terça-feira, 23 de junho de 2009

Nathália e o sonho da seleção

200906180941162378 O objetivo de todo mundo é trabalhar no que gosta e ser reconhecido pela competência. Para a ala Nathália de Oliveira Beira, este sonho foi realizado cedo. Com apenas 15 anos, ela acaba de ser convocada para a Seleção Brasileira da categoria Sub-15, conforme informou ontem o JJ Regional. Nathália foi chamada pela treinadora Janeth Arcain para participar da primeira fase dos treinamentos visando a participação do Brasil no 16º Campeonato Sul-Americano sub-15, que ocorre em novembro, no Equador.

O sorriso estampado no rosto é a marca registrada da bela adolescente que demonstra certa timidez - típica da idade. "Ai, meu Deus! Deixa eu treinar primeiro para dar entrevista", brincou ela, para depois se soltar.

A jogadora soube da convocação na sala de aula do Colégio Divino Salvador, onde cursa o primeiro ano do Ensino Médio. "Estava na aula de informática. Por curiosidade, abri o site da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e vi que tinha saído convocação. Eu não acreditei quando li meu nome na lista", explicou.

Para ter certeza que estava convocada, ela conferiu a lista outras três vezes. "A ficha não cai na hora. Depois, fiquei pulando de alegria. Quando comecei a jogar basquete, tinha o sonho de virar profissional e chegar na Seleção. Eu não imaginava que seria convocada tão cedo."

Com o elenco brasileiro, a ala vai realizar outro sonho: conviver com a ex-jogadora Janeth, campeã mundial em 1994 e ganhadora de duas medalhas olímpicas (prata em Atlanta/96 e bronze em Sydney/2000). A cestinha é a técnica da categoria sub-15. "Eu a vi de perto em um jogo que fui assistir uma vez, mas nunca tive a oportunidade de conviver com ela. Me espelho na Janeth para fazer sucesso."

Xodó da família - Nathália nasceu em Araraquara e é a caçula da família. Os pais, Anderson e Cleneide, têm mais dois filhos: Ana Paula, 28 anos, e Gustavo, 24.

Foi graças ao irmão que ela entrou no basquete. "Eu tinha 11 anos e ele jogava no Uniara, em Araraquara. Meu irmão me incentivou bastante. Lá em casa, sou meio que xodó, né? Meu irmão sempre me protegeu", brincou.

Gustavo não joga mais basquete, mas Nathália disse que continua sendo incentivada por ele. "Pela correria não consegui avisar meus pais e nem meu irmão. Mandei um email para eles, mas tenho certeza que todos estão felizes."

Ela veio para o Divino/Coc no início do ano. Foi a primeira vez que saiu da casa dos pais - agora, mora em Jundiaí. "Já me acostumei, a despedida não foi muito difícil. Não sou daquelas meninas 'choronas'. É lógico que dá saudade, mas nos falamos quase todos os dias e quando dá eu vou para Araraquara."

As 24 primeiras convocadas por Janeth se apresentam sábado (20), em Santa Bárbara D'Oeste, para a primeira fase de treinamentos. "A energia deve ser diferente na Seleção. Estou ansiosa", completou.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Jundiaí em busca do 11º título dos Regionais

200906191115105371 Com 49 cidades participantes - cinco a mais que no ano passado - começa no próximo dia 29 a 53ª edição dos Jogos Regionais, em São Roque. Contudo, os atletas estarão em ação somente a partir do dia 1º de julho, já que os dois primeiros dias são apenas para recepção de atletas e últimos reparos.

Durante congresso técnico realizado na cidade-sede, quarta-feira, Jundiaí - que terá aproximadamente 500 integrantes na delegação - conheceu os adversários em todas as modalidades coletivas para tentar o 11ª título consecutivo da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

Os primeiros a defender Jundiaí na competição, logo no dia 1º, serão o vôlei feminino sub-21 e o handebol feminino livre. O primeiro joga às 14 horas contra Tietê, ao passo que no mesmo horário, a equipe de handebol enfrenta Santana de Parnaíba.

Jundiaí tenta o 11º título seguido dos Regionais, hegemonia que se não estiver tão distante de ser quebrada, certamente está bem longe de ser igualada. O basquete feminino da cidade tem o mesmo retrospecto: há 10 anos não perde o título da competição. Neste ano, Jair Tavares terá mais uma vez a responsabilidade de levar o município a mais uma conquista, já que Luiz Cláudio Tarallo está dirigindo a Seleção Brasileira sub-19.

"Somos campeões há vários anos e temos obrigação de sermos novamente", diz ele. "Não é porque estamos desfalcados ou porque temos jogadoras machucadas que vamos ficar saindo da nossa responsabilidade."

Jair analisou o grupo A, do qual fará parte junto com Sorocaba e Votorantim. "Não conheço as duas equipes, mas Sorocaba disputa, há alguns anos, a categoria adulta e agora voltaram para a sub-21. Até por isso, não sei como virão, se vão contratar ou não."

Além de Tarallo, o time não poderá contar com Tainá, Tatiane, Kika e Josiane, que estão na seleção brasileira. Isadora, também convocada, se machucou, foi cortada, e também não estará nos Regionais. Em contra-partida, Michele, Camila e Layla, que neste ano ficaram ociosas por terem estourado no limite de idade juvenil, vão reforçar a equipe.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Nenhum comentário: