quarta-feira, 15 de abril de 2009

CBB confirma Cuiabá como sede da Copa América

A cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, será a sede da Copa América – Pré-Mundial Feminina 2009, de 23 a 27 de setembro. O acerto foi confirmado nesta quarta-feira durante uma reunião na capital matogrossense entre o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis; o vice-presidente Roberto Beck; o secretário de Esporte e Lazer do Mato Grosso, Baiano Filho; e o presidente da Federação Mato-Grossense de Basquetebol, Cláudio Barreto Júnior.
 
— A realização da Copa América no estado do Mato Grosso só é possível graças a excelente administração do governador Blairo Maggi. Além de atender às necessidades que a população necessita, o governador também sabe da importância para a comunidade matogrossense de ver de perto grandes eventos esportivos. Além disso, cada competição no estado e na capital deixa o seu legado e aumenta o interesse das crianças na prática esportiva. Somado a isso será uma ótima oportunidade para motivar a modalidade no estado — explicou o secretário Baiano Filho, acrescentando que em 2004 o programa Bolsa Atleta atendia 24 esportistas e para esse ano o objetivo é chegar a 209 atletas contemplados.
 
— Estamos muito felizes em poder realizar um evento desse porte na região Centro-Oeste, em especial no estado do Mato Grosso. A cidade de Cuiabá possui toda a infra-estrutura necessária para receber essa competição e possui um dos melhores ginásios do país. Tenho certeza de que a Copa América será um grande sucesso e será muito importante na divulgação e massificação do basquete — comentou Grego, lembrando que em sua gestão a Copa América já foi disputada nas regiões Sudeste (São Paulo) e Norte (Maranhão).
 
 
A Copa América será disputada no ginásio Aecin Tocantins, em Cuiabá, que tem capacidade para 11 mil pessoas. A seleção brasileira, patrocinada pela Eletrobrás, foi campeã em 1997 (São Paulo) e 2001 (Maranhão) e três vezes vice-campeã (1989/1993/2005). O Brasil terá como adversários Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela. Apenas os três primeiros colocados garantem a vaga para o 16º Mundial da República Tcheca, também em 2010.
 
 
COPA AMÉRICA FEMININA
ANO – CIDADE – PAÍS – OURO – PRATA – BRONZE
1989 – São Paulo – Brasil – Cuba – BRASIL – Canadá
1993 – São Paulo – Brasil – Estados Unidos – BRASIL – Canadá
1997 – São Paulo – Brasil – BRASIL – Estados Unidos – Cuba
2001 – São Luís – Brasil – BRASIL – Cuba – Argentina
2005 – Hato Mayor – Rep. Dominicana – Cuba – BRASIL – Canadá

2 comentários:

sta.ignorancia® disse...

Na copa américa, são praticamente sempre as mesmas seleções, variando apenas na quarta vaga da america do sul, que ora é da Venezuela, ora é da Colômbia...

Anônimo disse...

e sempre acaba com os mesmos resultados... brasil, cuba, canadá e argentina entre os 4. Super empolgante....