A 6ª Copa América Adulta Feminina 2009, que será realizada de 23 a 27 deste mês, no Ginásio Aecim Tocantins, foi lançada nesta terça-feira no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Estiveram presentes ao evento o vice-governador do Mato Grosso, Silval Barbosa; a secretária de Trabalho, Emprego Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi; o secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho; o presidente da CBB, Carlos Nunes; o presidente da Federação Mato-grossense de Basquete, Cláudio Barreto; a diretora do departamento feminino, Hortência Marcari e a assistente técnica da seleção feminina, Janeth Arcain.
— A realização da Copa América no Mato Grosso e na região Centro-Oeste é um marco na história do basquete brasileiro e das Américas. Está tudo de acordo com as exigências da FIBA Américas para a realização do torneio. Os hotéis das delegações, dos árbitros e das comissões são de alto nível e todos vão ficar muito bem acomodados. O transporte será de primeira qualidade e o local onde as partidas serão disputadas é muito bom — comentou o presidente da CBB, Carlos Nunes.
O vice-governador Silval Barbosa e o secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho, apontaram o fato de Cuiabá sediar a competição como mais um acerto da estratégia de gestão do governador Blairo Maggi e de sua equipe em investir em todas as áreas.
— Temos um bom ginásio que comporta jogos como esse. Quando o governador idealizou o Aecim Tocantins, naquele momento todos pensavam que era uma obra faraônica. Mas nós pensamos o ginásio para um evento como a Copa América — disse Silval sobre a praça esportiva inaugurada em 2007.
Além de fomentar o setor esportivo, a Copa América também terá um caráter social: os ingressos para os jogos serão trocados por alimentos não perecíveis que servirão para a Campanha Natal das Crianças deste ano. Cada ingresso poderá ser trocado por um quilo de alimento não perecível a partir desta quarta-feira (16), em quatro pontos diferentes de Cuiabá e Várzea Grande: Ginásio Aecim Tocantins, Ginásio Verdinho, no CPA, Ginásio Fiotão, e Ganha Tempo.
— A união do esporte com a assistência social foi uma idéia maravilhosa. Além de incentivarmos nossos meninos e meninas na prática esportiva, também podemos mostrar a importância de ajudar ao próximo. Estamos sempre abertos para parcerias, uma vez que o estado atravessa ainda um final de crise econômica e todas as iniciativas em prol de garantir alimento na mesa dos menos favorecidos são bem-vindas — destacou a secretária Terezinha Maggi.
A importância da Copa América no Mato Grosso
O governador do Mato Grosso Blairo Maggi e a secretária de Trabalho, Emprego Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi; com a diretora do departamento feminino da CBB, Hortência Marcari; e a técnica da seleção brasileira sub-15, Janeth Arcain; durante o lançamento da 6ª Copa América Feminina em Cuiabá. Hortência e Janeth destacaram a importância da competição no Mato Grosso.
— É fundamental quando você faz uma parceria e deixa um legado. Temos que diversificar, não podemos ficar apenas no eixo Rio-São Paulo. A seleção tem que jogar o Brasil inteiro. O ginásio Aecin Tocantins é de primeiro mundo e o calor humano da torcida será fundamental para apoiar a seleção — avaliou Hortência.
— Brincamos até que o calor que faz no Estado e o público que possa ter dentro da quadra contribuem para os jogos. Trazer a Copa América para o Mato Grosso é muito importante para popularizar o basquete em outras regiões — disse Janeth Arcain, assistente técnica da equipe adulta e técnica da seleção brasileira sub-15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário