terça-feira, 6 de maio de 2008

Trabalho físico, arremessos e defesa no primeiro treino da seleção no Rio

Photobucket

Photobucket

Uma hora de musculação na Academia A! Body Tech e uma hora de arremessos e trabalho de defesa no ginásio do Botafogo. Esses foram os primeiros movimentos das jogadoras da seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, nesta terça-feira no Rio de Janeiro. O Brasil se prepara para disputar o 31º Campeonato Sul-Americano do Equador (24 a 28 de maio) e o Torneio Pré-Olímpico da Espanha (9 a 15 de junho), que irá classificar as últimas cinco seleções para os Jogos Olímpicos de Pequim.

O preparador físico João Nunes, que trabalha com a seleção feminina desde 1996, explica como o trabalho com as atletas vem sendo desenvolvido ao longo dos anos.

— Nesse primeiro momento, fazemos um estudo para ver o condicionamento físico das jogadoras. Todas as atletas que se apresentaram estão em ritmo de jogo, já que estavam em atividade nos clubes. Temos um histórico de cada uma e fazemos um acompanhamento fora do período de seleção. Com esses dados, traçamos um programa individualizado para que todas cheguem em condições ideais nos campeonatos. Este ano, vamos utilizar uma competição oficial como parte do treinamento. Como levamos vantagem tecnicamente sobre as outras equipes no Sul-Americano, o torneio servirá como aquecimento para o grande objetivo, que é o Pré-Olímpico Mundial. Chegaremos em Madri com ritmo de jogo e o emocional testado — explicou o preparador físico João Nunes.

Recuperada de um derrame articular no joelho direito decorrente de uma fratura, Karla Costa busca a sua segunda participação em Olimpíadas. A ala/armadora ficou em quarto lugar nos Jogos de Atenas, em 2004, e este ano quer voltar com a medalha olímpica.

— Estou recuperada, mas ainda fico um pouco insegura. O trabalho físico e a seqüência de treinos vão me ajudar a ganhar confiança. Estamos no início da preparação e vamos treinar forte para chegar bem nas duas competições. Primeiro temos o compromisso de garantir mais um título sul-americano. Depois embarcamos para a Espanha em busca da vaga olímpica. O time é formado por jogadoras talentosas. Todas têm uma cabeça boa e focada nos objetivos traçados. Temos que aproveitar os treinos para corrigir os erros e acertar os detalhes para chegar bem nos dois campeonatos — comentou a ala/armadora Karla.

Nesta quarta-feira, a seleção brasileira treina em dois períodos no ginásio do Maracanãzinho: 10h/12h e 18h/20h. Será a primeira vez que a comissão técnica e as jogadoras treinarão no Maracanãzinho. As jogadoras que estão treinando no Rio de Janeiro são: Chuca, Êga, Franciele, Jaqueline, Karen, Karina, Karla, Micaela, Natália e Tatiana. Já Adrianinha, Claudinha, Graziane e Mamá ainda estão na Europa, disputando os playoffs dos campeonatos nacionais. Érika, Iziane e Kelly estão na WNBA e só se apresentam na Espanha.



Nenhum comentário: