terça-feira, 7 de dezembro de 2004

Sírio decide futuro em Uberaba

Fernando Natálio

Não foi um returno dos sonhos para o Sírio/Black&Decker nem a campanha ideal que a comissão técnica queria. Mas pelo menos o clube uberabense vai decidir sua participação na primeira fase do Nacional de Basquete e jogar sua classificação para as quartas-de-final, em casa, contra Guaru (SP), sexta-feira, dia 10.

Com o reforço da torcida, fundamental na primeira fase da competição, quando o time comandado pelo técnico Édson Ferreto esteve sempre entre os primeiros colocados na tabela de classificação, a esperança do Sírio em conseguir um bom resultado aumenta.

Para não depender de outros jogos, as meninas do Sírio precisam vencer a agremiação de Guarulhos. Com uma vitória, o time de Uberaba classifica para a próxima etapa e lutará para ir à semifinal provavelmente com o Santo André (SP).

Ganhando, o Sírio pode ficar em 4º ou 5º lugar, dependendo do desempenho da equipe do ABC paulista diante de Americana (SP), em partida que disputará também na sexta-feira, fora de casa. Caso Santo André vença, a agremiação do técnico Ferreto ficará em 5º mesmo derrotando Guaru. Se Santo André perder para Americana e o clube uberabense tiver sucesso no seu último jogo desta fase inicial do torneio, o Sírio fica em 4º.

Por outro lado, uma derrota terá efeito devastador nas pretensões da formação de Uberaba, deixando-a em 5º ou 6º lugar e trazendo até mesmo o risco de eliminação precoce, já nesta primeira fase.

Apesar de pequena esta possibilidade, matematicamente a equipe da armadora Vanessa Gattei - uma das jogadoras de maior destaque do certame - ainda não está classificada. Porém, para o Sírio sair desta forma, dependeria de uma série de combinações de resultados: Juiz de Fora (MG) teria que vencer seus dois próximos compromissos, ambos em seu ginásio: primeiro com São Caetano (SP) e depois Ourinhos (SP), times dos mais fortes da competição. Além de jogar longe de sua torcida, Guaru terá que derrubar Americana, líder do campeonato, na última rodada do Nacional de Basquete.

Sabendo deste risco, jogadoras, comissão técnica e direção do Sírio não querem nem pensar em derrota diante de Guaru. "Temos que vencer este jogo não só pela classificação, mas também para encher a equipe de moral e chegar na próxima fase confiante", comenta Mário Sérgio Mazão, diretor do clube.

Derrota. No domingo, dia 5, mais uma vez não deu para o time de Uberaba vencer fora de seus domínios. Jogando contra São Caetano, na cidade do ABC, Sírio caiu diante de um adversário consistente, que apresentou mais regularidade durante todo o tempo.

Diferentemente da primeira vez que se encontraram neste campeonato, quando a formação uberabense contou com os incentivos da torcida e conseguiu superar as adversárias pelo placar de 63 a 58, desta vez São Caetano ganhou por 80 a 66. A ala Aide foi a cestinha do duelo, fazendo 29 pontos; a pivô Flávia Ferreira somou 14 pontos e a armadora Fabianna Manfredi, 10 pontos e 10 assistências. O time da casa não deu chances para as representantes de Uberaba, que tiveram como principal figura a ala-armadora Roberta, maior pontuadora da equipe, com 17 pontos. A armadora Gattei, com 15 pontos, e a pivô Ana Lúcia, com 11 pontos, também tentaram ajudar, mas o esforço foi inútil.


Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário: