quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Trabalhando nas férias, Janeth quer expandir núcleos

Marta Teixeira



São Paulo (SP) - A ala da seleção brasileira Janeth Arcain está oficialmente de férias. Mas descanso que é bom, ela não tem. De volta ao Brasil após sua oitava temporada na WNBA, defendendo o Houston Comets, ela já arregaçou as mangas no Núcleo de Formação Esportiva, que leva seu nome, em Santo André (SP). O objetivo da jogadora, que também tem uma unidade em Mauá, é levar o projeto para outros locais e aumentar sua capacidade de atendimento.
Atualmente, cerca de 400 crianças entre 7 e 13 anos, participam do projeto, que foi criado em fevereiro de 2002. Janeth quer mais. 'Estou fazendo alguns contatos, procurando patrocinadores porque queremos expandir'. No roteiro da atleta está a criação de um núcleo no Sesc de Santo André mesmo e outro em Ribeirão Pires, também no ABC Paulista. 'Estou de férias ativas', brinca a jogadora.

Na quadra, as atividades foram interrompidas, mas não o cuidado com a forma física. 'Estou só longe da bola, mas continuo fazendo academia, cuidando da parte física para quando voltar, voltar com tudo'.

Por enquanto, ela e sua agente, Karine Batista, estão apenas estudando as propostas que apareceram para depois decidir o futuro. Segundo Karine, clubes da Itália, Espanha e mesmo Rússia, sondaram a atleta. 'Estamos negociando com a Europa. Vendo o que têm para oferecer, ela deve ter uns 30 dias de férias e ir apenas em novembro', explica Karine.

Na Europa, o calendário começa no próximo mês com as disputas dos campeonatos nacionais. O espanhol começa dia 8, enquanto o italiano tem início programado para o primeiro dia do mês. Acostumada a atuar no exterior, Janeth garante não ter preferência de destino, mas reconhece que as opções latinas têm ligeira vantagem. 'Na Itália e Espanha é mais fácil a língua, só isso'.

Com o retorno ao Brasil, ela pretende colocar em dia também as questões referentes à criação da Associação de Jogadores. O projeto teve início com a criação da Nossa Liga de Basquete (NLB) e a ala ficou encarregada do programa com os atletas.

No exterior, ela admite que não pôde acompanhar muito de perto os últimos acontecimentos envolvendo a Liga, que perdeu alguns de seus associados no masculino. 'Agora eu vou me informar direitinho', diz. Mas sua expectativas com os jogadores é otimista. 'Vamos fazer a coisa consciente. A Associação vai acontecer. Devagarinho, mas vai'.

Furacão - Depois de uma temporada fora dos playoffs, o Houston Comets voltou a participar da fase final da Conferência Oeste da WNBA e a brasileira Janeth acabou colhendo louros pelo feito. 'A recepção foi muito boa e toda hora as pessoas me agradeciam, principalmente por ter levado a equipe de volta aos playoffs. Porque no ano passado, quando eu não fui, foi o único em que não foram aos playoffs'.

Apesar de Houton ter ficado fora da rota do furacão Katrina, Janeth viu de perto o que o fenômeno provocou. Ela e suas companheiras de equipe foram ao Astro Dome, que serviu de moradia temporária aos desabrigados. 'Fomos levar um pouco de carinho àquelas pessoas que tinham perdido tudo. Eram umas cinco mil pessoas só no auditório'.


Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: