domingo, 8 de junho de 2008

Paulo Bassul confiante na classificação para Pequim

O sonho de todo atleta é participar dos Jogos Olímpicos. O sonho de todo técnico é dirigir uma equipe rumo ao pódio olímpico. Como assistente técnico, o brasiliense Paulo Roberto Bassul Campos, de 40 anos, ganhou a medalha de bronze na Olimpíada de Sydney (2000) e ficou na quarta colocação em Atenas (2004). No comando da seleção brasileira adulta feminina desde julho de 2007, Bassul ainda não está garantido em Pequim, mas a classificação está cada dia mais perto.

— Foi maravilhoso participar duas vezes do maior evento esportivo do mundo. Isso é o objetivo de todas as pessoas envolvidas com esporte. E quem não quer representar o seu país numa competição desse nível? A Olimpíada testa o seu limite e, por isso, é importante ir com um grupo maduro. A gente convive com milhares de pessoas, de várias partes do mundo numa pequena cidade e algumas vezes isso exige um certo cuidado. É preciso que as mais velhas orientem as novatas para que elas não percam o foco. Ficar entre os melhores do mundo de todas as modalidades é uma experiência que não tem preço. Com certeza, vou levar para Pequim o que aprendi nas duas Olimpíadas que participei — disse Bassul, que dirigiu a seleção feminina Sub-21 na conquista do vice-campeonato mundial (Croácia / 2003).

O técnico está confiante na conquista da vaga para Pequim. A estréia da seleção feminina, patrocinada pela Eletrobrás, no Torneio Pré-Olímpico Mundial de Madri será nesta terça-feira (12h15 de Brasília) contra as Ilhas Fiji. Na quarta-feira (7h45), o Brasil enfrenta a Espanha. Nas quartas-de-final, as brasileiras poderão enfrentar uma das três equipes do grupo “D”, Bielorrússia, Cuba ou Taipe.

— Temos seis equipes favoritas às cinco vagas do Pré-Olímpico: as quatro européias (Bielorrússia, Espanha, Letônia e República Tcheca), Brasil e Cuba. As seleções do Japão e da Argentina correm por fora. O primeiro objetivo é fazer uma boa partida contra Fiji. Jogo de estréia é sempre cercado por um pouco de ansiedade, mas o grupo está bem, pronto para fazer uma boa apresentação. Depois vamos pensar na Espanha e no confronto do cruzamento.

PROGRAMAÇÃO

— Segunda-feira (dia 9)

05h00 / 06h00 – Academia

10h30 / 12h00 – Treino

17h30 / 19h30 – Treino



— Terça-feira (dia 10)

06h00 / 06h45 – Treino

12h15 – Jogo: Brasil x Ilhas Fiji


16h00 / 17h00 – Vídeo


— Quarta-feira (dia 11)

07h45 – Jogo: Brasil x Espanha

13h30 / 14h45 – Treino

16h00 / 17h00 – Vídeo


+

Base da seleção feminina do Brasil busca o auge aos 30 (Outra ótima matéria de Fernanda Brambilla, que está fazendo a cobertura do UOL)

Janeth faz alerta à seleção: "É hora de chamar a responsabilidade" (UOL)

2 comentários:

Anônimo disse...

os jogos vão ser televisionados????

Bert disse...

Os canais SPORTV, ESPN Brasil e Esporte Interativo vão transmitir o Pré, santista.