sexta-feira, 30 de junho de 2006

SELEÇÃO ADULTA FEMININA ENCERRA 1ª FASE DE TREINAMENTOS NO RIO

A seleção brasileira adulta feminina de basquete, que tem o apoio e patrocínio da Eletrobrás, encerrou nesta sexta-feira no ginásio do Botafogo, a primeira fase de treinamento para o 30º Campeonato Sul-Americano no Paraguai (1º a 5 de agosto). As jogadoras se reapresentam na segunda-feira (dia 3) para a segunda fase de treinos, também no Rio de Janeiro. Nesse início da temporada 2006, a preparação física é um dos pontos mais importantes para as atletas e a comissão técnica. O preparador físico das seleções brasileiras femininas, professor João Nunes, explica como o trabalho é planejado.

— A preparação física é totalmente individualizada. Na primeira semana, as atletas passam por um período adaptativo, em que é feito um trabalho básico de musculação, onde avaliamos a força e técnica dos movimentos para ver o estágio de cada uma. A partir daí, fazemos um planejamento específico dentro das características e do histórico de cada jogadora com o objetivo de deixá-las preparadas para os jogos. Na época mais próxima das competições, diminuímos o volume de musculação e aumentamos os exercícios em quadra que trabalham a velocidade e a agilidade.

João Nunes, que está na comissão técnica desde 1997, ressalta que esse trabalho é realizado em todas as categorias, da seleção cadete à adulta, de forma constante e integrada.

— Estou atuando com esses grupos há nove anos. Conheço e acompanho o histórico de vida, de treinamento e a evolução das atletas ao longo de sua carreira, o que facilita desenvolver todo esse planejamento e conquistar os resultados almejados.

Mas para que os treinamentos físicos não se tornem uma rotina desgastante e que também haja uma continuidade para a parte técnica e tática, João utiliza uma metodologia lúdica.

— Utilizamos uma metodologia lúdica para trabalhar os fundamentos do basquete de forma específica, estimulando principalmente as capacidades físicas de força rápida e velocidade. Ou seja, com exercícios mais descontraídos, usando alta motivação, desenvolvemos as necessidades específicas que um jogo de basquete requer, como cognição, habilidade motora e agilidade. Além disso, a parte sócio-afetiva também é estimulada com os exercícios. Afinal, basquete é um jogo coletivo em que é preciso que cada jogadora esteja atenta ao movimento das outras. Para alcançar esses objetivos, realizamos uma série de exercícios, com e sem bola, onde a atleta dribla, passa, arremessa na cesta, mira determinados alvos. Tudo isso para realizar bem os movimentos que têm aplicação positiva na partida. Com esse método, conseguimos ótimos resultados na preparação das equipes.

PROGRAMAÇÃO – SELEÇÃO FEMININA
Local: Ginásio do Botafogo
Dias 1º e 2 de julho (Sábado e Domingo) – FOLGA
Dia 3 (Segunda)
16h00 – Reapresentação
18h / 20h – Treino no Botafogo

Nenhum comentário: