O treinador reconhece que, com a saída das jogadoras Karla e Natália, o time ficou bastante modificado
Por Enio Franco
Às vésperas de disputar mais uma competição de basquete Nacional Feminino, o técnico Édson Ferreto, do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, é um dos principais treinadores do Brasil.
O treinador nasceu no pequeno município de Carazinho, no noroeste do Rio Grande do Sul, e se mudou para Catanduva aos 10 anos de idade. Foi jogador e técnico ao mesmo tempo e, aos 25 anos, montou o time adulto feminino que trilhou caminho vitorioso de 1977 a 1982. Depois, Ferreto deixou a cidade e foi dirigir as equipes de Vila Nova (GO), Ourinhos (SP), Botafogo (RJ), Presidente Prudente (SP) e Uberaba (MG).
“Eu vou para onde tem basquete. Minha identificação com a cidade de Catanduva é o basquete. Fui criado no esporte e aqui me encontrei na modalidade. Enquanto tentava jogar, eu também era técnico. Treinava todas as categorias do clube. Montei o time adulto de 1977, que conquistou a hegemonia do País na época. Depois fui dirigir outros times e voltei para Catanduva em 2005”, recordou.
O treinador reconhece que, com a saída da Karla e Natália, o time ficou bastante modificado. “As duas eras consideradas a cara do time de Catanduva. Mas as outras jogadoras continuam aqui. Atletas boas como Silvinha Gustavo, Fabão, Palmira e Vívian permaneceram no elenco. Trouxemos a Izabela e a Gattei, ambas de Ourinhos, e queremos contratar uma estrangeira para reforçar ainda mais o elenco”, destacou.
O treinador ainda comentou que será difícil trabalhar com pouco tempo. “O Nacional é uma competição completamente diferente do Paulista. Nossos primeiros jogos serão contra São Caetano e Santo André, duas equipes que estão sempre buscando o seu espaço, e depois enfrentaremos Americana, que voltou com um time muito bom”, argumentou.
O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva continua como uma das equipes favoritas a conquistar o título do 11º Campeonato Nacional Feminino de Basquete. O time estreou no CNBF em 2005, quando terminou em quarto lugar. Nos anos seguintes, ficou com o vice-campeonato, perdendo para a equipe de Ourinhos na final. No último Nacional, as duas equipes proporcionaram aos fãs do basquete um dos duelos mais equilibrados da história. A série melhor de cinco foi decidida no quinto jogo, no último minuto da prorrogação. Sempre com o apoio da fiel torcida, Catanduva conquistou o título estadual de 2008 e, agora, ainda com o gostinho da vitória sobre o rival, o time comandando pelo técnico Édson Ferreto vai em busca do troféu de campeão brasileiro.
“Será uma competição extremamente equilibrada”, disse.
Atletas serão registradas hoje na CBB
Dirigente da equipe catanduvense de basquete vai à sede da CBB para regularizar situação das jogadoras
Por Enio Franco
As jogadoras do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva que vão representar a equipe durante a disputa do Campeonato Nacional Feminino de Basquete, competição organizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), serão registradas hoje para a disputa da competição.
Um dos diretores da equipe, João Leite, encaminhará toda a documentação necessária para proceder com a inscrição. “Por enquanto, será feito apenas o registro dessas atletas para que elas possam jogar a competição”, explicou o dirigente.
De acordo com Leite, até o final do primeiro turno, não haverá modificações no elenco das atletas que têm treinado até o momento.
Por enquanto, o elenco catanduvense para os primeiros jogos do Nacional será formado por Fabão, Lelê, Ísis, Gil, Silvinha, Palmira, Vívian, Roberta, Iza, Ariani e Ana Paula. As duas últimas serão incorporadas ao elenco após a terceira rodada da competição, no jogo entre Catanduva e Americana.
“As duas jogadoras disputam atualmente o Campeonato Brasileiro da categoria Sub-20. Depois, virão para o disputar o Nacional”, comentou João Leite.
Gil
Uma das jogadoras que não vão poder atuar neste ano é a pivô Gil. Ela se machucou durante a semifinal do Paulista contra Santos.
“Com a impossibilidade de contar com a Gil, vamos precisar ainda de mais duas atletas”, analisou o treinador Édson Ferreto.
Do elenco campeão Paulista, saíram Ana Lúcia, Karla, Natália, Joice, Kelly e Wívian.
Fonte: Notícia da Manhã
3 comentários:
vc levou a gattei????gosto dela tb joga!!
ferreto para de se lamentar fala que vai para onde tem basquete ou onde tem karla e natalia?????vc tem outras atletas,quem vive de passado é museu!!!!!
Que brasileiro Sub 20 é esse gente?
Postar um comentário