terça-feira, 10 de junho de 2008

Brasil 125 x 45 Ilhas Fiji

A seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, estreou com vitória no Torneio Pré-Olímpico Mundial, que está sendo realizado na Telefônica Arena de Madri. Pela segunda rodada da competição, o Brasil ganhou das Ilhas Fiji por 125 a 45 (60 a 24 no primeiro tempo), com 28 pontos da cestinha Iziane Marques. As brasileiras voltam à quadra nesta quarta-feira (7h45 de Brasília) para enfrentar a Espanha. O ganhador do confronto irá enfrentar sexta-feira nas quartas-de-final a Bielorrússia (segunda colocada do grupo “D”), enquanto o perdedor terá pela frente a seleção de Cuba (primeiro lugar do grupo “D”).

— Foi uma partida em que a diferença técnica era grande. Não podemos negar isso. O pior que podia acontecer era a perda de concentração das jogadoras ao abrir uma diferença significativa. E isso não aconteceu, provando que a equipe está mais madura. Pude colocar as doze jogadoras em quadra e nenhuma delas perdeu o foco durante o jogo. Isso é importante para dar seqüência ao trabalho no torneio. Principalmente para o confronto contra a Espanha, que têm um time forte e estão em casa. Nós vamos entrar para ganhar. É claro que também teremos o cuidado de não exigir demais de algumas atletas. Não queremos perder ninguém para o jogo decisivo do cruzamento — comentou o técnico Paulo Bassul.

— O jogo foi válido, pois sempre existe uma ansiedade quando é estréia em competição. Foi importante para dar continuidade ao crescimento do time. A equipe de Fiji não fez uma boa defesa. Fiqueilivre várias vezes e aproveitei para arremessar. Agora temos um jogo difícil contra a Espanha, que não é decisivo para nós. Sabemos da qualidade do elenco delas, mas temos condições de ganhar e é isso que vamos fazer — disse a ala Iziane, cestinha do jogo com 28 pontos.

— Entrei como se estivéssemos enfrentando uma equipe do mesmo nível que a nossa. Procurei fazer o meu melhor em quadra e fico feliz de ter ajudado a equipe a conquistar a vitória. Foi bom para nos prepararmos para enfrentar as espanholas. Vamos entrar com tudo, fazendo uma boa defesa e aproveitando os contra-ataques. Precisamos melhorar a defesa, em especial nas dobras e na passagem das laterais — comentou a pivô Mamá, que veio do banco e marcou 22 pontos.

De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase, as seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas-de-final nos seguintes cruzamentos: A1 x B2, B1 x A2, C1 x D2 e D1 x C2. Os vencedores das quartas-de-final garantem a vaga na Olimpíada de Pequim. Os perdedores disputam a quinta e última vaga.

BRASIL (29 + 31 + 36 + 29 = 125)

Claudinha (7pts), Iziane (28), Micaela (8 e 7 rebotes), Êga (2) e Kelly (15 e 8 rebotes). Depois: Mamá (22), Chuca (4), Natália (7 e 8 assistências), Karla (18 e 7 rebotes), Franciele (8 e 10 rebotes), Graziane (3) e Jaqueline (3). Técnico: Paulo Bassul.

ILHAS FIJI (12 + 12 + 17 + 04 = 45)

L. Whippy (11pts), M. Whippy (1), Nainima (17), Moce (7) e Matila (2). Depois: Mani (7), Mataika (0), Robanakadavu (0), Tuisue (0), Dobui (0), Hazelman (0) e Tabualevu (0). Técnico: Michael Whippy.


+

One Down (Gustavo Cardoso, FIBA)

BRASIL 9-0 ESPANHA (Rodrigo Alves, Rebote)

Brasil cumpre obrigação e surra Fiji na estréia do Pré-Olímpico (UOL)

Cestinha "ausente", ala Iziane elogia coletivo brasileiro na estréia (UOL)

Líder, Cuba joga a responsabilidade para o Brasil no Pré-Olímpico (UOL)

Ante Espanha, Bassul fala em poupar titulares de olho nas quartas (UOL)

Irregulares na estréia, novatas ainda preocupam Bassul (UOL)

Algoz de 2006, Valdemoro esconde jogo e elogia "favorito" Brasil (UOL)

Iziane: 'Vamos ver quem ri por último' (Globoesporte.com)

Paulo Bassul: 'Não vamos estender tapete vermelho para elas' (Globoesporte.com)

Um comentário:

Anônimo disse...

"Este time tem a mesma perfomance da equipe de 94. Basta dar tempo ao tempo." Maria Helena Cardoso em entrevista a TV Esporte Interativo