terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Ourinhos perde mais jogadoras para o Paulista

A jogadora Ana Flávia, única "nativa", não renova contrato com o Pão de Açúcar/FIO


O presidente do CEO (Centro Esportivo de Ourinhos), responsável pelo Pão de Açúcar/FIO/Unimed, Antonio Passos, não conseguiu renovar os contratos das jogadoras Ana Flávia - a única ourinhense que integrava o elenco - e Fernanda. Durante reunião na última quinta-feira, Passos renovou praticamente todos os contratos, preparando o time para a disputa do campeonato paulista.
Segundo apurou o DEBATE, Ana Flávia não chegou a um acordo financeiro, enquanto Fernanda alegou motivos particulares. "Fui pego de surpresa com a negativa da Ana Flávia, pois ninguém estava esperando. Não sei se vamos correr atrás de outra armadora", afirmou Passos.
As jogadoras do FIO/Pão de Açúcar/Ourinhos voltam a treinar na segunda-feira. A novidade do time é a jogadora Palmira, contratada do Guarulhos. Segundo Passos, é uma promessa do basquetebol brasileiro e tem apenas 20 anos. "Ela tem o estilo de jogo da Chuca (jogadora de Ourinhos), é muito guerreira". O presidente do CEO anunciou, ainda, que outros reforços virão, como uma pivô, embora o nome não fosse revelado. "Ela virá para a segunda fase do paulista, mas não podemos divulgar o nome porque o contrato ainda não foi assinado", disse Passos, salientando, entretanto, que trata-se de uma jogadora de nível de seleção.
A equipe de Ourinhos irá participar, em abril, do torneio pré-classificatório para o mundial, em Cuba. O time vai enfrentar outras três equipes, sendo que as duas primeiras se classificam para o Mundial de Basquete Feminino que será realizado em outubro, na Rússia.
Na opinião do técnico Antonio Carlos Vendramini, a equipe vai necessitar de um reforço com experiência internacional para a disputa deste torneio. "Exceto a Lisdeivi, as nossas jogadoras têm pouca bagagem internacional para um torneio desse porte", afirmou.
Vendramini está otimista pela diretoria ter mantido a filosofia de trabalho, principalmente dando apoio para a revelação de valores ourinhenses. "Em dois anos com certeza teremos novidades fantásticas, com atletas formadas aqui em Ourinhos". Segundo o técnico, o São Caetano desponta como um dos grandes adversários de Ourinhos nas próximas competições: "Eles já mostraram que são uma equipe difícil de ser batida, inclusive terminando a primeira fase do Nacional na nossa frente", explicou.
O técnico, porém, disse que uma nova rivalidade pode estar nascendo, com o ingresso da equipe de Marília no Campeonato Paulista de basquete. "Pela proximidade das duas cidades, com certeza nossa grande rival, em um futuro bem próximo, será Marília, assim como era com Americana", disse.
Paulistão - O Campeonato de Basquete Feminino adulto terá início no próximo dia 19 de março. A data foi definida após reunião realizada na última segunda-feira, 14, na sede da Federação Paulista de Basquetebol (FPB). Oito equipes estão inscritas para a disputa: FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, Unimep/Piracicaba, Clube Verdade/Ribeirão Preto, AD Santo André, São Bernardo/Metodista, ASMG/Guarulhos, Santa Maria/São Caetano do Sul e Pão de Açúcar/Prefeitura/SEL/Marília.
Este ano a Federação reduziu algumas taxas - como arbitragem, inscrição etc. - para incentivar as equipes. Os dois primeiros colocados da primeira fase garantem vaga para o play off da semifinal. A tabela somente será divulgada na próxima semana.


Jogadoras recebem premiação surpresa

Jogadoras e comissão técnica, durante coquetel de premiação


O Pão de Açúcar, um dos mais fortes patrocinadores da equipe de basquete feminino ourinhense, ofereceu na quarta-feira, nas dependências da loja de Ourinhos, um coquetel de premiação para as jogadoras, equipe técnica e pessoal de apoio (as pessoas que enxugam a quadra). O consultor de esportes do Grupo Pão de Açúcar, Pedro Carlos, foi o articulador da premiação.
Segundo ele, o Pão de Açúcar queria muito este título nacional, mas lamentou o fim da equipe do Americana, que se dissolveu por problemas financeiros. A empresa também começa a patrocinar, a partir deste ano, a nova equipe de Marilia.
O Pão de Açúcar vai oferecer às jogadoras do basquete ourinhense quatro níveis de premiação ao longo do ano. Os valores vão aumentando de acordo com a importância dos campeonatos, como Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Campeonato Paulista e Campeonato Nacional.
"Haverá dois prêmios extras, caso o time conquiste o título em Cuba e na Rússia", garantiu Pedro Carlos. Esta premiação, de acordo com o consultor de esporte, foi dividida em duas partes. A primeira é em dinheiro e a segunda será um cheque para as jogadoras gastarem em compras nas lojas da empresa. O Grupo Pão de Açúcar tem um lado social muito forte e faz este trabalho em nove cidades. Em três vai trabalhar com times de competição (Ourinhos e Marília, no basquete feminino) e em Araraquara apóia o futebol feminino. "Aqui em Ourinhos fui informado que estamos com 500 meninas no Projeto Gente Feliz", comentou Pedro Carlos. As participantes do Projeto ganham os uniformes completos e a Unimed oferece assistência medica. Além disso, são distribuídas mensalmente algumas cestas básicas às famílias das atletas que estão no Projeto. O convênio que o Grupo Pão de Açúcar mantém com o Centro Esportivo de Ourinhos (CEO) é para custear o time de basquete feminino adulto e o Projeto Gente Feliz. Para 2005, o convênio já foi renovado. "Temos também um aliado muito forte para manter o time de basquete, que é Francisco Quagliato. Ele bancou a vinda da Janeth para jogar aqui", disse. A jogadora foi a sensação de Ourinhos na conquista do Nacional no ano passado. Ela se transferiu para os Estados Unidos.


Time de Ourinhos investe em categorias de base


Pão de Açúcar/Unimed patrocina times infantil e juvenil para o Campeonato Paulista



O basquete ourinhense pretende este ano se destacar no cenário paulista e nacional, não somente com o time adulto mas também com as categorias de base, principalmente com o time infanto e infantil. O infanto vai até 16 anos e irá participar do Campeonato Paulista, Joguinhos da Juventude e da Liga Oeste Paulista.
Este ano o time infanto vai participar com meninas que são de 1989, ou seja, que irão disputar a categoria pelo primeiro ano. "Queremos conservar a base do ano passado. Temos seis meninas de fora: quatro já estavam aqui e duas vieram este ano. As outras são todas de Ourinhos, dando mais experiência ao time. O objetivo é, no próximo ano, obtermos um resultado ainda melhor", comentou Fernanda Xineider, técnica do time infanto e assistente técnica do adulto do Pão de Açúcar/FIO e do infantil.
No ano passado, disputando o campeonato com praticamente a mesma equipe, o time ficou em 5º lugar, na frente de equipes que já têm tradição em times de bases como o São Bernardo e o São Caetano (times do ABC). Além disso, perderam alguns jogos por apenas um ponto. "Esperamos este ano alcançar uma posição melhor que a do ano passado e, para isto, estamos treinando forte e com muita garra e disposiçao", afirmou Fernanda.
Os dirigentes do basquete de Ourinhos tentaram trazer duas atletas ourinhenses que estão jogando em Jundiaí, mas este ano elas preferiram permanecer naquela cidade. As jogadoras foram para Jundiaí em 2003, quando Ourinhos não tinha categoria de base. A equipe do infanto tem o patrocínio do colégio COC/Jean Piaget, onde recebem bolsa de estudo. Além disso, tem o apoio da Prefeitura, do Pão de Açúcar e da Unimed. Mas a técnica afirmou que o clube tenta outros patrocinadores. Algumas jogadoras do infanto poderão ser aproveitadas para completar o banco do time adulto. "Pode ser que revezem algumas meninas, ou optem por duas ou três jogadoras fixas para a equipe adulta. Mas isto o técnico principal ainda não resolveu".



Fonte: Debate

Nenhum comentário: