terça-feira, 31 de janeiro de 2006

BRASIL ESTRÉIA CONTRA ARGENTINA NO MUNDIAL FEMININO 2006

A seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, estréia contra a Argentina, no dia 12 de setembro, no 15º Campeonato Mundial do Brasil. As brasileiras que estão no grupo “A”, com sede no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, terão ainda como adversárias na primeira fase a Coréia (dia 13) e Espanha (14). Nas oitavas-de-final, o Brasil irá enfrentar os três primeiros colocados no Grupo “B”: Austrália, Canadá, Lituânia ou Senegal. O técnico da seleção brasileira, Antonio Carlos Barbosa, analisa o sorteio dos grupos e os primeiros adversários do Brasil. Das 14 edições anteriores do Mundial, as americanas foram campeãs sete vezes, a ex-União Soviética conquistou seis títulos e a seleção brasileira foi campeã em 1994, na Austrália.

— Acho que ficamos em um grupo bom. Espanha deverá ser o adversário mais forte, é uma boa equipe e conta com a excelente atleta Valdemoro. A Coréia não foi bem na Olimpíada de Atenas, mas joga um basquete perigoso, rápido e com ótimas arremessadoras. A Argentina é, tecnicamente, o mais fraco e o nosso retrospecto contra elas é extremamente favorável. Temos tudo para nos classificar muito bem para a próxima etapa. Analisando o grupo B, de onde sairá os confrontos das oitavas-de-final, nosso desafio mais difícil será mesmo a Austrália. Acredito que hoje os Estados Unidos estejam em um nível um pouco acima, depois Brasil, Austrália, Rússia e República Tcheca são as maiores forças, que lutarão, junto com as americanas, pelo título. Com a preparação que estamos desenvolvendo e a qualidade da nossa equipe, que mistura muito bem experiência e juventude, temos tudo para chegar ao pódio e dar essa alegria à torcida brasileira — analisou o técnico Antonio Carlos Barbosa.

— Nosso grupo é difícil pois tem equipes de muita qualidade. É um orgulho para nós jogar contra o Brasil, que é uma seleção magnífica e o favorito dentro do grupo, mas vamos disputar partida por partida. Será uma competição diferente, com um público muito caloroso e estamos felizes por jogar aqui em setembro — comentou Domingo Diaz, técnico da Espanha.

DEPOIMENTOS

— É um momento esportivo de muita importância para o basquete brasileiro realizar o sorteio dos grupos do Campeonato Mundial Feminino, que acontecerá em setembro. Este será o oitavo Mundial realizado em nosso país, o que demonstra a nossa força. Que no dia 23 de setembro, a nosso seleção esteja no pódio — Gerasime Grego Bozikis, presidente da CBB.

— Em nome do Movimento Olímpico é uma enorme alegria estar aqui hoje. Parabenizo o presidente Grego pela determinação e vontade de realizar mais uma competição internacional no Brasil. O basquete traz emoções a cada décimo de segundo, o que faz dele um esporte muito empolgante. Parabéns à CBB e acima de tudo, aos atletas e técnicos que farão desse mundial uma grande festa em terras brasileiras — Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.
— É um grande prazer estar aqui hoje. O entusiasmo do presidente Grego nos contagia e é com essa mesma disposição que vamos organizar esse Mundial, que é uma das maiores competições do calendário esportivo. Quem já realizou sete mundiais sabe o que faz e estamos muito contentes com o Mundial no Brasil, que sempre foi um grande destaque do basquete feminino no mundo —Patrick Baumann, secretário geral da FIBA.
— É uma honra para o Estado de São Paulo sediar um evento dessa magnitude. Será um trabalho vitorioso e de grande união entre as entidades envolvidas. Que vença a melhor equipe, mas que o Brasil possa repetir o feito de 94, na Austrália, quando foi campeão do mundo — declarou Lars Grael, secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

15º MUNDIAL FEMININO DO BRASIL
GRUPO “A” – Sede: Ibirapuera
Argentina, Brasil, Coréia e Espanha

GRUPO “B” – Sede: Ibirapuera
Austrália, Canadá, Lituânia e Senegal

GRUPO “C” – Sede: Barueri
China, Estados Unidos, Nigéria e Rússia

GRUPO “D” – Sede: Barueri
Cuba, França, República Tcheca e Taipé


TABELA DA 1ª FASE
1ª Rodada – Dia 12 de setembro
A: Coréia x Espanha e Argentina x Brasil
B: Lituânia x Austrália e Senegal x Canadá
C: Estados Unidos x China e Rússia x Nigéria
D: França x República Tcheca e Cuba x Taipé

2ª Rodada – Dia 13 de setembro
A: Brasil x Coréia e Espanha x Argentina
B: Canadá x Lituânia e Austrália x Senegal
C: Nigéria x Estados Unidos e China x Rússia
D: Taipé x França e República Tcheca x Cuba

3ª Rodada – Dia 14 de setembro
A: Coréia x Argentina e Brasil x Espanha
B: Lituânia x Senegal e Canadá x Austrália
C: Estados Unidos x Rússia e Nigéria x China
D: França x Cuba e Taipé x República Tcheca

OITAVAS-DE-FINAL (Dias 16, 17 e 18 de setembro)

QUARTAS-DE-FINAL (Dia 20 de setembro)

FASE SEMIFINAL (Dia 22 de setembro)

RODADA FINAL (Dia 23 de setembro)

Nenhum comentário: