segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Franciele luta por rebotes no frio de Zaragoza

Quando a menina esguia de apenas 19 anos começou a pegar um rebote atrás do outro no Pré-Olímpico das Américas, até o técnico da seleção feminina, Paulo Bassul, ficou surpreso. O sonho da vaga para Pequim foi adiado para o Pré mundial, mas a campanha no Chile rendeu frutos ao basquete nacional: ganhamos uma nova pivô.

Cinco meses depois, agora com 20 anos e 1,89m de altura, a paranaense Franciele é mais um exemplo do talento verde-amarelo que busca espaço na Espanha. Ela assinou com o Mann Filter, da cidade de Zaragoza, onde também joga a experiente Ega.

- Essa fase de adaptação é sempre difícil para todo mundo, e para mim não está sendo diferente. É a primeira vez que vou para tão longe de casa. E o frio me molesta (risos). As meninas falam que não é muito, mas para mim é. Seis graus! - explica Fran.

No Pré-Olímpico, Franciele saiu do banco e acumulou médias impressionantes de 7,8 pontos, 5,4 rebotes e quase um toco por partida. A boa performance deve render futuras convocações, inclusive no Pré mundial, em junho, mas agora a pivô precisa se concentrar apenas na adaptação à Espanha. Paulo Bassul não esconde de ninguém que pretende migrar a jogadora da posição de pivô para a lateral.

- O time me recebeu muito bem. Quase todas têm a mesma idade, o que facilita o entrosamento. O estilo de jogo é meio diferente, mas estou treinando para que dias melhores possam vir - conta a atleta, que foi apresentada como reforço de peso pela diretoria do clube espanhol.


Experiência de Ega ajuda na adaptação

O processo de adaptação ficou mais fácil com a ajuda da também paranaense Ega, quatro vezes campeã sul-americana com a seleção e integrante da equipe que ficou em quarto lugar no último Campeonato Mundial, em São Paulo.

- A Ega me dá toda a força. Quando não entendo alguma coisa, até porque sou esquecidinha e às vezes esqueço as jogadas, ela sempre me ajuda - brinca Franciele, que começou a jogar no clube Jacarezinho, no interior do Paraná.

A mudança de ambiente não se resume à temperatura. Aos poucos, a pivô vai conhecendo Zaragoza, a quinta cidade mais populosa da Espanha, com quase 700 mil habitantes.

- Nas primeiras semanas, eu ainda estava fora de forma, então não conseguia fazer nada além de treinar e descansar. Mas agora já deu para dar uma voltinha - explica Fran.


Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário: