quinta-feira, 31 de agosto de 2006

SESC VILA MARIANA APRESENTA A EXPOSIÇÃO MULHERES DE BRONZE





Mostra faz homenagem à Seleção Brasileira de Basquete Feminino de 1971.
De 26/08 a 24/09.


Por ocasião do 15o Mundial de Basquetebol Feminino que acontecerá de 12 a 23 de setembro em São Paulo, a exposição Mulheres de Bronze faz uma homenagem à Seleção Brasileira de Basquete Feminino de 1971, que conquistou a medalha de bronze classificando-se em terceiro lugar no 6o Campeonato Mundial, também ocorrido em São Paulo, obtendo o melhor resultado em mundiais até então.

A mostra é composta por dois módulos. O primeiro contém fotos dos arquivos pessoais das atletas, programa e ingressos originais do mundial, boletim técnico oficial, uniformes oficiais, medalhas e comendas. O segundo módulo apresenta as jogadoras uma a uma, com a cronologia do campeonato, contada através de reportagens da mídia impressa e fotografias, além de trechos dos jogos exibidos em DVD.

O objetivo é valorizar a história do basquete feminino e as atletas participantes: Norminha, Heleninha, Maria Helena, Nilza, Jacy, Laís, Marlene e Elzinha. Apesar de não terem reconhecimento público antes do mundial, algumas já tinham no currículo a conquista da medalha de ouro no Pan-Americano de Winnipeg, em 1967.

Algumas delas ainda estão na ativa como: Maria Helena e Heleninha, atualmente técnicas do time do basquete da Associação Atlética Ponte Preta em Campinhas; Norminha e Nilza, professoras das Faculdades Metropolitanas Unidas em São Paulo.

O desempenho da Seleção em 1971 teve importância porque projetou pela primeira vez o basquete feminino para todas as regiões do país. Antes, o esporte era restrito apenas ao interior paulista.

Orientadas pelo técnico Waldyr Pagan Peres, as meninas do basquete lotaram o Ginásio do Ibirapuera e obtiveram quatro vitórias consecutivas na primeira fase. Porém, a derrota veio diante da União Soviética - composta na época por jogadoras tchecoslovacas e soviéticas - e da jogadora Uliana Semenova, de 2m10, nas semifinais.

Mesmo com a perda, a Seleção Brasileira de 1971 foi a primeira a subir em um pódio conquistando a medalha de bronze e projetando o esporte para a população brasileira. As atletas foram as pioneiras no esporte, abrindo o caminho para as futuras gerações como Hortência, Paula e Janeth, entre outros talentos.

Os destaques nacionais - segundo os jornalistas do país que cobriram o mundial - foram: Norminha, como a melhor jogadora do país, Nilza ganhou o título de "a mão certeira", Helena de "a formiguinha" e Delcy foi considerada a mais bonita.



Exposição MULHERES DE BRONZE
De 26/08 a 24/09.
De terça a sexta, das 9h às 21h30
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Local: Hall de Exposições
Grátis
Acesso para pessoas com deficiência
Estacionamento: a partir de R$ 5,00
SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141
Informações: 5080-3000
www.sescsp.org.br

Nenhum comentário: