sexta-feira, 26 de novembro de 2004

Sírio avalia rumos do Nacional


Fernando Natálio

Rio das Ostras não será mais o adversário do Sírio/Black&Decker nesta noite. No final da noite de quarta-feira (24), o clube fluminense anunciou o abandono do Nacional de Basquete, fato inédito na história do torneio. Com isso, a equipe uberabense ganhará por WO, com mais dois pontos.

Quando estavam prestes a viajar para Rio das Ostras, onde enfrentariam a equipe da casa, os dirigentes, comissão técnica e as jogadoras do Sírio ficaram sabendo da notícia. "Íamos viajar ontem à noite e quase na hora de embarcarmos, recebemos a informação. As meninas estavam com as malas prontas e na hora H tivemos que adiar a saída", explicou Nelson Luz, supervisor técnico da equipe uberabense.

Dois dias depois do fechamento do time masculino, na terça-feira (23), a diretoria do Rio das Ostras fez essa péssima comunicação à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), sobre a desistência.

"Eles tentaram forçar a barra para ter uma equipe do Rio de Janeiro, mas o Rio das Ostras é que errou, não conseguindo manter a equipe", comenta Édson Ferreto, técnico do Sírio. Ele apontou um dos principais fatores responsáveis pelos times não terem vida longa: "Falta apoio das prefeituras. Aqui, em Uberaba, tínhamos este incentivo da prefeitura local, mas agora, com estes problemas financeiros, estamos tendo dificuldades", revela.

Sem dinheiro para pagar as despesas, Rio das Ostras não contornou a crise de três meses que se agravou no dia 21. Três jogadoras - Edjane, Renata e Fabiana -, em protesto, nem viajaram para Juiz de Fora para enfrentar o time mineiro, na derrota por 70 a 60. Agora desempregadas, de acordo com o regulamento, as atletas não poderão jogar por outras equipes do Nacional. "Se Rio das Ostras não tivesse formado o time, a pivô Patrícia hoje não estaria desempregada, pois tínhamos interesse em trazê-la", revela Nelson Luz.

Por causa da desistência, os clubes que enfrentariam Rio das Ostras serão considerados como vencedores por W.O., pelo placar de 20 a 0. O Sírio agora ganhou dois dias para descansar e enfrentará Juiz de Fora, domingo, às 11 horas.

Karina. A equipe uberabense aposta fichas na permanência por mais tempo em quadra da pivô Karina no jogo contra Juiz de Fora, fora de casa. A intenção é dar ritmo de jogo para ela, utilizando os próximos jogos. "Quero vê-la jogar por mais tempo, porque só assim ela vai readquirir a forma física", avalia Ferreto. Outro objetivo de manter a pivô por mais tempo é dar consistência no garrafão. "Ela pode ajudar neste jogo com o vigor físico", prevê o supervisor Nelson Luz.

Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário: