A primeira fase de treinamento das seleções brasileiras de base femininas e masculinas, patrocinadas pela Eletrobrás, foi de extrema importância para técnicos e atletas no início da preparação para os campeonatos da temporada 2009. Os supervisores Antonio Carlos Barbosa (feminina) e José Alves Neto (masculina), acompanharam o dia-a-dia das equipes, participaram dos treinos e fazem uma avaliação positiva das etapas realizadas.
— Eu já vinha agindo como supervisor enquanto dirigia a equipe adulta, mas de uma maneira diferente. Agora estou me dedicando exclusivamente a essa função, buscando a uniformidade do trabalho das seleções brasileiras. A partir deste ano, vou acompanhar os Brasileiros de Base de todas as regiões e os especiais. Com isso, conheceremos ainda mais as jogadoras do país. As comissões técnicas são formadas por profissionais experientes e estou na equipe para passar um pouco da minha vivência internacional, trocar idéias e dar todo o suporte necessário — explicou Barbosa, que em 21 anos dedicados ao basquete esteve presente em duas Olimpíadas, cinco Campeonatos Mundiais, cinco Jogos Pan-Americanos, oito Campeonatos Sul-Americanos, entre outros.
— Conseguimos padronizar os conceitos de jogo coletivo em todas as seleções masculinas, que era um dos principais objetivos. A partir daí, trabalhamos os fundamentos necessários para fazer as movimentações. A primeira etapa foi importante também para avaliarmos a técnica dos atletas. Na segunda fase, vamos priorizar a parte tática. A comissão técnica se reúne antes da preparação para traçar o planejamento. Fazemos reuniões diárias antes e depois dos treinos para avaliarmos o desempenho dos jogadores e para planejarmos o treinamento seguinte — comentou Neto, que levou o Brasil ao quarto lugar no Mundial Sub-19 da Sérvia, em 2007, e é o assistente técnico da seleção adulta masculina.
A seleção sub-16 feminina ficou concentrada em Osasco (SP), de 6 a 18 de fevereiro, sob o comando do técnico César Guidetti. Os treinos aconteceram no ginásio da ACM e no Geodésio com a participação das 17 atletas convocadas. O Brasil vai disputar a Copa América – Pré-Mundial Sub-16, de 10 a 14 de junho, no México. A competição classifica os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-17 em 2010.
— Foram chamadas as atletas que foram vice-campeãs no Sul-Americano Sub-15 do Paraguai, no ano passado, as que participaram do treinamento e agregamos outros valores. O grupo tem um bom nível técnico e porte físico. A Copa América é uma competição sempre difícil e com um adversário de força indiscutível, que é os Estados Unidos. O elenco está evoluindo cada vez mais, ganhando conjunto e entrosamento. Temos chances de classificar para o Mundial — analisou Barbosa.
Em Poços de Caldas (MG), Raul Togni Filho comandou o treinamento da seleção sub-16 masculina. Foram 13 dias de trabalho físico, técnico e tático no ginásio do SESC Pousada, rumo a Copa América - Pré-Mundial Masculino, que classifica os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-17, em 2010.
— O grupo já está bem familiarizado com o nosso trabalho, já que a maioria estava conosco no ano passado, na preparação para o Sul-Americano Sub-15. São jogadores inteligentes, com bastante facilidade para entender os conceitos de jogo. Aproveitamos para aprimorar o que eles já tinham conhecimento — disse Neto.
Sob o comando do técnico Norberto “Borracha” da Silva, a primeira fase de treinamento da seleção brasileira sub-17 feminina aconteceu entre os dias 8 e 20 de março, na cidade paulista de Osasco. A equipe terá pela frente o Campeonato Sul-Americano Sub-17, que acontece em Santiago, no Chile, de 23 a 28 de junho.
— No início não teríamos eventos internacionais para atletas nascidas no ano de 1992 e, felizmente, isso mudou. Ano passado, só tivemos eventos para nascidas em 1991 e 1993. Por conta disso, fizemos uma ampla convocação para a primeira fase e ainda podemos aumentar o número para a próxima etapa. O Borracha é um técnico experiente, com um bom histórico em categorias adulta e de base. O Cristiano Cedra, que é do Osasco (SP), e o Léo Peçanha, que é do Sinodal (RS), também vêm fazendo um bom trabalho com seus times e na seleção. Enfim, temos uma comissão técnica bem formada, que já deu início ao nosso planejamento, com a parte técnica e física, e já detectaram as características das atletas que se encaixam no esquema tático — declarou Barbosa.
A seleção sub-17 masculina treinou em Teresópolis (RJ), de 8 a 20 de março, nos ginásios Pedrão e do Clube Comary. A equipe, dirigida pelo técnico Gustavo De Conti, disputará o 21º Sul-Americano Sub-17, que acontece de 25 a 30 de maio, em Trinidad, no Uruguai. A competição classifica os três primeiros colocados para a Copa América – Pré-Mundial Sub-18, em 2010.
— Temos um elenco muito talentoso. Alguns jogadores jogam em equipes adultas, o que ajuda na hora de passar os conceitos, uma vez que eles já têm mais experiência. Cinco atletas estão atuando na Europa, não vieram na primeira fase, mas são nomes que não podem ficar de fora de uma seleção — afirmou Neto.
A primeira fase de preparação da seleção brasileira sub-19 feminina para o 8º Campeonato Mundial da categoria aconteceu em Jundiaí (SP), de 8 a 20 de março. O técnico Luiz Claudio Tarallo comandou 16 atletas nos treinos realizados nos ginásios Romão de Souza e Bolão.
— Essa categoria é o final de uma geração. É uma equipe que está junta há algum tempo e já disputou várias competições com o Tarallo. Elas já conhecem bem o esquema tático que adotamos, o que facilita bastante o trabalho da comissão técnica. A vitória sobre as argentinas na Copa América, em Buenos Aires, deu moral para o grupo e mostrou que o trabalho está sendo bem feito. Agora vamos para o Mundial, buscando um resultado positivo — finalizou Barbosa.
O Brasil estreia no Mundial Sub-19 contra a Tailândia no dia 23 de julho. Ainda pela primeira fase, as brasileiras, que estão no grupo “B”, terão como adversárias a República Tcheca (dia 24) e a Lituânia (25). Nas oitavas-de-final, o Brasil irá enfrentar os três primeiros colocados do grupo “A”: Argentina, Austrália, Coréia ou França.
2 comentários:
Olha, eu sempre massacrei o Barbosa aqui, mas essa atitude de acompanhar todos os brasileiros de base e o especial é de se parabenizar (eu sei que é o minimo que se deve fazer, mas se tratando da administração do Grego já é alguma coisa).
Bom...Só resta saber como vai convocar a seleção sub 15 feminina, já que o brasileiro especial da categoria será em Setembro e a primeira fase de treinamentos será em julho!!
Só acompanhar não adianta nada!!!
Postar um comentário