficará em nono na classificação geral. A terceira divisão do Brasileiro será disputada em sete dias.
 
Confira abaixo como ficou a divisão dos Estados:
 
SUB-15 MASCULINO
 
— 1ª DIVISÃO:
São Paulo (90pts), Rio de Janeiro (81), Minas Gerais (62), Santa Catarina (55), Distrito Federal (52), Pará (51), Paraná (48), Rio Grande do Sul (45), Pernambuco (41) e Mato Grosso do Sul (40).
 
— 2ª DIVISÃO:
Ceará (29pts), Roraima (28), Mato Grosso (27), Maranhão (26), Espírito Santo (26), Roraima (24), Amapá (23) e Alagoas (22).
 
— 3ª DIVISÃO:
Amazonas (22pts), Rio Grande do Norte (30), Acre (20), Tocantins (20), Paraíba (16), Bahia (15), Sergipe (15), Goiás (14) e Piauí (10).
 
SUB-17 MASCULINO
 
— 1ª DIVISÃO:
São Paulo (91pts), Rio de Janeiro (86), Santa Catarina (69), Rio Grande do Sul (61), Minas Gerais (55), Pará (40), Mato Grosso (40), Ceará (40), Paraná (38) e Distrito Federal (36).
 
— 2ª DIVISÃO:
Maranhão (34pts), Mato Grosso do Sul (34), Pernambuco (33), Amapá (28), Roraima (25), Rio Grande do Norte (22), Acre (22) e Espírito Santo (21).
 
— 3ª DIVISÃO:
Alagoas (19pts), Amazonas (19), Roraima (18), Paraíba (16), Bahia (15), Tocantins (15), Sergipe (15), Piauí (15) e Goiás (5).
 
SUB-15 FEMININO
 
— 1ª DIVISÃO:
São Paulo (69pts), Rio de Janeiro (60), Santa Catarina (60), Rio Grande do Sul (51), Maranhão (48), Paraná (43), Mato Grosso (41), Paraíba (37), Mato Grosso do Sul (35) e Pernambuco (33).
 
— 2ª DIVISÃO:
Rio Grande do Norte (33pts), Pará (31), Espírito Santo (30), Ceará (29), Minas Gerais (29), Distrito Federal (26), Roraima (24) e Alagoas (24).
 
— 3ª DIVISÃO:
Amapá (23pts), Amazonas (21), Roraima (20), Bahia (20), Piauí (15), Tocantins (11), Acre (10), Sergipe (10) e Goiás (5).
 
SUB-17 FEMININO
 
— 1ª DIVISÃO:
São Paulo (90pts), Rio de Janeiro (83), Santa Catarina (68), Maranhão (67), Paraná (61), Mato Grosso do Sul (46), Rio Grande do Sul (46), Pernambuco (42), Mato Grosso (39) e Paraíba (39).
 
— 2ª DIVISÃO:
Espírito Santo (31pts), Minas Gerais (31), Pará (31), Roraima (27), Distrito Federal (26), Rio Grande do Norte (26), Roraima (26) e Ceará (24).
 
— 3ª DIVISÃO:
Amapá (23pts), Alagoas (21), Acre (20), Bahia (20), Amazonas (19), Sergipe (10), Tocantins (10), Goiás (6) e Piauí (5).

8 comentários:

Anônimo disse...

E o sub19, vai ter mesmo?

Anônimo disse...

Engraçado...cade os comentários de todo aquele povo que "entende" de basquete na Base?!?!?Falam tanto...e agora?O que vcs acham?Vai ser melhor?Vai piorar?Continua a mesma coisa? Como deveria ser?
Eu por exemplo imagino que temos carencia de um brasileiro de base interclubes, com equipes sub-15!
Tenho a impressão que colocariamos em evidencia muito talento que possa estar "escondido" pelo interior do País. Não concordo com um brasileiro interclubes sub-17 ou superior porque acho que nessa categoria, talentos já apareceram e os que ainda não apareceram já estão em uma fase dificil de "lapidar" técnicamente!!

L.G.
L.G.

sta.ignorancia® disse...

Gostei do formato, acho mais justo e vai promover um maior intercâmbio. Por exemplo, os times do norte vão ter a oportunidade de jogar com equipes de outras regiões, coisa que anteriormente não acontecia, pq o maranhão sempre ganhava...rs

Eu gostei. E concordo que deveriam haver um campeonato similiar com a aquela copa eletrobrás que tivemos em 2004.

Anônimo disse...

Tudo fantasia.Apenas mudar para dizer que mudou.que eu saiba,2+2 são 4.

Anônimo disse...

Faltam os detalhes... por exemplo, as meninas que estão em São Paulo teram que jogar por seus estados?? e as atletas de Seleção Brasileira precisam jogar??? Sinceramente o numero de equipes e quantidade de jogos não muda muita coisa... a finalidade dos jogos é qual, me respondam!!

Anônimo disse...

ANONIMO

RONDONIA FOI ESQUECIDA,MAS RORAIMA FOI CITADA DUAS VEZES.

ETA POVO RUIM DE SERVIÇO!

NINGUEM CONFERE NADA!OU ESTAVAM PREOCUPADOS COM A PRÓXIMA VIAGEM!

Anônimo disse...

Pare de reclamar Sr Rondonia!!Não tem a capacidade de ensinar atletas a fazerem simples bandejinhas e estão sempre com essa historinha que todo mundo esquece o norte do País!Vamos primeiro trabalhar, mostrar capacidade!A grande verdade é que tá faltando gente competente por lá. No Sul do País temos várias equipes que de crianças carecentes, que nunca tiveram nenhum tipo de patrocinio, em Escolas Estaduais, que venceriam com mais de 100 pontos de direfença das seleções rondoniensees, mas não é pela falta de estrutura não, e sim pela falta de desenvolvimento técnico das atletas.
Ao invés de ficarem pedindo que lembrem de vcs, deveriam fazer uma campanha para que levem profissionais para trabalharem aí.
Vamos parar de reclamar e trabalhar mais!!
L.G.

Anônimo disse...

O fomato é justo, mas cadê as considerações pedagógicas? Cadê o respeito pelo desenvolvimento das atletas? Sub-15 quer dizer até 14 anos, não é? Cadê o trabalho que prestigia as atletas crianças e imaturas. É... vamos ver lá na frente.