quinta-feira, 26 de maio de 2005

Sem derrotas no estadual, Ourinhos pode conquistar feito inédito


Dez vitórias e nenhuma derrota. Esta é a campanha da equipe de basquete feminino de Ourinhos no Campeonato Paulista da Série AI. Esses números credenciam o time ourinhense como o grande favorito a levantar o caneco do estadual deste ano. Além da boa campanha, Ourinhos pode conseguir um feito inédito: ser a primeira equipe a se consagrar campeã invicta.

Para conseguir levantar esta informação, a reportagem do Diário de Ourinhos entrou em contanto com a Federação Paulista de Basquete, que não pôde informar a respeito do assunto. No entanto, em contanto com pessoas ligadas ao basquete contemporâneo e a Folha de São Paulo que por sua vez, já tinha publicado no ano de 2000 uma matéria a respeito de invencibilidade, foi constatado que não houve nenhuma conquista estadual de forma invicta pelos menos desde 1980, quando foi inaugurada a Série AI do Paulista Feminino.

Outras equipes já tentaram este feito em anos anteriores. Coincidentemente o técnico ourinhense, Antonio Carlos Vendramini quase conseguiu este sucesso. Em 1984, depois da Prudentina da cidade de Presidente Prudente, ficar invicto praticamente o ano todo, veio a perder a final do estadual para Piracicaba por 2 a 1 nos playoffs melhor de três partidas. Na temporada 99-00, Vendramini então à frente do Paraná, depois de ficar 21 partidas invictas, perdeu um jogo das finais melhor de cinco para Santo André.

Vendramini acredita que este feito pode ser concretizado, mas salientou que ser campeão invicto não é o principal objetivo da equipe. "Nosso primeiro pensamento é ser campeão. Se tiver que sacrificar um jogo para melhorar as suas condições de ser campeã, você se sacrifica como poupando uma jogadora. Invencibilidade não deve ser vista a qualquer sacrifício. Mas se a gente chegar ao objetivo principal e de forma invicta é lógico que vamos ficar muito mais felizes. Mas que fique bem claro: isso não deve ser visto como uma meta que deve ser conquistada a qualquer sacrifício. O que nós queremos é ser campeões".

No entanto, o técnico ourinhense, que possui importantes marcas no basquete como séries invictas de partidas em campeonatos nacionais, frizou que prefere ser campeão perdendo a não ser campeão. "Tenho uma seqüência de partidas invictas no nacional de basquete e a maior delas de 18 partidas por Ourinhos. E mesmo assim acabamos perdendo o campeonato. Prefiro não ser invicto e ser campeão".

Um feito deste porte pode trazer não só benefícios para jogadoras e comissão técnica, como também para a cidade. "São marcas interessantes e ficam na história. É sempre bom, mas não só para mim, para Ourinhos, para as atletas e a gente vai em busca disso", garantiu Vendramini.

Com um retrospecto a favor, Vendramini acredita ainda que esse objetivo pode servir como uma segunda motivação para a equipe. "Esse titulo vindo é uma motivação a mais. A gente que tem acompanhado as equipes adversárias sabemos que é possível. Não podemos ficar aqui escondendo o jogo. A equipe é forte e boa. Estamos seguindo um planejamento iniciado lá atrás e muito bem planejado e as coisa estão dando certo. Todos os dias conversamos com o elenco. Temos que estar com o pés no chão, pois todas as adversárias vão querer dar um mordidinha na equipe invicta", disse o técnico.

Vendramini salientou que Ourinhos não é um time imbatível e se caso ocorra uma derrota, deve ser encarado com naturalidade pelo grupo. "É possível a gente sofrer uma derrota, porque ninguém é imbatível. A gente tem que encarar com naturalidade. Não vejo uma preocupação no grupo em ser campeãs invicta. O objetivo é chegar as finais e conquistar o titulo", observou. "As coisa tem que vir naturalmente. Na podemos ficar preocupados com a invencibilidade, pois podemos perder o foco em outras coisas, pode deixar escapar até o titulo. Temos que penar em cada jogo,em cada fase do campeonato e se continuar invicto é bem melhor", alertou.

A pivô Ligia, que está em Ourinhos há sete anos também acredita que a equipe possa conquistar esse feito inédito. "É o nosso objetivo também vencer invicta. Acho que não está nada ganho e a gente está trabalhando para isso. Se caso isso vir a acontecer vai ser uma maravilha, algo fantástico para a cidade".

Para Ligia, uma conquista desse porte pode colocar Ourinhos como o principal centro de basquete do Brasil. Mas ela lembra que tudo no esporte é passageiro. "Firmar Ourinhos no cenário do basquete, pode ser um feito histórico, mas acho que tudo no esporte é passageiro. Ourinhos está com uma bela equipe, e nunca vi uma coisa dessas acontecer na minha carreira. Se a gente está em primeiro é porque estamos está trabalhando para chegar em algum lugar. Vai ser difícil, não acabou nada, e nosso pensamento é um só, trabalhar e ganhar".


Fonte: Diário de Ourinhos

Nenhum comentário: