quinta-feira, 9 de março de 2006

Basquete feminino comemora Dia da Mulher

Grupo de 15 atletas, destaque esportivo de Catanduva nos últimos meses, vai comemorar o Dia da Mulher com muito treinamento


ndré Mad

Mesmo com o ritmo alucinante dos treinamentos, as mulheres que fazem parte do time de Catanduva também vêem importância em comemorar o Dia Internacional da Mulher, que é comemorado hoje (8 de março).
Sempre muito vaidosas, as jogadoras, consideradas os maiores destaque esportivo feminino dos últimos meses, sempre falam em defesa da classe considerada ‘sexo frágil’. “A mulher é sempre vista da maneira errada como mais frágil. A diferença é que somos mais sentimentais e sensíveis ao que acontece em nossa volta. E isso, não nos faz inferiores a nenhum ser humano”, destacou a jogadora Roberta.
Durante os jogos, Roberta diz sentir florescer seu instinto de guerreira. “A maioria das mulheres é batalhadora e esse sentimento fica mais evidente quando entramos em quadra para buscar os resultados que precisamos”, continuou Roberta.
A atleta acha que as conquistas feministas são adquiridas no dia-a-dia. “O tratamento que a mulher recebe hoje em dia faz com que possamos sempre brigar por posições melhores dentro da sociedade”, falou. A pivô Isis também concorda com Roberta. “A mulher possui uma alma diferente do homem, o que nos faz ter uma visão ampla da vida”, opinou.
Entretanto, Isis não tem boas recordações de treinadoras em seu começo de carreira. “A relação com técnicas de basquete é diferente, pois elas te tratam como amigas e entendem quando o nosso emocional está em baixa. Por isso, prefiro que o treinador seja homem (no caso de Catanduva, Édson Ferreto), pois ele tem liberdade para cobrar mais empenho das jogadoras”, argumentou.


REFORÇO

Pivô Vanuzia é novo reforço do basquete


A pivô Vanuzia é o novo reforço da equipe de Catanduva. Ela foi apresentada na tarde de ontem e já treina com as demais atletas.
Vanuzia, que no ano passado disputou o Nacional Feminino por Santo André, é natural de Salvador (BA) e vem para defender seu segundo time em São Paulo. “A negociação foi tranqüila e espero ajudar a equipe da melhor maneira possível”, comentou.
O técnico Édson Ferreto elogiou bastante a nova contratação. “Ela vem pra formar o grupo e é uma atleta que possui um futuro promissor no basquete”, comentou.
A jogadora, que ficou dois anos longe das quadras por causa de uma contusão no joelho, pretende aproveitar o histórico do treinador de Catanduva no basquete. “Pretendo me dedicar ao máximo nos treinamentos para buscar um melhor entrosamento com as minhas novas companheiras de clube”, ressaltou. Vanuzia é o quinto reforço de Catanduva para a disputa do Campeonato Paulista da primeira divisão.

São Caetano

A jogadora Êga, um dos destaques do Ourinhos no Nacional Feminino de 2005, foi contratado por São Caetano. Companheira de Êga nos tempos de Ourinhos, a pivô Isis aponta o time do ABC Paulista um dos mais fortes para ficar com o título estadual desse ano. “São Caetano reforça cada vez mais sua equipe e isso demonstra o quanto eles vão estar bem preparados para a disputa da competição”, comentou.

Notícia da Manhã

Basquete feminino contrata duas jogadoras de Santo André

Plantel já conta com 11 atletas; dirigente espera fechar o ciclo com a contratação de uma pivô


O basquete feminino de Bauru fechou ontem duas contratações visando o Campeonato Paulista da Série A-1.

As duas são pivôs e disputaram o último Campeonato Brasileiro por Santo André: Patrícia Silva, 1,82 m, e Vanuzia dos Santos, 1,85 m.

Patrícia foi apontada pelas estatísticas da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) como a terceira jogadora mais eficiente da competição.

O dirigente responsável pela equipe, José Benedito Soares Justo, espera fechar a contratação de uma pivô para definir a equipe que joga o campeonato.

Até o momento, além das duas, Maressa e Mariana Justo, a ala Joice Rodrigues, convocada para a Seleção Brasileira sub-20, e seis atletas juvenis e infantis estão confirmadas.

