domingo, 6 de dezembro de 2009

Paraná e Espírito Santo finalizam treinos para estréia no Brasileiro Sub-17

20091206_845268_0612_Es_gde Unidos pelo desejo de vitória, as seleções do Paraná e do Espírito Santo (foto) estão na fase final dos treinamentos rumo ao 33º Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino de Seleções – Divisão Especial, que começa na quarta-feira (dia 9) no ginásio do SESC de Caiobá, em Matinhos (PR). A equipe capixaba chegou à Divisão Especial ao conquistar esse ano o título do Brasileiro da Região Sul/Sudeste (Grupo 4). Já as paranaenses se mantêm na elite com o terceiro lugar em 2008. Os dois times se enfrentam na estreia da competição, às 16h de Brasília, pelo grupo “A”, onde também estão São Paulo e Maranhão.
 
Jogando em casa, o Paraná quer se manter na Divisão Especial. Para o técnico Eduardo Góes, a expectativa é de quebrar o domínio dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar de privilegiar o trabalho de grupo, o treinador aposta na armadora Aruzha Lima, que foi campeã pela seleção brasileira no Sul-Americano Sub-17, no mês de outubro, no Chile. Aruzha também é atleta da equipe adulta de Americana.
 
— A seleção pretende quebrar a hegemonia Rio e São Paulo e preparar a nova geração do basquete no estado. O melhor de jogar no seu Estado é contar com o apoio da torcida. A responsabilidade também aumenta um pouco, mas nada muito preocupante. A equipe está com alguns desfalques, como Nathalia Saar e Ana Jéssica, ambas da seleção brasileira sub-17, por exemplo, que estão machucadas. Ainda assim, acredito numa boa apresentação. Contaremos com a ajuda da Aruzha, que possui muita experiência e irá surpreender na competição. Estão quase todas as equipes em um mesmo nível, mas acredito no destaque do Paraná — afirmou Eduardo.
 
As 12 convocadas para integrar a seleção do Espírito Santo treinam três vezes por semana, desde o final de outubro. Os treinamentos acontecem no ginásio do Colégio Charles Darwin, em Vitória (ES). O técnico Cláudio Sampaio destaca a importância de uma boa defesa.
 
— Estamos com uma rotina forte de treinos e elas estão muito concentradas. Acredito no trabalho de grupo mais do que nos valores individuais. Quero trabalhar em cima do coletivo, com uma boa defesa e um ataque bem elaborado. O que importa é que temos um excelente grupo e um forte conjunto — disse Claudio.
 
A seleção paranaense se prepara com treinos diários, desde o inicio da semana, no ginásio do Colégio Bom Jesus, em São José dos Pinhais (PR). O técnico Eduardo quer mostrar que o Paraná tem talento. Para a estreia contra o Espírito Santo, Eduardo aposta em uma boa defesa.
 
— Temos um grupo tecnicamente apurado, que tem na defesa o ponto forte. Vamos marcar com pressão todos os adversários para garantir um eficiente contra-ataque. Com essas características, queremos surpreender e vencer o campeonato. A expectativa para disputar a competição é grande, e acredito numa boa apresentação da equipe. Na estreia conta o Espírito Santo não será diferente, usaremos todas as nossas armas — analisou Góes.
 
O técnico capixaba acredita que com um grupo bastante entrosado e comprometido é possível a conquista do titulo. Claudio analisa a estreia contra os donos da casa.
 
— Para a partida de estreia no campeonato aposto na atitude das meninas. A expectativa é a melhor possível, mas sabemos que com o Paraná jogando em casa eles são os favoritos. É difícil superar o favoritismo, mas confio no potencial do meu time. Temos todas as chances de vencer e garantir a classificação para a semifinal. É o primeiro passo para pensar na conquista do título — disse Sampaio.

Nenhum comentário: