A técnica Janeth Arcain convocou, nesta segunda-feira, a seleção brasileira sub-15 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, para a fase final de treinamento rumo ao 16º Campeonato Sul-Americano da categoria, que será disputado de 10 a 16 de novembro no Equador. As 20 atletas se apresentam na quinta-feira (dia 8), às 19 horas, no Sportville Barueri (Rua Mari, nº 100, Jardim Califórnia), onde ficarão treinando em tempo integral até o dia 16 de novembro. O Sul-Americano será a primeira competição oficial de Janeth Arcain como técnica da seleção brasileira. Em setembro, a ex-jogadora foi campeã da Copa América de Cuiabá Adulta, como assistente de Paulo Bassul.
Sobre a convocação, Janeth destaca a presença de atletas de vários estados do país, que foram observadas pela técnica nos Campeonatos Brasileiros de base.
— Trouxemos meninas de várias partes do Brasil, para continuar dando oportunidade a quem se destaca em seu estado. Além de 14 jogadoras que participaram da primeira etapa de treinos, em junho, chamamos outras seis atletas, que pude observar nos Brasileiros de base. Acredito que seja um grupo muito promissor.
Segundo Janeth, a equipe terá a velocidade como uma das características mais marcantes. A técnica fala ainda da motivação de estrear numa competição internacional treinando o Brasil.
— Como é característica do jogo brasileiro, procuro montar o time focando o jogo de transição rápida, com liberdade tática dos movimentos. O Sul-Americano é um grande desafio para essa geração e estou muito motivada para estrear com o pé direito e fazer uma bela competição. Aposto no talento e garra dessas meninas — concluiu Janeth.
Em 20 anos de carreira como atleta, Janeth Arcain conquistou o título de campeã mundial (Austrália/1994), duas medalhas olímpicas (prata em Atlanta/1996 e bronze em Sydney/2000), e o ouro nos Jogos Pan-Americanos (Havana/1991), além do tetracampeonato da WNBA pelo Houston Comets (1997/98/99 e 2000).
AS 20 CONVOCADAS
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
Gabriela Oliveira – Armadora – 15 anos – 1,65m – Centro Olímpico (SP) – SP
Sarah Ferreira – Armadora – 15 anos – 1,65m – Recife Sport Clube (PE) – PE
Alana Silva – Armadora – 15 anos – 1,62m – AFP/CHUA/São Bernardo (SP) – SP
Polyana Almeida – Armadora – 14 anos – 1,70 – APADA (MT) – MT
Isabela Macedo – Ala – 15 anos – 1,75m – Mangueira/GRESEP (RJ) – RJ
Izabella Sangalli – Ala – 14 anos – 1,78m – Unimed/Americana (SP) – SP
Klaudia Kalinin – Ala – 15 anos – 1,69m – Santo André (SP) – SP
Natália Saar – Ala – 15 anos – 1,72m – São José dos Pinhais (PR) – PR
Caroline Fisher – Ala – 15 anos – 1,75m – AFP/CHUA/SãoBernardo (SP) – SP
Bruna Werberich – Armadora – 15 anos – 1,70m – Colégio Alfa Medianeira (PR) – PR
Fernanda Nascimento – Ala – 15 anos – 1,77m – AFP/CHUA/São Bernardo (SP) – SP
Maria Cláudia Teixeira – Pivô – 15 anos – 1,79m – Beto Sport (MA) – MA
Vanessa Gonçalves – Ala – 15 anos – 1,75m – Santo André (SP) – SP
Alana Arias – Pivô – 15 anos – 1,85m – Colégio Farroupilha (RS) – RS
Ana Carolina Borges – Pivô – 15 anos – 1,78m – Centro Olímpico (SP) – SP
Martha Imoniana – Pivô – 15 anos – 1,85m – Centro Olímpico (SP) – SP
Thamara Freitas – Pivô – 15 anos – 1,85m – Mangueira/GRESEP (RJ) – RJ
Ingrid Vasconcelos - Pivô – 15 anos – 1,85m – Náutico Capibaribe (PE) – PE
Brenda Freitas – Pivô – 14 anos – 1,75m – Centro de Ed. Integrada (RN) – RN
Bruna Schneider – Pivô – 15 anos – 1,84m – Clube Basquete Chapecó (SC) – SC
Média de idade: 15 anos
Média de altura: 1,75m
COMISSÃO TÉCNICA
Administrador: Rafael Assumpção
Técnica: Janeth Arcain
Assistente Técnico: César Guidetti
Preparador Físico: Lucinei da Silva
Técnicos convidados: Agilson Alves e Fernando Trentini
Médicos: Dr. Fabrício Novaes
Fisioterapeuta: Giulliane Trevisan
APRESENTAÇÃO
Data: 8 de outubro de junho (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Sportville Barueri (Rua Mari, nº 100, Jardim Califórnia)
TREINAMENTO
Período: 9 de outubro a 16 de novembro
Horários: 8h00 as 10h00 e 16h00 as 18h00
Local: Sportville Barueri (Rua Mari, nº 100, Jardim Califórnia) e Ginásio José Correa (Av. Prefeito P. Guglielmo, nº 1000)
40 comentários:
Janel McCarville do NY Liberty assinou com o Spartak Moscow. Mas uma estrangeira pra coleção do Shaddy Shabby.
Izabella Fredericazinha Sangalli de longe a melhor jogadora desse time ae...pode dar a 23 e tarja de capita~ pra ela....vamossss laaaaa IZAAAAAA
A irmazinha dela, a giovana, tb ja esta arrazando nas categorias de base (bercario) da unimed.....podemos esperar ela na sub-15 daqui 6 anos
raprz essas tomara que essas jogadoras cresçam mesmo na altura tambem..pq mesmo nessa idade..sao muito baixinhas...anas pro basquete mundial
cade a natalia do divino nessa convocacao???
pra quem disse que prioriza os estudos junto do basquete tirar as atletas UM MES das aulas.......acredito que o motivo seja , ja que nao é formada para tal, precisa mesmo desse tempo todo pra tenta fazer algo.Só nos resta torcer para que as MENINAS façam o que elas podem de melhor porque se depender da TECNICA delas, nosso Brasil ta f....Boa sorte meninas.Só é uma pena que ao invés de investirmos nessas jovens atletas pensando em 2016 a cbb da na mão de pessoas erradas para a FORMAÇÃO ideal, fazer o que afinal esse é o pais do FUTEBOL e da POLITICA...
Naty e Alana :D arrasammm!
SEI Q NO BASQUETE ALTURA EH ESSENCIAL, MAS TALENTO NEM SEMPRE VEM COM ALTURA: HORTENCIA E PAULA ERAM BAIXINHAS E SEMPRE FIZERAM BONITO!!! PAREM DE FALAR M*, E VAMOS TORCER POR ESSA SELECAO SUB15!
3 jogadoras da APABAF São Bernardo!
Parabéns Sônia!
Vc merece toda homenagem,pois fez desse projeto o que ele é hj, e dessas meninas as atletas que são!
Mais e mais sucesso!
NAO COMPARE HORTENCIA E PAULA COM NEHUMA JOGADORA..ELAS FORAM RARIDADES DO BASQUETE....OUTRAS DO NIVEL DELAS NAO APARECERAM NUNCAAAA....
ANONIMO DAS 22:57 É PAIS DO FUTEBOL DA POLITICA E DE GENTE COMO VOCE QUE NAO CONSEGUE CONSTRUIR NADA ENTAO FICA FALANDO M... DO TRABALHO DOS OUTROS.MAS PARA SUA DOR DE COTOVELO SER MAIOR TEM GENTE QUE AINDA É COMPETENTE E TRABALHA E FAZ SUCESSO. TCHAU TCHAU
É janeth te desejo muita Garra, porque vão começar esses comentários idiotas novamente.
Sucesso.
nossa... time de anãs! não tem armadora alta? e pivo?
são pequenas demais... A questão não é se tem talento ou não, e nem comparar com Hortência e Paula, que tem 1.74cm e 1.73cm respectivamente, mas essas da Janeth tem 1.62, 1.65cm. Não dá! A pivô mais alta tem 1.85, que é a altura das alas. São essas anãs que querem preparar para o basquete mundial?
Alguem aí pensa que todas essas meninas serão jogadoras a nivel mundial?!?!?!De uma geração inteira tira-se 1 jogadora. O resultado "bruto" daqui a alguns anos se constroi com o melhor de 5, 6 ou um pouco mais. Se tirarmos 1 ou 2 jogadoras dessa equipe, oque eu acho que é possível, já tá bom demais. As baixinhas nesse caso são necessárias, principalmente porque normalmente tem mais tempo de basquete e "seguram a barra". A argentina tem um time BEM menor!!
Oque na minha opinião não pode acontecer é fazer uma seletiva antes do Brasileiro Especial. Estamos deixando de observar muitas jogadoras do Rio de Janeiro do Paraná e de Santa Catarina.Essa é quase uma seleção Paulista, acrescentadas de atletas que jogaram os Campeonatos de base em suas regiões, sendo q as principais equipes que disputam a base no Brasil não jogaram ainda!!As meninas do Paraná que foram convocadas são as mesmas do ano passado...Será que nao existe a possibilidade de aparecerem outras atletas??
Leigo
Não temos gente qualificada para trabalhar com nossos jovens...
Dispensaram a Menina Bruna da Seleção Sub-16 citando a estatura como maior motivo. Agora eu lhes pergunto: A menina, que com 15 anos já não é mais uma criancinha e já deve ter percebido que sua estatura não deve variar em mais que 2 cm até a idade adulta terá a mesma motivação para continuar buscando uma melhora dentro da modalidade? Em vista de que ficará 1 mes fora da Escola e considera-a baixinha para o basquete, será que vale a pena estar nos treinamentos? Sabendo que até o ano que vem continuará sendo "baixinha" e que provavelmente não passe dessa categoria, será que sua motivação será a mesma? Estando nessa comissão técnica o mesmo técnico que a cortou esperamos que a menina não pare para pensar, pois caso "caia na real" será mais um talendo disperdiçado pela má conduta do nosso basquete.
Não será nenhuma surpresa se o rendimento da atleta cair muito depois de tudo isso.
nao é desvalorizando o talento que essas meninas podem ter..mas essa seleçao..essa geraçao ae..é muito baixa...nao se pode comparar com paula e hortencia que foram jogadoras excepcionais e nao eram tao baixas...pra suas posiçoes...174 cm. mas nessa seleçao ae essas meninas tem a maioria menos de 170 de altura..isso pra alguem que quer chegar ao basquete mundial é muito pouco...a nao ser que essas meninas façam algo de extraordianrio como aprenderem a"voar", caso contrario nao vejo muito futuro nao..e Janete pode ser sim uma otima treinadora assim como foi jogadora
Cadâ a Estela de São José dos Campos? Foi campeã brasileira sub15 ano passado, foi convocada ano passado pra sub15 mesmo tendo 14 anos e agora tá fora.
Como médico atuando na área acho que é pouco justificada a preocupação com a altura das atletas. A idade não reflete necessariamente a idade puberal destas meninas. Algumas com puberdade mais precoce podem já ter terminado seu crescimento, mas outras estimuladas pelo exercício físico extenuante e com puberdade mais tardia podem ainda crescer 5 ou 6cm pelo menos. E mais ainda se tiverem puberdade atrasada.
Concordo com gênero, número e grau com o Balassiano. Por falar nisso ou o scout da CBB está errado ou tem uma menina de Roraima, Taynara que marcou 198 pontos em 5 jogos no brasileiro sub-15 da regiâo norte, onde atuou também a excelente Maria Claudia.
Não a conheço mas convenhamos senti a sua falta na convocação, especialmente dentro daquela perspectiva de se universalizar o basquete feminino. Alguém a conhece?
uma droga essa seleção.
tinha muita menina melhor ai
muitas foram por QI.
QUEM INDICA.
Ta certo anonimo das 09:51, quero ver se as pessoas competentes que voce fala são iguais aos meus colegas do ceará, maranhão, rio grande do norte, fala do meio RJ-SP-RS é facil, estrutura,verbas, entre outras coisas, PQ ELA NAO COMEÇOU COM UM CLUBE 1º mostra-se resultados com esse clube, e DEPOIS PELOS SEUS MERITOS E TRABALHO ir para a seleçao , mais como ja disse PAIS DA POLITICA e como disse o colega acima do QI tbm....olhe o basquete como um todo pois estamos falando de uma SELEÇAO depois voce opina com mais coerencia ok ... Abraços
ta certo meu amigo medico..so que uma jogadora de 162, 165 crescendo cinco ou seis cm...contunara uma ana pro basquete...principalemnte mundial..imagina as jogadoras americanas e europeias perto dessas anas
è uma pena q o basquete no Brasil ainda seja essa panelinhaa!
Ta faltando algumas pessoas q deveriam ser convocadas novamente!! Mais a CBB eh feita de panelinhas neh??? Faze o q?
A Teresa Gabrielle do Canadá e a Becky Hammon, americana, que joga pela Russia tem menos de 1,70m. E estão entre as cinco melhores armadoras da atualidade. A Adrianinha tem 1,70 com boa vontade e ai de nós sem ela. E a maior esperança entre nossas armadoras é a Natalinha que tem 1,62. A Ariadna tem 1,78, e tem uma impulsão que a equipara a uma pivo de 1,90, a Franciele tem 1,87 e se equipara a uma pivo de 1,95.
Além da altura medida pelo estadiometro são essenciais a envergadura e a impulsão. Quer um exemplo?
time americano pré-convocado-dados da WNBA.
Sue Bird-1,75
Tamika Catchings-1,85
Diana Taurasi-1,83
Seimone Augustus-1,83
Sylvia Fowles-1,98
Kara Lawson-1,75
Candace Parker-1,93
Cappie Pondexter-1,75
Alana Beard-1,80
Swin Cash-1,85
Shameka Crishton-1,85
Candice Dupree-1,88
Lindsay Wahlen-1,75
Candice Wiggins-1,80
Lindsay Harding-1,73
Ebony Hoffman-1,88
média- 1,825m
Ou seja, a mesma média da seleção brasileira antes dos cortes.A diferença é que nossas armadoras são mais baixas e nossas pivos mais altas(sim isto mesmo mais altas, 4 pivos com mais de 1,90 sendo uma com dois metros)
Agora, sem dúvida são atleticamente muito mais bem preparadas, desde a base.
aff la vem um doido querendo comparar uma seeçao americana dulta com uma seleçao sub15 anã..são baixas mesmo..e so deus pra fazer milagres
REDICULO ISSO TD UMA PANELA COM ESSA TECNICA... A SUB 17 JA FOI CONVOCADA JA TA QUASE TENDO CORTE E INDO VIAJAR E NINGUEM FALOU NADA....
Esses brasileiros no norte nao tem graça e a jogadora que é cestinha nao deve se achar superior ,pois o nivel é muito baixo e um time que ganha do outro de 102 a 9 deveria ter vergonha de falar que tal atleta foi cestinha e com um otimo rendimento.Deus me livre se for esse o parametro.Agora é fraco nao por culpa das meninas mas dos dirigentes que nao dão condições para o atleta se desenvolver.os técnicos tentam fazer milagres para o basquete nao acabar pois os campeonatos são muito fracos e quase nao tem jogos.Como exigir das pobres atletas.
pronto, acho que podemos batizar mesmo esta seleção como seleção de anãs, já que, pelo que percebi, é o que todos querem, jogadoras de basquete baixa.
Natalinha foi engolida pela Cava, Paolleta e cia. Adrianinha tbem quase foi engolida pelas argentinas.. ficou literalmente na briga com a Cava, coisa que Sue Bird e Taurasi imporiam muito mais com o fisico e o corpo. Da até dó ver a Natalia tentando jogar, infelizmente, nao da pra ela.
Agora, Becky Hammon é exceção. Não dá pra seguir a regra da exceção. Melhor pensar em boas e grandes jogadoras como exemplo: para não citar Alessandra(2m), Lisa Leslie(1,96) e Lauren Jackson(1.96), fico com Chamique Holdsclaw tem 1,88cm, Elena Tornikidou 1.85cm, Sheryl Swopes 1.83, Penny Tayklor 1.85, Tamika Castings, Stepanova e AnnWauters, Ana MOntanana e por ai vai... acredito que pro futuro, virão jogadoras ainda maiores e melhores, como surgiu CP & Sylvia Fowles e Erika. Então, é bom pensar agora no futuro.
pronto, acho que podemos batizar mesmo esta seleção como seleção de anãs, já que, pelo que percebi, é o que todos querem, jogadoras de basquete baixa.
Natalinha foi engolida pela Cava, Paolleta e cia. Adrianinha tbem quase foi engolida pelas argentinas.. ficou literalmente na briga com a Cava, coisa que Sue Bird e Taurasi imporiam muito mais com o fisico e o corpo. Da até dó ver a Natalia tentando jogar, infelizmente, nao da pra ela.
Agora, Becky Hammon é exceção. Não dá pra seguir a regra da exceção. Melhor pensar em boas e grandes jogadoras como exemplo: para não citar Alessandra(2m), Lisa Leslie(1,96) e Lauren Jackson(1.96), fico com Chamique Holdsclaw tem 1,88cm, Elena Tornikidou 1.85cm, Sheryl Swopes 1.83, Penny Tayklor 1.85, Tamika Castings, Stepanova e AnnWauters, Ana MOntanana e por ai vai... acredito que pro futuro, virão jogadoras ainda maiores e melhores, como surgiu CP & Sylvia Fowles e Erika. Então, é bom pensar agora no futuro.
Acho que não me fiz entender! Quiz apenas dizer que a estrutura física e o preparo atlético são mais importantes que a altura em si. Isis e Danila estão aí para provar isto.
Gente, não dá pra se basear na altura que a CBB passa. É incrível como eles sempre passam a altura errada.
Só pra se ter um exemplo, a Vanessa é pivô e tem 1,82 e não 1,75 (a cbb diz q ela é ala).
Até pouco tempo atrás, a leidilânia do sub 19 era creditada na CBB como uma pivo de 1,77 e ela tem 10 cm a mais...
Em relação a altura passada pela CBB eu sou "São Tomé".
Ah, eu gostei da convocação, só senti falta de alguns nomes, como daquela pivo baiana de 1,92...
Ah, e fiquei feliz que a Fernanda de São Bernardo e a Vanessa de Sto André foram convocadas, afinal ambas começaram aqui na baixada santista.
Concordo com Sta Ignorancia...Só gostaria de fazer outra observação...
Precisamos parar de improvisar posições nas seleções de base somente para ganhar estatura. Se nossas laterais são baixas, pois que disputemos os jogos com laterais baixas...De nada adianta colocar pivos para atuarem como laterais nessa idade com tão pouco tempo de adaptação. Se essas meninas estão em uma seleção é pelo desempenho que tiveram na posição real. Se for pra adaptar necessitariamos de um centro de treinamentos com seleção permanete.
concordo em genero,numero e grau com o anonimo das 11:42. Contra a argentina no pré-mundial o Guidetti colocou 3 pivos tentando ganhar no rebote e levamos uma sova.
E mais, volto a insistir que o nosso problema atualmente é formar bons técnicos e bons preparadores físicos para investir nas categorias de base, melhorando a preparação técnica e atlética de nossas jogadoras e chamando todo mundo para jogar basquete, baixos, médios e altos. Depois depurar... e por favor se alguem for baixa mas jogar muito vamos convocá-la. Nada daquele letreiro "se você é alta venha jogar basquete"!
alguem conhece um(a) bom(a) técnico(a) de preferência do Estado do Rio que esteja disponível e queira trabalhar com basquete feminino de base em uma cidade na região serrana do estado?
conheco algun sim mais que não são do rio meu querido, mais acredito que ai no rio deva ter bons profissionais sim a disposição um abraço
ESTOU COM VC JANETH. BONS JOGOS......
PARABÉNS POR TUDO, PRINCIPALMENTE PELA FORÇA INCRÍVEL QUE VC TRANSMITE DIARIAMENTE.
Bom , essa seleção esta muito boa no meu ponto de vista , janeth eh otima tecnica .. infelismente criticos SEMPRE vamos ter , estou com voce tb JANETH !
Janeth, va estudar e tirar o seu cref por merecimento.Ter sido uma grande jogadora não pode te dar o direito de passar por cima de milho~es de brasileiros que ralam para pagar uma faculdade.Esta na hora de voce parar de querer levar vantagem em tudo.
ridiculo VARIOS comentarios... Ao invés de ser um espaço para conversar, debater, aprender...parece mais um ringue!!!!
Que coisa RIDICULA!!!!
Bert precisa selecionar melhor essas opinioes!!!!!
Só pra avisar quem esta preocupado com estatura...
a sel. masc. u-15 nao conseguiu jogar com 2 pivos contra a argentina na final....mto rapidos,fortes,marcadores agressivos, nao deu para os pivos jogarem como estao aqui acostumados....
Vao estudar o basket moderno, tem muitas coisas boas novas aparecendo e claro vindo do exterior... entao quem nao tem conhecimento estrangeiro, vai trabalhar e ver se consegue fazer um camp fora,vai!!!!!!!
Postar um comentário