domingo, 5 de julho de 2009

Paula discorda de Hortência e quer Iziane fora da seleção

Paula deixou as quadras há quase uma década, mas mantém as mesmas opiniões e declarações fortes de quando atuava. Nesta sexta-feira, a ex-jogadora de basquete afirmou que não concorda com a volta de Iziane à seleção brasileira.

Em uma partida contra a Bielo-Rússia no Pré-olímpico da Espanha, em junho de 2008, Iziane ficou no banco de reservas e, em seguida, se recusou a entrar em quadra ao ser chamada pelo técnico Paulo Bassul. Em virtude desta atitude, a atleta ficou fora dos Jogos de Pequim.

Ao contrário de Hortência, que planeja ir aos Estados Unidos convencer Iziane a voltar para o time nacional, Paula acredita que a jogadora do Atlanta Dream não é imprescindível para a seleção brasileira.

"A Hortência, que jogou mil vezes mais do que a Iziane, nunca teve uma atitude como aquela. O pior é que ela (Iziane) não reconheceu o erro. Pedir desculpas é digno e a Iziane nunca teve essa atitude. Agora, eles vão encher a bola dela?", questionou Paula, que vê Iziane como um exemplo negativo para outras jogadoras.

"(Convocar Iziane novamente) É dar alguns privilégios que podem trazer complicações. Talvez a Iziane não seja um bom exemplo para as jogadoras. Em 20 anos defendendo a seleção brasileira, nunca nos recusamos a entrar em quadra. Até porque não ficávamos no banco", ironizou Paula, que, ao contrário de muitos ex-atletas, acredita que o Brasil não deveria sediar as Olimpíadas de 2016.

"Acho que não é o momento do Brasil sediar uma Olimpíada. Não concordo com esse abuso de dinheiro público. Mas, infelizmente, no Brasil, todo mundo se mantém impune. A maioria prefere não ver o que está errado", afirmou a jogadora campeã mundial com o Brasil em 1994 em entrevista à Rádio Globo.

Fonte: Gazeta Esportiva

22 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Paula, pelo menos alguém tem respeito pelo Basquete. Se a Iziane fosse esta craque que dizem, ela não ficaria no banco. Não podemos esquecer, que na tua geração as que não eram titulares também nunca se recusaram a entrar na quadra. Infelizmente o basquete continua na mesma.

Murilo disse...

O mundo seria muito melhor se existissem mais pessoas como a Paula!!! Infelizmente, não é isso o que temos visto por aí!!!
Peço a Deus que continue iluminando a nossa eterna Mágica com muita força, para que ela continue desafiando sempre a lógica perversa desses nossos dias...
A cada atitude de Paula, vejo que eu já estava certo aos 12 anos quando me tornei fã incondicional dela!!! Em mais de 15 anos, nunca me decepcionei.. Pelo contrário, só cresce mais e mais a minha admiração por Paula!!!! Parabéns!!!

Anônimo disse...

