quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sub 16 treina para a Copa América

A seleção brasileira feminina sub-16, patrocinada pela Eletrobrás, está no grupo “A” da Copa América / Pré-Mundial do México e fará seu primeiro jogo contra a equipe do Canadá na segunda-feira (dia 10). Em seguida, o Brasil enfrenta o México (dia 11) e a Guatemala (12). No grupo “B” estão Estados Unidos, Argentina, República Dominicana e Porto Rico. A competição, que será disputada na Cidade do México, irá classificar os três primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-17 de 2010.

O técnico Cesar Guidetti considera os dois primeiros jogos, contra Canadá e México, decisivos para a seleção brasileira.

— Conhecemos bem a escola canadense. Elas jogam com bastante organização e muitos arremessos de três. Estão aprimorando cada vez mais o trabalho nas seleções de base. Prova disso foi o quarto lugar que conquistaram no Campeonato Mundial Sub-19, na Tailândia. Imagino que para essa Copa América também venham com um time forte. Já o México surpreendeu na Centrobasket (competição da América Central que classifica para a Copa América). Foi campeão invicto, ganhou os jogos com facilidade e placares altos. Deve ser uma boa geração e jogam em casa — avaliou Guidetti.

Para o técnico, os grupos estão equilibrados, mas em qualquer um dos dois as dificuldades são grandes.

— Como as seleções não se conhecem ainda, acredito que vai levar vantagem quem tiver mais condições de surpreender. Sabemos das dificuldades, mas vamos para vencer. Já temos o time fechado com as 12 atletas e conversamos bastante com elas. Continuamos trabalhando nos treinos, agora dando maior ênfase ao detalhamento do ataque e à defesa — finalizou.
A seleção brasileira feminina sub-16 segue com treinos em Osasco (SP) e na quinta-feira (6) faz um último amistoso contra a equipe de Jundiaí. Na sexta-feira (7) à noite o grupo embarca para o México.

AS CONVOCADAS
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
Thamara de Freitas – Pivô – 15 anos – 1,87m – Mangueira/GRESEP (RJ) – RJ
Alana Arias – Pivô – 15 anos – 1,87m – Colégio Farroupilha (RS) – RS
Raquel Dudzevich – Pivô – 16 anos – 1,85m – Centro Olímpico (SP) – SP
Vanessa Gonçalves – Pivô – 15 anos – 1,82m – Santo André (SP) – SP
Júlia Alves – Pivô – 16 anos – 1,82m – Finasa/Osasco (SP) – SP
Isabela Ramona Macedo – Ala – 15 anos – 1,75m - Mangueira/GRESEP (RJ) – RJ
Erika Leita – Ala/Armadora – 16 anos – 1,72m – APAB/Barretos (SP) – SP
Natália Saar – Ala – 15 anos –1,72m - São José dos Pinhais (PR) – PR
Stephanie de Oliveira – Armadora – 16 anos – 1,70m – CFE Janeth Arcain (SP) – SP
Juliana Roberto – Ala/Armadora – 16 anos – 1,70m – Centro Olímpico (SP) – SP
Priscilla Bernardes – Armadora – 16 anos – 1,69m – Finasa/Osasco (SP) – SP
Drielli do Nascimento – Armadora – 16 anos – 1,60m – APAB/Barretos (SP) – SP
Média de idade: 15,5 anos
Média de altura: 1,78m

COMISSÃO TÉCNICA
Administrador: José Alberto Pereira
Técnico: César Guidetti
Assistente técnica: Vânia Paulette
Preparador físico: Paulo Augusto Martignago
Médico: Dr. Rodrigo Palhares
Fisioterapia: Giulianne Trevisan

Fonte: CBB

31 comentários:

Sta. Ignorância disse...

Sem querer ser recalcado, mal humorado mas... eu tenho algumas perguntas:

- as nossas alas não estão um pouco baixas não? Será que ao menos elas defendem bem?

- Alguem assistiu os amistosos?

- Essa Juliana é boa?

Fiquei realmente surpreso com o corte da Bruna e da Martha. Essa seleção é completamente diferente do sul americano do ano passado. Será que o resultado tbm será?

Anônimo disse...

Sta Ignorancia...Também fiquei muito surpresa com o corte das duas, principalmente pelo aspecto defensivo, a Bruna é excelente marcadora. No entanto acho que a altura não é o mais importante, pois mesmo assim teremos uma boa média, se comparado as outras equipes. O que me incomoda mesmo é a caracteristica dessas meninas. São meninas de pouca "disposição" e pouca voluntariedade, duas das principais caracteristicas das equipes que enfrentaremos.
Alguem por favor me explique...é tão necessário assim levarmos 3 armadoras???Ou uma delas está indo somente por ser atleta da Janeth?

Basketh disse...

A Julia é boa sim é excelente denfesora!

e Concordo é muito diferente está seleção da do Ano Passado!

O Guidettti reviu os seus conceitos
é ainda bem que pra melhor!

Está é uma geração realmente muito baixa , porém muito habilidosa!
Boa sorte

Anônimo disse...

Já assisti esse filme
Perde para o Canadá na Estreia, ganha apertado do México. Aí não precisa nem dizer. Pega os EUA na semi decide a vaga contra Argentina.Toma 20 Pontos na Cabeça e volta com aquela desculpa de que estavamos apáticas, que as atletas tem pouca experiencia internacional, que fizemos poucos amistosos e,blá, blá, blá...
Por que mudar tanto o time que jogou o sulamericano sub-15 no ano passado?Tem menina que foi titular no ano passado e que nao consta na lista nesse ano!!!Esse técnico tá perdidinho mesmo hein!Mas dá pra compreender...Só tá faltando ele ser cinegrafista da seleção adulta masculina também!Será que nao tem mais ninguem no Brasil para trabalhar com as Seleções de Base??Ele foi auxiliar da Adulta no ano passado, técnico da adulta em Cuba (se nao me falha a memória), técnico da sub-15 masculina, técnico da sub-15 feminina, nesse ano é técnico da Sub-16 feminina, auxiliar na sub-15 feminina, aulixiar na adulta feminina. Daí entende-se a confusão que está fazendo, virando essas seleções de perna pra cima cada vez que faz uma convocaçao. Onde está o planejamento CBB?

marcelo marques disse...

A MARTHA ALÉM DE BOA JOGADORA É LINDA

Sta. Ignorância disse...

gente, valeu pelas respostas.

alguem foi ver os amistosos?

dessas jogadoras, só vi a Vanessa jogar, na época em que jogava em Santos. Merecida a vaga dela.

Anônimo disse...

Pelo que venho acompanhando a informação é que a menina Isabela Macedo está medindo 1,79m de altura e tenho certeza que na categoria dela, na categoria dela atualmente é uma das melhores marcadoras do Brasil, e também não entendi o corte de Bruna e de Martha tão em cima. Boa sorte meninas.

Anônimo disse...

Estão dizendo que a Bruna foi cortada por causa da estatutura, mas ela tem 1,70m e apenas 16 anos.

Então o Bassul precisa cortar da seleção adulta a Adrianinha que tem 1,68m e a Natália que tem 1,62m.


Inventa outra história...

Anônimo disse...

A Hortência tem tido um belo discurso desde que assumiu, mas até agora quase nada foi feito.


Ela disse que jamais deixaria uma seleção chegar num torneio sem conhecer seus adversários, como aconteceu no Mundial da Thailandia e mais uma vez isso vai acontecer com essa seleção sub-16.

Na seleção adulta, qual é a programação?

Elas vão só treinar, treinar e depois jogar contra o Canadá?

Bela programação!


E o Nacional, qual o calendário? Quais serão as equipes?


Ela disse que o foco seria na base, mas o que adianta formar boas atletas na base, se depois elas não tem times para jogar?

Anônimo disse...

Se alguém de Jundiaí, for assistir a esse amistoso, por favor nos traga informações sobre essa seleção.

Paulinho disse...

Porque não inlcuir em nossa preparação uma série de amistosos entre nossas equipes de base e a Agentina?

O que antes era inútil para nós, agora seria muito proveitoso para nossas atletas. Vide o Mundial da Thailandia.

Novos Tempos, hein...

Anônimo disse...

E a Nathalia?Alguem viu essa menina jogar?Pelo que me disseram sempre esteve machucada, em treinos e jogos importantes. No inicio do ano me disseram que estava jogando em Osasco, e agora está como jogadora do Paraná. Me disseram que no Brasileiro do ano passado a atuação dela foi pequena e que está nesse grupo pelo talendo, mas não pelo desempenho. Seleção é quem está melhor no momento. Tem que ser colocada à prova.

sta.ignorancia® disse...

Acho que essas modificações na base que a Hortência tem falado, serão só no ano que vem.

Vamos ver no que dá.

Anônimo disse...

Ouço muito as pessoas falarem em baixa ou alta como mérito ou demérito para uma posição. Especialmente em relação as categorias de base acho que esta questão é irrelevante. Especialmente quando se coloca baixa ou alta para atuar como X.
Primeiro porque depende basicamente da evolução puberal das mais jovens. Uma atleta pode ter 1.80 e ficar com esta mesma altura embora tenha 14 ou 15 anos. Outra com a mesma altura e idade poderá crescer ainda 10/12cm, desde que a sua puberdade seja mais tardia. Ora, se uma menina que esteja com 1,80 e atuando hoje como pivô tiver um bom treinamento de base poderá ser deslocado para posição 3 ou 2 ou até 1. Isto ocorre frequentemente. A outra questão é da envergadura e impulsão do atleta. Dou como exemplo a Micaela
que joga pouco dentro do garrafão apenas porque alguém disse que ela era baixa para isto, com isto não tem "skills" proprios para o trabalho dentro do garrafão. Se tivesse seu jogo cresceria muito porque tem envergadura, velocidade e impulsão. Sendo assim tem pouco controle de bola e o péssimo hábito de encurtar o braço quando vai fazer uma bandeja. É o exemplo clássico de grande potencial reduzido a mínima potência. E já está com 28/29 anos.

Sta. Ignorância disse...

Pq a CBB sempre passa a altura das atletas errado?

E essa pivô do sul? Na primeira fase de treinamentos, o Guidetti chamou a Karine, agora chama a Alana, que já esteve na sub 15. Alguém viu ela jogar?

Anônimo disse...

Boa Pergunta em relação a altura errada repassada pela CBB Sta. Ignorancia. Com relação a Alana, tenho a impressão que ela é do mesmo Estado do Carlinhos, estou certa?

Aldo SC disse...

Anonimo das 13:33, muito boa sua explanação do assunto.
As meninas não são treinadas pr mais de uma função se são "grandes"
vão para o pivo e ficam limitadas se são "pequnas" trabalham fora porque não vão se criar lá dentroficam limitadas.
Eu particularmente acredito em funções, funções estas que devem ser exercidas e treinados por todas,em momentos distintos do jogo tem momentos que a armadora execulta função de pivo e todas as demais, para não me alongar.
Existe sim profissionais que es´~ao trabalhando isto prestem atenção neste grupo!
Existe meninas que está começando a ter mais de duas funções.
Abraço para todos
Aldo

Anônimo disse...

Isso tudo só vai mudar qdo Hortencia convidar ex-atletas com QI, "feeling" e competencia profissional pra ajudarem nas determinadas posições. Ex, uma boa pivo pra treinamento de pivos, uma boa armadora pra treinamento de armadoras e assim por diante. Seria treinamento especificado, como se faz nas gdes potencias, mas isso requer tempo de trabalho, planejamento e uma equipe de trabalho invejavel pra que cada um trabalhe e depois "guarde " seu ego e deixe as jogadoras ja lapidadas na mao do técnico que ira usa-las na parte tática. Ah, isso tbem requer mais grana, pois a comissão técnica ficaria maior pelo menos na epoca de treinamentos. Ufa, falei demais...

Anônimo disse...

Basketh disse...
A Julia...(05/08/09 17:17), A Sta ignorância perguntou sobre a Juliana, não sobre a Julia.

Anônimo disse...

A Vanessa (sasá)não joga nada,só sabe bater e não tem técnica nenhuma.As fachinhas são péssimas.E a sasá só está lá por causa da IVONETE que fica colocando pressão.
A Julina joga muito bem,tem otímos arremessos e tem muita visão de jogo.
A Alana é muito lenta,embora pega bastante rebote.
Araquel e a Driele são ótimas jogadoras.
Achei um absurdo a Martha ser cortada e a Bruna também.

Anônimo disse...

E essas meninas do rio, a pivo Tamara foi ano passado, valeu a pena? E a Isabela de 1.76 a 1.79 como ela é?
Bert, vc sabe, tem informaçoes?

Anônimo disse...

Cortar a Bruna foi a coisa mais absurda do Mundo. Injustiça!A menina é um talendo. Só espero que nao seja por com desculpa de estatura!Isso é absurdo.

Anônimo disse...

MAIS UMA DECEPÇÃO INTERNACIONAL ESSE SUB-16...

Anônimo disse...

Na verdade estão tentando inventar jogadoras para que possa ser feita uma renovação no basquete brasileiro. Isso é ridiculo!!O correto é massificar para termos mais opções...Enquanto isso não adianta ficar remendando posições com jogadoras que não serverm para tal, ou cortando jogadoras porque elas não tem a mesma estatura das americanas!!Vamos fazer o "NOSSO" basquete. Enquanto nao tivermos atletas, vamos nos basear somente na organização dos outros. Podemos estar "tentando" adaptar algo que não vai dar certo, ao invés de alavancarmos ainda mais oque temos!!

Anônimo disse...

Acho que o Corte da Bruna e da Martha foi por politicagem. Mas quem perde com isso na realidade?A atleta, que passa a perceber que na Seleção Nacional não vão as melhores? - Que volta pra casa repensando em tudo e cai na real pra se dedicar aos seus estudos? (que normalmente ficam em segundo plano se depender da CBB). - Que acaba descobrindo que está se esforçando ao máximo para ser substituida por alguem que só está lá por ser atleta de alguem influente? - Que chega a percepção de que vai jogar até seus 17 ou 18 anos e depois está com a escolaridade incompla e não vai ser a CBB muito menos os clubes que se aproveitaram da situação que vão ajudá-la.
Eu acho que com essa politicagem o a atleta só ganha, porque cai na realidade e amadurece antes para as coisas que realmente fazem diferença pra vida dele!

Sta. Ignorância disse...

Alguém assistiu o amistoso contra jundiai?

Anônimo disse...

Gente por gentileza....concordo com esse comentário que elas precisam estudar,essas coisas são fundamentais para torna-lás sere humanos melhores!O Basquete não tem a intenção de ensinar ngm,para eles da comissão técnica eles não passam nada,eles esquecem que essas meninas são novas que precisam de um ideal de um exmplo e quem vai dar esse exmplo,o técnico??Qual a sua formação??Antes de ser atletas elas são seres humanos que precisam de uma base de uma educação precisam ser respeitada e ser tratada como merecem e não como um objeto.Hoje em dia o esporte em geral tem sim a obrigação de formação.Mtas delas saiem de suas casas iludidas pensando que serão no futuro grandes altetas e se frustam diante de tantas coisas errada,tantas injustiças,tanta proteção!!!Seria melhor se os tecnicos pensassem e olhassem para traz e verem que tbm foram crianças e outros atletas...assim como a Hortência foi jogadora e saber valorizar cada dia mais essas meninas.È justamente por esses e outros motivos que cada vez mais o basquete cai.Cada vez mais a nossa seleção decepciona o publico que realmente ama o basquete e se dedica.Ai quando a menina sai do país todo mundo critica,certa de quem sai e vai ser valorizada em outro lugar.

TO DE LONGE MAS TO DE OLHO... disse...

Não quero deixar de ser otimista mas o Guidetti esta se esforçando para ficar de fora de um mundial...ou será que a convocação não parte da escolha dele?
Bruna e Martha ficarem de fora...só se entenderia, caso estivessem lesionadas.
Quero o Brasil no mundial...mas seria bom ver tbm as coisas mais transparentes...ficou bem estranha essa situação.

TO DE LONGE MAS TO DE OLHO... disse...

Não quero deixar de ser otimista mas o Guidetti esta se esforçando para ficar de fora de um mundial...ou será que a convocação não parte da escolha dele?
Bruna e Martha ficarem de fora...só se entenderia, caso estivessem lesionadas.
Quero o Brasil no mundial...mas seria bom ver tbm as coisas mais transparentes...ficou bem estranha essa situação.

TO DE LONGE MAS TO DE OLHO... disse...

Não quero deixar de ser otimista mas o Guidetti esta se esforçando para ficar de fora de um mundial...ou será que a convocação não parte da escolha dele?
Bruna e Martha ficarem de fora...só se entenderia, caso estivessem lesionadas.
Quero o Brasil no mundial...mas seria bom ver tbm as coisas mais transparentes...ficou bem estranha essa situação.

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem, a convocação não parte da escolha dele.
Não tinha como a Bruna ficar de fora. Acompanhando e comparando com outras atletas, é de longe a mais determinada e mais fundamentada das meninas. Os recursos técnicos e a força fisica desta menina é impressionante. Sem falar da postura defensiva, que ainda requer melhora, mas a disposição supera nesse caso.
É o Q.I.

Eti - SP