quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Entrevista - Bruna Werberich (CBB)


A ala/armadora Bruna Werberich, de 14 anos, foi o grande destaque do 17º Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino - Divisão Especial, que terminou dia 3 de outubro, em Porto Alegre (RS). Vice-campeã pela seleção do Paraná, Bruna foi a MVP, cestinha (21.0 pontos de média) e jogadora mais eficiente (19.2 pontos) da competição. Jogando basquete há apenas três anos, Bruna mostra garra e responsabilidade dentro e fora de quadra. Com um ótimo desempenho no Brasileiro, a ala/armadora garantiu uma vaga na seleção brasileira Sub-15, que se apresenta neste domingo (dia 12) em Itajaí (SC). A equipe treinará para o 15º Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 7 a 14 de novembro, em Assunção, no Paraguai.

Quais foram as principais armas do Paraná para chegar ao vice-campeonato brasileiro?

Defesa e união. A marcação funcionou nas quatro primeiras partidas, o que faz o ataque funcionar melhor. A união do grupo também facilitou bastante. Formamos praticamente uma família, onde todas só querem fazer o melhor para ajudar a equipe.

O que você acha que faltou para chegar ao título?

No jogo final, acho que faltou perna para a equipe. Começamos bem, mas sentimos o cansaço e o time de São Paulo revezava mais do que o nosso. Ficamos desgastadas, passamos a falhar na defesa e aí o ataque ficou pior também. As paulistas, que são bem mais fortes do que nós, souberam tirar proveito nos rebotes e não conseguimos mais manter o ritmo. O importante é que lutamos até o fim para representar bem o nosso Estado.

E como foi a emoção de ter sido a cestinha e eleita a melhor jogadora do campeonato?

Eu sabia que podia jogar bem, mas sinceramente não esperava render tanto. Joguei com a mesma garra de sempre e deu tudo certo. Os prêmios que recebi na competição divido com a minha equipe. Tudo que fiz em quadra foi para ajudar a seleção paranaense, da qual eu me orgulho muito de fazer parte. Não esperava o título de melhor jogadora e esse prêmio só serve de estímulo para melhorar cada vez mais

O que achou da experiência no seu primeiro Campeonato Brasileiro de seleções?

Ótima, aprendi bastante e fiquei feliz com o resultado. Representamos muito bem o Estado do Paraná e eu fiz uma ótima competição.


Como era o clima no alojamento?

Muito bom. Ficamos amigas. Os professores Silvio Zanini (técnico) e Elias Rudek (assistente) fizeram questão de montar uma equipe unida, uma família mesmo e isso ajudou bastante. Brincávamos nas horas de folga, mas nos treinos e jogos a responsabilidade é total.

Qual a emoção de ter sido convocada para a seleção brasileira sub-15?

Estou super feliz com a oportunidade. Não estava com grandes esperanças para essa convocação, já que sou um ano mais nova. Espero aprender o máximo e ajudar a equipe no que eu puder.

Quando e como começou a jogar basquete?


Há três anos, nas aulas de Educação Física da escola. A minha professora viu que eu levava jeito e me encaminhou para o basquete, com o professor Elias Rudek. Com ele aprendi muito e aprendo até hoje.

Você pretende mesmo ser atleta no futuro?

Sim. Amo basquete e quero seguir essa carreira. Sei que é difícil, mas estou tentando. Vou precisar me esforçar com dedicação total nos treinos para melhorar sempre, sem esquecer dos estudos, claro.

Qual o seu ponto forte? E o que precisa melhorar?


Meu ponto forte é a defesa. Eu gosto de marcar e acho que faço bem, mas tenho que pensar sempre em melhorar. Tenho que aprender a usar melhor a mão esquerda, que é a minha maior dificuldade hoje.

Como concilia basquete e estudo?

É difícil, mas vale a pena. Curso a oitava série de manhã, almoço em casa e volto para o treino à tarde. À noite, estudo um pouco. O segredo é prestar bastante atenção nas aulas para não perder um detalhe.

7 comentários:

Marival Junior disse...

Parabéns para a Bruna, para o Elias, para a CT do PR e para a FPRB. Apenas um recado ao técnico de Medianeira: tomara que você tenha esquecido daquela sua idéia depois do último jogo dos JOJUPs pois estava de cabeça quente e um pouco chateado mas depois daquela ducha de água fria veio este bom resultado para coroar o trabalho que você desenvolve. Abraços
Marival Jr - Londrina

Anônimo disse...

parabens para a Bruna , e para o Elias...Bruna te desejo muita sorte e muita saúde para q vc possa continuar fazendo oq vc mais gosta...santa helena

Anônimo disse...

Parabens Bruna,pela sua dedicaçao no basquete,bruna voçe joga muito,voçe tem talento e merece muito mais,e parabens Elias por voçe e sua jogadora brilhante....MÁMÁ

Anônimo disse...

BRUNA PARABENS VOÇE JA É UMA JOGADORA BRILHANTE TENHA MUITO SUCESSO VOÇE MERECE VOÇE JOGA DEMAIS....SUA FÃ

Anônimo disse...

Parabéns ao Elias. Um técnico que ainda vai dar muito ao basquetebol pela qualidade de seu trabalho, que já começa a ultrapassar a barreira entre grandes centros e interior!!

Leandra

Anônimo disse...

Bruna Parabéns! Estamos muito orgulhosos de você... Parabéns pelo seu esforço e dedicação...

Anônimo disse...

joga demais amiga, haha.. parabens por tudo! eu te admiro muito pela sua competencian e dedicação! AGAPITO