PAULA, EU JA TE ADMIRAVA QUANDO JOGAVA BASQUETE MESMO JOGANDO CONTRA ,POIS VC SEMPRE FOI MEU ESPELHO NA ARMAÇÃO.HOJE TE ADMIRO MAIS AINDA VENDO QUE VC PENSA IGUAL A MIM EM RELAÇÃO A VOLTA DA IZIANE,JÁ QUE TAMBÉM PENSO QUE A VOLTA DELA VAI SER MUITO PREJUDICIAL A EQUIPE,POIS DANDO ESSE IBOPE TODO A ESSA SUJEITA MESMO TENDO FEITO AQUELE PAPELÃO SO VAI É ENCHER A BOLA DELA ISSO FALANDO NA CABEÇA DA SUJEITA(ELA PENSARÁ QUE FEZ CERTO E QUANDO SE ACHAR INJUSTIÇADA REPETIRÁ O QUE FEZ ATÉ MESMO AGREDINDO VERBALMENTE ALGUMA COMPANHEIRA DE QUADRA.ACHO QUE O PAULO BASSUL ESTAVA COBERTO DE RAZÃO E SOUBE CONTORNAR MUITO BEM A SITUAÇÃO CLASSIFICANDO O BRASIL.O TRABALHO DELE É BOM TEMOS JOGADORAS MARAVILHOSAS PARA ELE TRABALHAR E REALMENTE JOGAR PARA O BRASIL E NAO PARA PROMOÇÃO PESSOAL QUE É O CASO DESSA SUJEITINHA.NA TUA ÉPOCA ERA VC E A HORTÊNCIA QUE PARA MIM FORAM E SÃO AS MELHORES QUE O BRASIL JA TEVE E DIFICILMENTE APARECERÃO OUTROS NO NIVEL E CARISMA QUE VCS TIVERAM.E QUANTO A FAZER UMA OLIMPIADA NO BRASIL SE EU FOSSE PRESIDENTE GASTAVA ESSE DINHEIRO NO FUTURO DE NOSSOS ATLETAS POIS ENQUANTO AGENTE AINDA DEPARAR COM CENAS DE ATLETAS PEDINDO DINHEIRO PARA IR A ALGUMA COMPETIÇAÕ EM SEMÁFOROS DAS GRANDES CIDADES É SINAL QUE TEM MUITA COISA ERRADA NAS ADMINISTRAÇÕES DOS NOSSOS ESPORTES.E TA NA CARA QUE O OBJETIVO NAO É OLIMPIADA E SIM O DINHEIRO QUE VAI ENTRAR E BENEFICIAR CERTAS PESSOAS COMO VEM SENDO FEITO A MUITO TEMPO ,POR ISSO NOSSOS ATLETAS AINDA SE HUMILHAM PARA PODER SONHAR E QUANDO DÃO SORTE DE TER BONS RESULTADOS APARECEM OS DIRIGENTES E DIZEM QUE O BRASIL É MARAVILHOSO .NÃO É O BRASIL E SIM ESSE HERÓI QUE SE HUMILHOU E ACREDITOU EM SUA CAPACIDADE.PAULA PARABENS PELA SUA DECLARAÇÃO.´
MARIA

Sylmara Maciel disse...

Parabéns à Paula pela coerência, inteligencia e coragem.
É por isso e muito mais que sou fã da Família Gonçalves da Silva!

Anônimo disse...

Fico lisongeada pela atitude da Magic Paula, pois é uma pessoa coerente e digna do que faz e fala, gostaria que a Hortência escutasse ou lesse alguns desses comentários e nos daria satisfação para vermos o baskete do brasil diferente sem imploração dessa tal de Iziane que na ocasião fez maior desinteresse pelo Brasil, hoje a Hortência tá tentando organizar, mas na minha opinião agora é hora de dar oportunidade para outras jogadoras que vestem a camisa verde.Já sua fã n.1 agora sou n1.

CHICO disse...

parabens magic paula eu tb acho que essa tal de iziane não merece a seleção pois ela não tem nenhum carater para vestir essa tão honrrada amarelinha fora IZIANE FORA IZIANE MIL VEZES E VIVA MAGIC PAULA

cestinha disse...

A Paula sempre foi mais lúcida do que a Hortência... Ela deveria está ocupado esse cargo na cbb.

Anônimo disse...

Tá, mas vamos combinar que eh a opinao dela, ne? Só dela e que na pratica importa pouco. Iziane só nao volta se nao quiser.

Anônimo disse...

Paula é Paula! Queria ser pai de um filho desta mulher... Parabéns, Paula!! Paula sabe o que é defender as cores da seleção , tem carater e foi exemplo de jogadora e agora é exemplo de administradora ! Parabéns!!

marcelo marques disse...

a paula dispensa cometarios sempre bem

Ricardo disse...

Até que enfim uma opinião coerente sobre a Iziane. Será que é difícil visualizar que aquela "crazy shooter" egoísta vai ser terrível na seleção? Além de ter uma personalidade terrível, ainda é arrogante, vai colocar as companheiras para baixo. Além do mais, nenhum técnico merece, sinceramente. Melhor que ela fique fadada ao esquecimento.

Sobre as Olimpíadas, acho que é uma ótima oportunidade para o Brasil. Inúmeros projetos esportivos e sociais podem ser colocados em prática, também é um estímulo inegável para a economia. Agora se não há responsabilidade nos gastos, isso é outro problema, mas que as Olimpíadas seriam bem-vindas, disso não tenho dúvida.

Aldo SC disse...

Obrigado Paula!!!!

Técnico Marco Chaves disse...

Gostei muito da declaração da Magic Paula!!! Como técnico, estou sempre ensinando e cobrando disciplina, e bom comportamento das minhas atletas, o que não deve ser diferente com outros milhares de técnicos brasileiros. Orgulho-me de ser brasileiro e ter Hortência e Paula como ícones do nosso basquete feminino, mas triste com Iziane, porque não conseguiu absorver nada que essas duas excepcionais jogadoras nos proporcionaram durante muitos anos, defendendo o nosso país.
A seleção está acima de tudo, e nenhum atleta deve pensar de modo diferente, sendo assim, a volta de Iziane será algo de muito ruim para o grupo que esta sendo formado. Além de tirar a autoridade do técnico, que puniu uma jogadora que tem dificuldades de trabalhar em grupo, em dividir as luzes com suas companheiras.
Já que a proposta é começar algo novo e diferente, vamos valorizar as jogadoras que realmente se identificam com a seleção brasileira feminino de basquete.
Obrigdo Bert por esse espaço........e parabéns pelo pensamento de Paula!!

Anônimo disse...

Hortência, abre o olho querida.... A Paula está coberta de razão pois, a Iziane poderá fazer o que quiser com essa nova chance de retorno. Parabéns Paula pela atitude de expor sua opinião!! Abraços...

Anônimo disse...

A PAULA COMO É BOM TORCER POR VC SEJA como antes DENTRO DAS QUADRAS ;
E GRATIFANTE FORA DAS QUADRAS,
DIGNIDADE E COERENCIA SEMPRE
COMO VC MESMA DIZ A HORTENCIA 'SEMPRE USAVA SEU CEREBRO. então empresta MAIS UMA VEZ POIS ELA TA PRECISANDO. kkkkkkkkkkkkk
OBRIGADA SINTO ORGULHO DE SER BRASILEIRA E TE CONHECER.

Anônimo disse...

a hortencia ta cultivando uma laranja podre pra , contaminar o balaio.
impossivel q entre as23 jogadoras (tirando a izane) o técnico a comissão técnica, não se consiga fazer uma seleção que se orgulhe de defender a camisa da seleção nem q seja por alguns minutos,e conseguir sucesso.
agora a hortencia ter que viajar ATÉ LA pra implorar pra outraé o fim da picada

pega esses troquinhos (da passagem) e invista no basquete .

Anônimo disse...

Não sou fã do estilo de jogo da Iziane, achei a atitude dela no Pré-Olímpico ridícula ao se negar a entrar em quadra e depois se auto-intitular "estrela" em entrevista.

Mas é preciso ter bom senso.

Quem dirige o basquete não deve ter uma postura tão rígida, nem atitudes radicais, pelo contrário é necessário um perfil conciliador.

Essa é uma opinião pessoal da Paula, que deve ser respeitada, mas devemos buscar um meio termo entre excluir a Iziane da seleção e ficar implorando para ela voltar, como a Hortência está fazendo.

Eu acho que ela errou, mas não pode ser condenada para sempre por isso, porém sua volta à seleção deve ser condicionada a uma retração pública.

Concordo com a Hortência que as melhores atletas em atividade devem ser convocadas e a Iziane está entre as doze melhores jogadoras brasileiras em atividade, com certeza.

Quanto ao estilo de jogo "crazy shooter" que foi citado acima, cabe ao treinador utilizá-la quando estiver com um bom aproveitamento ou lançar mão de outra opção quando a bola não estiver caindo.

O fator preocupante é que não temos boas alternativas nessa posição, como vimos nas Olimpíadas de Pequim.

Vivemos uma entresafra de talentos, por isso creio que a prioridade deveria ser preparar outra atleta para ocupar essa posição de ala pontuadora na seleção.

Espero que surja alguém na seleção sub 19 que esse ano disputa o Mundial da categoria ou que a Mariana Camargo se firme nesse posição.

Boa sorte Brasil!

Fernando Pratti disse...

Parabéns Paula!
É a lucidez que falta aos dirigentes do esporte brasileiro, incluindo o basquete, que se encontra nessa situação deprimente.

Anônimo disse...

Paula está certíssima. Para voltar Iziane deveria pedir desculpas e de joelhos. E na verdade, na minha opinião, ela não faz nenhuma falta na seleção. Lembrem-se que classificamos pra Olimpíada contra Cuba sem ela. Se a Erika tivesse participado em Pequim certamente ficariamos entre os 4 finalistas. (Kelly fez um ótimo trabalho mas se cansava após 20 minutos)Os resultados certamente teriam sido ainda piores se essa "arremessadora de bola" estive no meio das "jogadoras de basquete" da seleção.

Anônimo disse...

Ola pessoal!! Tambem respeito a opinião da Paula. SO que acho que é muito facil, falar Iziane fora da seleção!!! E colocar quem no Lugar? Chuca, Karla, Plamira, Fernbanda Bekling? Nehuma estar aa alyuta dela. ACho que Hoirtencia tem que tentar simm uma conciliaação, ja que é inicio de um novo trabalho. SE nao der certo tudo bem, seguimos a seleção com a jogadores que temos. AGora nem tentar, é demais? MAs claro que iZIANE TERA QUE TER OUTRA POSTURA,PARA ISTO TEREMSO LA A JANETH E A PROPRIA HORTENCIA, PRA DAR-LHE UM PUXÃO DE ORELHA...

ABRAÇOS
ROGÉRIO

Anônimo disse...

oi anonimo das 14:53, se prestar atenção ninguem ta sendo radical,ou se vingando daquele fato,e sim CONTRA as mesmas atitudes q ela iziane continua tendo apos; tipo deu entrevista se achando a ultima bolacha do pacote, disse q não precisavam chorar a falta da janet pq tinha ela,depois do epsodio se limitavaa dizer q ja estava contratada pela WNBA, ENTÃO INDIVIDUALISMO PREPOTENCIA, VAI JOGAR VIDEO GAME,e se resolva com o computador.DEIXA-LA LÁ PRA VER SE É O DIA DELA ACERTAR A CESTA OU NÃO PELAMOR DEDEUS CHEEEEGAAAAAAA

Anônimo disse...

A Rainha e o Parlamento

Impressionante observar que mais de dez anos depois a imprensa tenta incentivar a rivalidade entre as donas da bola laranja do Brasil, Paula e Hortência. Isso se vê notadamente no título da reportagem da Gazeta "Paula discorda de Hortência e quer Iziane fora da seleção". E nós ainda caímos nessa. Espero que as nossas estrelas maiores estejam vacinadas quanto a isso tudo, que, afinal, esteve presente durante toda as suas carreiras nas quadras. Como bem Hortência disse, estamos em um novo momento precisamos ser otimistas e buscar a fazer o que for melhor para o nosso sofrido basquete. Vamos nos unir e torcer na mesma arquibancada. Seria muito bom vê-las juntas novamente, pois elas, de todas as formas se completam. Quem sabe a nossa querida Paula seja presidente da futura liga feminina, ou qualquer coisa assim. Como ela mesmo disse de forma genial "a Hortência quer de novo o meu cérebro". Pois é, toda rainha precisa de um parlamento.

Renato