quinta-feira, 12 de novembro de 2009

São Caetano aposta na juventude no Nacional

20091112_782143_1211_SCaet_GN_Gde. A equipe do São Caetano aposta mais uma vez na juventude para fazer bonito no 12º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2009), que começa neste sábado (dia 14). O time dirigido pelo técnico Norberto “Borracha” voltou à competição em 2008, com um grupo muito jovem (média de 19 anos). Para esta temporada, São Caetano manteve a base de jogadoras, que estão mais maduras, e trouxe a experiente pivô Eliane Ferreira, de 31 anos, que passou pelos principais clubes brasileiros. A ala Jaqueline Silvestre e a armadora Roberta Fogaça são outros reforços da equipe do ABC. Segundo Borracha, o objetivo é chegar às semifinais do Nacional.
 
— A meta é ficar entre os quatro primeiros e classificar para as semifinais. A base da temporada passada mais os reforços que chegaram formam um elenco muito promissor. Algumas atletas que serviram à seleção brasileira adulta e de base, como Nádia, Patrícia e Júlia, ganharam ainda mais experiência, o que ajudará o grupo nesta temporada — analisa Borracha, que tem dois títulos do CNBF como assistente (Fluminense/1998 e Paraná Basquete/2000).
 
Para o técnico, o São Caetano tem condições de fazer um belo campeonato, dando trabalho para todos os adversários.
 
— Para ganhar da gente, tem que jogar muito bem. O time amadureceu e as atletas estão evoluindo, tanto aqui no clube como nas seleções de base e principal, como é o caso da Nádia, que treinou com a seleção adulta na preparação para a Copa América de Cuiabá. Daremos oportunidades para o grupo ganhar ainda mais experiência e jogo de cintura para enfrentar os momentos mais complicados da partida — concluiu Borracha.
 
A ala Patricia Ribeiro, 19 anos e 1,74m, é uma das atletas que compõe a base do time de São Caetano. Patrícia estreou no Nacional no ano passado. Na seleção brasileira de base, a atleta já tem dois Campeonatos Mundiais no currículo, na categoria sub-19 (Eslováquia/2007 e Tailândia/2009). Patrícia tem ainda o título do Sul-Americano Sub-15 (Equador/2006), ficou em terceiro lugar no Sul-Americano Sub-17 (Equador/2007) e conquistou a medalha de bronze na Copa América Sub-18 (Argentina/2008). A jogadora afirma que São Caetano vai brigar por uma vaga nos playoffs do Nacional Feminino.
 
— A expectativa para começar o campeonato é muito grande. Espero ajudar a minha equipe a trazer o título. Acredito que São Caetano vai jogar de igual para igual contra todos os adversários, e que conquistaremos bons resultados. A arma da equipe é a união. Estamos trabalhando duro para alcançar nosso primeiro objetivo que é estar nos playoffs — disse a ala de São Caetano, Patricia Ribeiro.

Nenhum comentário: