quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Maranhão reforça os treinos para o Brasileiro Sub-15


A seleção feminina Sub-15 de basquete do Maranhão se prepara com disposição para a disputa do 17º Campeonato Brasileiro – Divisão Especial, que acontecerá em Porto Alegre (RS) de 28 de setembro e 3 de outubro. Campeã do Grupo 1 (Região Norte), disputado em Manaus (AM), em maio deste ano, a equipe treina sob as orientações do técnico Herbert Lima, o Betinho, que atribui o sucesso das meninas ao bom planejamento que é feito desde o início do ano.

— Após a conquista do Brasileiro – Grupo 1, fizemos, durante a Semana Santa, amistosos com as seleções do nordeste. Os jogos deram muita maturidade às meninas. Elas chegam para disputar o Brasileiro Especial com a experiência de mais de 20 jogos interestaduais. Estamos há seis anos consecutivos no grupo de elite e não pretendemos sair.

A equipe treina em São Luis, no Colégio Dom Bosco, na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) e na Beto Esporte Escola de Basquete. O treinamento é de segunda a sexta-feira. Mas faltando um mês para o início da competição, os treinos também acontecem aos sábados e domingos. A seriedade na preparação é a responsável pela manutenção dos bons resultados e da hegemonia na região.

— Sabemos das dificuldades. Vamos enfrentar grandes equipes, como São Paulo e Rio de Janeiro, mas a nossa seleção é forte. Temos quatro meninas bem altas, em torno de 1,80m, e estamos trabalhando bastante a parte defensiva e o contra-ataque. O trabalho é feito a longo prazo. Começamos a treinar as atletas antes de alcançarem a idade das competições. Fazemos também um trabalho de caça-talentos através do Centro de Basquete Integrado (CBI), que atua nas comunidades mais carentes.

Em Porto Alegre, a equipe terá o reforço da armadora e capitã Bianca, que desfalcou o grupo no Brasileiro de Manaus devido a uma torção no joelho. A atleta, já recuperada e pronta para comandar o time, é uma presença importante nas quadras. “Com ela, o time cresce”, diz Betinho. Outra jogadora confirmada é a ala/pivô Maria Claudia. Bastante experiente, ela foi a cestinha do Brasileiro – Grupo 1.

— Além dos amistosos interestaduais, estamos organizando partidas contra equipes masculinas da mesma faixa etária. Elas também disputam o Campeonato Estadual do Maranhão com as equipes adultas. Procuro sempre dificultar para tornar o grupo mais competitivo — explica Betinho.

2 comentários:

Anônimo disse...

temos que tirar o chapéu para o Betinho que há tempos realiza um Trabalho com "T" maiúsculo no Maranhão.

Anônimo disse...

O titulo com certeza mais uma vez vai para SÃO PAULO...