O aumento no número de equipes na divisão especial, em 2005 foram oito, em 2006 já são 14 confirmações, atrapalha as negociações. “É quase o dobro de times. Isso dificulta muito as contratações. As atletas estão supervalorizadas. O mercado está muito agitado. Não há jogadoras disponíveis para todos”, explica o dirigente.

E esse número pode aumentar. Segundo Justo, o clube Pinheiros, de São Paulo, está próximo de confirmar a participação e ser a 15ª equipe no Paulista.

O vice-presidente da FPB (Federação Paulista de Basquete), Loester Serigatto de Oliveira, não foi encontrado pelo BOM DIA para comentar o assunto.

A tabela da competição deve sair até sexta-feira. O início da disputa está previsto para 25 de março.

Jornal BOM DIA


ABM promove garotas para o Paulistão


Alexandre Lourenção

Michelle, Carmen, Rita e Márcia são as novas promessas da ABM para 2006
Sem tempo e dinheiro para adquirir reforços equipe aposta em jovens talentos da cidade


Quatro garotas das equipes de base da unidade de Marília do Serviço Social da Indústria (Sesi), na zona sul, são os mais recentes ‘reforços’ da Associação de Basquete de Marília (ABM) para a disputa do Paulistão-2006, a partir deste mês.
Desde o reinício dos treinos, há uma semana, a ala-pivô Rita, 15 anos, a armadora Márcia, 17 anos e as laterais Michelle, 15 anos e Carmen, 16 anos, já completam o grupo que se prepara para o Estadual – a rodada de estréia está prevista para o dia 25.
O quarteto já tem inscrição garantida na Federação Paulista de Basketball (FPB) para adqurir experiência. As ‘novatas’ dividirão o banco da ABM ao lado de campeãs nacionais como a pivô Millene e a lateral Natália em praticamente todos os jogos.

Projeto – Rita, Márcia, Michelle e Carmen foram escolhidas pela comissão técnica do time infantil do projeto ‘Ferinhas do Basquete’, promovido pela própria ADM e coordenado pela pivô – e futura treinadora – Márcia Formágio.
O trabalho de formação, no entanto, é anterior. Elas são apenas algumas das diversas revelações anuais do trabalho desenvolvido há mais de dez anos no Sesi pelo técnico Edney de Souza, hoje engajado em outro projeto municipal para descobrir mais garotos para o basquete.
Assim como as novas colegas mais ‘famosas’, as garotas terão direito a um pagamento (uma ajuda de custo) e todos os benefícios médico e hospitalares. Já o ‘Ferinhas do Basquete’, que reuniu 60 garotas em 2006, aguarda uma nova quadra para ser reativado.

As ‘ferinhas’ – Atentas a todas as orientações da técnica Valéria Cavecci, a ‘Chuca’, as novas garotas não tiravam os olhos do treino tático de ontem. Queriam assimilar tudo. “’Tô’ levando a sério os treinos. Quero essa oportunidade”, frisou Márcia.
Rita já se sentia realizada por estar do lado de dentro da quadra. “Assisti os jogos de Marília no ano passado na arquibancada... Para mim, estar aqui é um sonho”, revelou. “Temos mais é que tentar nos esforçar para ficar”, falou Carmem, a mais tímida do grupo.
Para Michelle, a ABM aparece como uma 2ª chance. No ano passado, ela chegou a treinar em Cotia (SP). Não agüentou ficar longe da família. “Agora não tenho desculpas. O time está aqui e estou perto de casa”.

Jornal da Manhã

Time de basquete de Ribeirão espera acordo com Sport Recife

Lancenet!
LANCEPRESS


Com vaga garantida no Campeonato Paulista feminino de basquete, o time de Ribeirão espera fechar nos próximos dias um acordo de parceria com o Sport Recife.


O time pernambucano montaria sua base em Ribeirão Preto para garantir a participação no Campeonato Paulista e Jogos Regionais.

A partir do segundo semestre, a equipe se transferiria para Recife.

Na sua permanência em Ribeirão, o Sport traria um patrocinador que dividirá as despesas com a Secretaria Municipal de Esportes (SME). Os contatos com a equipe pernambucana estão sendo feitos pela técnica Tininha, cotada para dirigir o time.

O Campeonato Paulista de 2006 terá a participação de 14 equipes e o seu início está previsto para o dia 25 de março. No ano passado, o time feminino foi vice-campeão paulista perdendo a final para Ourinhos.

Confira abaixo os grupos do Paulista

Grupo A: Ourinhos, Marília, AA Ponte Preta (Campinas), Divino Salvador (Jundiaí), São Bernardo (São Bernardo do Campo), LSB/FUPES (Santos) e Unimep (Piracicaba).

Grupo B: Catanduva, Bauru, Tênis Clube São José (São José dos Campos), Suzano, São Caetano, Santo André e Ribeirão Preto.

Destaque do Ourinhos, Ega reforça o São Caetano


São Caetano do Sul (SP) - O Limpol/São Caetano foi buscar no grande rival o principal reforço para o Campeonato Paulista de Basquete Feminino. A equipe dirigida pelo técnico Norberto Silva, o Borracha, apresentará nesta sexta-feira a pivô Ega, destaque do Fio/Unimed/Pão de Açúcar/Ourinhos na recente conquista do título brasileiro de 2005/2006. O time do ABC foi o vice-campeão.
“Foi uma bela contratação”, comemora Borracha. Ele acredita que tem agora um elenco ainda mais forte que aquele que disputou o Brasileiro. “A Ega dispensa apresentações. Com ela, a equipe ganha em qualidade e experiência”, avalia. Além de Ega, o treinador aposta também no talento de Fernanda Beling, campeã mundial sub-21 na Croácia em 2003, e na quase certa chegada de Cíntia Luz, atualmente no Barcelona (Espanha), em meados de maio.

“A Fernanda já está integrada. São duas laterais que farão muita diferença nos arremessos de três pontos. Teremos uma equipe muito mais equilibrada”, observa. A diferença nos arremessos de três pontos. Teremos uma equipe muito mais equilibrada”, observa.

Segundo Ega, a chance de reencontrar Borracha, com quem já trabalhou na seleção brasileira, contribuiu na decisão de jogar no ABC. “Ele é detalhista e corrige os defeitos das jogadoras individualmente”, analisou. O Campeonato Paulista começará dia 25 de março, mas a Federação Paulista de Basquetebol ainda não divulgou a tabela de jogos.

Gazeta Esportiva

BASQUETE FEMININO ESTRÉIA NO PAULISTA NO DIA 25

Suzano, 01 de março de 2006 – A equipe feminina de basquete da ASBS/Suzano já sabe quando começa a disputar o Campeonato Paulista da Série A-1. O time suzanense entrará em quadra pela disputa no dia 25 de março. O adversário da estréia na competição ainda não foi definido pela Federação Paulista de Basquete (FPB). Porém, a entidade já definiu que 14 equipes participarão do torneio.

A disputa foi dividida em quatro fases. A primeira reunirá dois grupos (A e B). Nessas chaves, todas as equipes jogam entre si em turno único. Após as partidas desta etapa classificatória, oito clubes garantem vaga nos playoffs, que serão decididos em uma série de melhor-de-três jogos nas quartas-de-final e melhor-de-cinco confrontos na semifinal e na final.

Suzano está no grupo B do Paulista. Completam a chave da equipe da cidade Catanduva, Bauru, Tênis Clube São José (São José dos Campos), São Caetano, Santo André e Ribeirão Preto. Já no grupo A estão: Ourinhos, Marília, AA Ponte Preta (Campinas), Divino Salvador (Jundiaí), São Bernardo (São Bernardo do Campo), LSB/FUPES (Santos) e Unimep (Piracicaba).

“Vai ser um campeonato disputado, pois tem muitas equipes de alto nível. Estamos montando um elenco forte para não decepcionarmos no torneio. Já temos 10 atletas a nossa disposição. Ainda pretendemos fazer mais algumas contratações, porém, ainda estamos negociando com algumas jogadoras”, explicou o técnico do time da cidade, Luciano Bispo.

Segundo o treinador, a equipe do município já iniciou a preparação para o Paulista. Diariamente o time de Bispo treina no Ginásio Municipal de Esportes Professor Roberto David, no Sesc (Rua Aguinaldo Cursino, 289 – Sesc).

ALESSANDRA É UM DOS DESTAQUES EM REBOTES NO JOGO DAS ESTRELAS DA EUROLIGA DE BASQUETE


A pivô Alessandra Santos de Oliveira, que atua no Ros Casares Valencia, da
Espanha, disputou a primeira edição do Jogo das Estrelas (“All Star Game”)
da Euroliga Feminina de Basquete nesta quarta-feira (8 de março) no
ginásio Lauber Dezso Sports Hall, em Pécs, na Hungria. A paulista de 2,00m
de altura anotou três pontos, oito rebotes, uma recuperação de bola e um
toco em 15 minutos em quadra e foi uma das melhores reboteiras do
confronto, junto com as norte-americanas Rebekkah Brunson (nove rebotes) e
Janell Burse (oito rebotes) e a russa Maria Stepanova (oito rebotes).

Alessandra foi a única brasileira a participar do Jogo das Estrelas da
Euroliga Feminina, que reuniu algumas das melhores atletas dos principais
clubes do basquete europeu divididas em duas equipes: jogadoras da Europa
e jogadoras estrangeiras. As européias venceram o confronto por 86 a 67
(37 a 34). As cestinhas foram a russa Maria Stepanova e a norte-americana
Grace Daley, com 18 pontos.

Ao lado de Alessandra, na equipe das estrangeiras, atuaram nove
norte-americanas (Rebekkah Brunson, Janell Burse, Grace Daley, Anna De
Forge, Katie Douglas, Vickie Johnson, De Lisha Milton, Allyson Hardy e
Rachill Robinson).

Há nove anos jogando fora do Brasil, Alessandra já participou de seis
edições da Euroliga Feminina de Basquete, chegando duas vezes ao Final
Four: em 1998/1999, quando ficou com o título de vice-campeã pelo Societá
Ginnastica Comense, da Itália, e em 2001/2002, quando ficou na quarta
colocação pelo SCP Ruzomberok, da Eslováquia. A brasileira tem um total de
1051 pontos, 673 rebotes e 2317 minutos em 87 jogos disputados (média de
12,1 pontos, 7,7 rebotes e 26,6 minutos por partida) na competição.

A atual equipe de Alessandra, o Ros Casares Valencia, chegou às
oitavas-de-final da Euroliga Feminina de Basquete de 2005/2006, mas perdeu
a série melhor de três dos playoffs para o Dynamo Moscow, da Rússia, por 2
a 0 e foi eliminada. A pivô foi a melhor reboteira e a melhor em
aproveitamento nas cestas de dois pontos do time espanhol, com média de
9,7 pontos e 6,9 rebotes por partida (116 pontos e 83 rebotes em 12 jogos)
e 56,4% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos (44 cestas
convertidas em 78 tentativas). Nas estatísticas gerais desta edição do
torneio, está em sexto lugar em rebotes ofensivos, com média de 3,5 por
partida (42 em 12 jogos), 11º lugar em aproveitamento nas cestas de dois
pontos, com 56,4% (44 arremessos convertidos em 78 tentativas), 11º lugar
em double-doubles, com três em 12 jogos, e 19º lugar em total de rebotes,
com média de 6,9 por partida (83 em 12 jogos).

O Final Four da Euroliga Feminina de Basquete de 2005/2006 começa no dia
31 de março.

1º JOGO DAS ESTRELAS DA EUROLIGA FEMININA DE BASQUETE
(08/03/2006 – Pécs, Hungria)

Jogadoras da Europa 86 x 67 Jogadoras Estrangeiras

JOGADORAS DA EUROPA

Elisa Aguilar (Ros Casares Valencia – Espanha)
Agnieszka Bibrzycka (Lotos Gdynia – Polônia)
Elodie Godin (Bourges Basket – França)
Dalma Ivanyi (Mizo-Pécs – Hungria)
Sandra Le Dréan (US Valenciennes Olympic – França)
Laia Palau (Bourges Basket – França)
Maria Stepanova (VBM-SGAU Samara – Rússia)
Jurgita Streimikyte (Lietuvos Telekomas Vilnius – Lituânia)
Amaya Valdemoro (VBM-SGAU Samara – Rússia)
Eva Vitecková (Gambrinus Sika Brno – República Tcheca)
Ann Wauters (VBM-SGAU Samara – Rússia)
Francesca Zara (Phard Napoli – Itália)

JOGADORAS ESTRANGEIRAS

Alessandra Santos (Ros Casares Valencia – Espanha)
Rebekkah Brunson (Dexia Namur – Bélgica)
Janell Burse (USK Praha – República Tcheca)
Grace Daley (USO Mondeville Basket – França)
Anna De Forge (Wisla Can-Pack Krakow – Polônia)
Katie Douglas (Lietuvos Telekomas Vilnius – Lituânia)
Vickie Johnson (Mizo-Pécs – Hungria)
De Lisha Milton (Gambrinus Sika Brno – República Tcheca)
Allyson Hardy
Rachill Robinson

Nenhum comentário: