A seleção brasileira feminina sub-19 inicia amanhã os primeiros treinos para o mundial da categoria que será realizado na Tailândia entre o fim de julho e inicio de agosto. Com os grupos definidos, vamos agora analizar os adversários do Brasil na primeira fase, a começar pela...
Tailândia
Dona da casa e primeira adversária no mundial, a Tailândia não deve oferecer maiores resistências a nossa seleção. Porém, os fatores casa e estréia devem ser considerados, o que pode complicar um pouco as coisas para as comandadas de Tarallo.
Tailândia
Dona da casa e primeira adversária no mundial, a Tailândia não deve oferecer maiores resistências a nossa seleção. Porém, os fatores casa e estréia devem ser considerados, o que pode complicar um pouco as coisas para as comandadas de Tarallo.
No Campeonato Asiático Sub-18 disputado no final do ano passado, na Indonésia, as tailandesas disputaram o campeonato equivalente a segunda divisão, onde ficou em terceiro lugar, atrás de Cazaquistão (1º - que subiu para a 1ª divisão) e Filipinas (2º).
República Tcheca
Tradicional no cenário europeu, e campeã mundial Sub 19 em 2001, a República Tcheca irá para o mundial graças ao terceiro lugar obtido no Europeu Sub-18, disputado na Eslováquia. O que chamou a atenção foi o jogo solidário (com nenhuma jogadora com média acima de 10 pontos por jogo) e a baixa estatura das pivôs, já que a seleção tcheca geralmente leva para competições internacionais pivôs altíssimas e ágeis. As nossas pivôs poderão levar vantagem em cima das tchecas, já que são mais altas e fortes, além do que as pivôs tchecas tem a fama de não gostar de jogar com muito contato físico.
A pivô mais alta é também o destaque da equipe: Renata Brezinova (foto) - 1,89 - cestinha da equipe com 9,4 pontos e líder na equipe em rebotes com média de 8,3. Olho nela!
Lituânia
Talvez seja a maior pedra na primeira fase para a seleção brasileira, afinal a Lituânia é a atual campeã européia na categoria e conta com um elenco alto, inclusive com uma pivô com 2,04 -Kristina Alminaite é o nome dela. As lituanas são presença constante nos mundiais tanto nos de base quanto no adulto, porém sem nenhum resultado expressivo. Quem sabe dessa vez elas não surpreendam, assim como a Suécia surpreendeu chegando à final do Mundial sub-19 em 2007 contra as americanas.
O destaque da Lituânia é a ala Aurime Rinkeviciute (foto) - 1,79 - MVP do europeu e segunda maior cestinha da competição com 20,1 pontos por jogo, além de 8,5 rebotes e 4,0 assistências.
Agora é aguardar o início da competição, vamos torcer por uma boa campanha das brasileiras... boa sorte meninas!
3 comentários:
Gostei do trabalho, Sta!
Valeu!
Hum...
Será dificil...
Nossa, raro as pivôs tchecas baixas...
Quem é a nossa melgor pivô ?
Henrique,
tbm me surpreendi com a baixa estatura das pivos tchecas e com a boa estatura das lituanas...
nossas melhores pivôs são a Cristiane, q joga em jundiai - ela tem 1,93 - e que foi MVP do sul americano cadete em 2007. Além dela tem a fabiana que joga em americana - ela tem 1,94 - e q já tem experiência em mundial, já que ela jogou o mundial sub 19 em 2007 e foi bem até, jogando por vezes na posição 4, dividindo o garrafão com a Nádia Colhado.
Postar um comentário