sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Australianas juntam os cacos para final do basquete contra EUA



Uma Austrália abatida tentará parar os Estados Unidos, que estão na briga pelo quarto ouro olímpico seguido no torneio feminino de basquete, na final marcada para sábado.

As norte-americanas bateram as russas por 67 a 52, enquanto as australianas -- campeãs mundiais -- derrotaram as chinesas com 90 a 56 pelas semifinais, garantindo mais uma decisão entre as duas equipes, como em 2000 e 2004.

As garotas dos Estados Unidos foram campeãs olímpicas em Sydney e Atenas, enquanto as esperanças das australianas de mudar a história dessas últimas finais olímpicas seguem duvidosas, com suas duas jogadoras mais importantes sofrendo com problemas nos tornozelos.

Penny Taylor, a melhor jogadora de defesa da Austrália, não participou da semifinal de quinta-feira, porque havia torcido o tornozelo no jogo anterior.

Taylor, eleita a melhor jogadora do Mundial de 2006, assegurou que jogará contra as norte-americanas, assinalando que ficou "doente" de ter ficado no banco contra a China.

"Meu tornozelo será enfaixado no máximo", disse Taylor à Reuters. "Mas não vou perder esse jogo por nada neste mundo."

Os problemas da Austrália se combinaram ainda com outra lesão, da capitã Lauren Jackson, que teria jogado a semifinal no sacrifício, à base de injeção contra dor.

Enquanto isso, as norte-americanas vêm acabando com suas adversárias com média de 43 pontos para mais de diferença, à exceção da derrota chocante diante da Rússia, na semifinal do Mundial de 2006, no Brasil.

"De cima abaixo, nós somos as melhores", desdenhou Candace Parker, caloura-sensação na WNBA. "Só temos de ir lá executar nosso jogo e fazer nossos arremessos."

A técnica da Austrália, Jan Stirling, admitiu que as norte-americanas são favoritas ao ouro.

"Para vencê-las, teremos de fazer o melhor jogo de nossas vidas", declarou ela. "Será a terceira vez. Estamos desesperadas para ganhar o ouro, jogaremos com toda garra, mas também não poderemos nos deixar levar pela emoção."


Nenhum comentário: