O assunto cidadania espanhola de Érika sempre causa polêmica aqui nas caixinhas, com muitas informações desencontradas.
E volta à tona agora, quando a Federação Espanhola questiona o número de estrangeiras do Ros Casares, após a chegada da russa-americana Becky Hammon no time.
Aos interessados, recomendo a leitura do texto “Ciudad Ros Casares presentará denuncia al CSD”, no site da Prodep.
E reproduzo o trecho de maior interesse para nós, brasileiros:
“Érika poderia estar inscrita como jogadora espanhola, apesar de não poder jogar com a seleção espanhola, por já ter defendido a seleção brasileira.”
6 comentários:
Só uma curiosidade...
Tipo, no vôlei temos um exemplo da cubana “Taismary Aguero”! Ela jogou muito pela seleção cubana e depois fugiu, foi pra Itália se naturalizou e defendeu a seleção italiana (até foi escolhida a melhor do mundo atuando pela Itália)...
Pq no caso d Érika ela ñ poderia fazer o mesmo caminho da Aguero (não q eu quisesse que ela fosse p/ Espanha)? Ou melhor pq a Ariadna q já jogou por Cuba e tem a mesma história da Aguero ñ poderia jogar pelo Brasil, visto o exemplo da Aguero?
Cada federação internacional estabelece seus regulamentos.
E os da FIBA e FIVB são diferentes em relação à naturalização de atletas.
Como a Érika já defendeu a seleção brasileira, ela fica impossibilitada de defender qualquer outra seleção do planeta. A Backy Hammon defendeu a seleção russa, pq nunca foi convocada para a seleção americana. Lembram da Karina, ela ficou impedida de disputar qualquer partida pelo Brasil pelo simples fato de ter disputado jogos pela seleção juvenil argentina.. A regra da FIBA é clara e diz: uma atleta só pode defender uma única seleção. Existem casos extremos, quando se diz ao respeito de países que deixaram de existir e que foram divididos.. caso de Iugoslávia, União Soviética e Tchecoeslováquia. Então, a regra é clara. A Érika pode somente disputar jogos pelo Brasil. Encerrado o caso.
É sempre culpa da Becky, se ela não tivesse chego ninguém estaria falando da Becky. kkkkk Por isso eu amo ela *-*
(não porque ela colocou a Erikão em trouble)
MAS SE A Becky Hammon É NATURALIZADA RUSSA, ELA NÃO É COMUNITÁRIA?
UMA JOGADORA EUROPEIA?
Acho que tem que ser espanhola, e não simplesmente européia. É o mesmo problema da Sue e a Bird, elas tem cidadania israelense e italiana, mas como ja jogaram pelos EUA nas Olimpíadas o Spartak estava tendo problemas com a situação dela. Se não me engano até correu risco de não participarem da Euroliga, mas o falecido conseguiu mexer os pauzinhos e eles entraram.
Bom, segundo a própria Becky Hammon, essa situação não a afetará em jogar lá. Ou seja, estão fazendo muito alarde pra nada, vai acabar do jeito que está.
Postar um comentário