quinta-feira, 11 de novembro de 2004

Liga Espanhola. Um exemplo para o Brasil
Por Juarez Araújo - 18:23 - 09/11/2004



Há alguns anos, quando ainda acompanhava o basquete brasileiro, tive a felicidade de estar na Espanha junto com a seleção brasileira feminina. O basquete feminino não existia por lá. Mas o espanhol José Maria B., pediu para ver o Brasil jogar diante das meninas espanholas. Isso foi em 1986, antes do Mundial da Rússia.

Apaixonado por basquete e admirado com a qualidade de Hortência, Paula e Cia, José Maria buscava, com dificuldades, montar uma seleção para disputar diante o resto do leste europeu uma vaga para o campeonato mundial e continental. Também a classificação para a Olimpíada e a oportunidade de realizar alguns amistosos.

E não é que o danado conseguiu o que queria? Na Olimpíada de 1992, em Barcelona, já tinha um time modesto, porém lutador e competitivo. Passado mais de uma década, o trabalho de José Maria é uma Liga Espanhola seguida como exemplo pelo Brasil e outros países. E pensar que o resultado de tudo isso saiu de um jogo com Hortência, Paula e Karina...

Hoje, com 14 equipes, todas com ótimos patrocinadores e jogadoras estrangeiras, a Liga Espanhola é um sucesso. Uma maravilha. Têm televisão aberta, público e mídia. O nível é altíssimo, com jogadoras escolhidas a dedo. Inclusive as brasileiras. Bem diferente do campeonato feminino tupiniquim. Até parecemos o basquete da Espanha, do início dos anos 80.
Não vou me cansar de citar erros terríveis da organização do basquete brasileiro. E um deles, especificamente do feminino, é a falta de incentivo, de um plano para manutenção de equipes no Sul do País. Celeiro de atletas altos e com biotipo para a prática do basquete, a Confederação Brasileira aceita com naturalidade a não participação de equipes do Sul. Uma vergonha. Mas são casos, talvez, políticos.

Voltemos à Liga Espanhola feminina. Já que a masculina é piada se comparada a realizada aqui no Brasil. O Barcelona FC, das brasileiras Helen Luz e Érika de Souza, lidera a competição, com 7 vitórias em 7 jogos. No último encontro contra Zaragoza (74-71), Helen foi a cestinha, com 20 pontos. Érika fez 10 pontos e pegou 8 rebotes.

Outra brasileira que faz sucesso é Leila Sobral, jogando pelo time de Vigo, na Galícia, onde tem média de 8,5 rebotes por jogo. A pergunta que sempre fica no ar é a seguinte: por que o basquete brasileiro regride tanto? Por que países que descobriram o basquete feminino bem depois do brasileiro crescem tanto? Só pode ser uma única coisa: incompetência.

De Bandeja

*****Maria Helena Cardoso que para mim continua disparada a melhor técnica de basquete deste país, faz sucesso na Espanha. Ela treina a equipe de Ondarribia, 19 quilômetros de San Sebastian, norte da Espanha. O time dela teve um início fantástico na Liga Espanha: 4 vitórias em 5 jogos. O destaque do time é a russa Elena Tornikidou, a mesma que esteve aqui jogando no Brasil e atualmente está com 39 anos. E segue espetacular, segundo Maria Helena. No time tem ainda Marina Farragut, que jogou em Santo André, mais Begona Garcia, da seleção espanhola e Polly Seragkou, da seleção grega. Agora, o time da brasileira ocupa a terceira posição com 5 vitórias e 2 derrotas. A última partida perdeu para Valência por 82 a 64. Heleninha coordena as categorias menores da equipe.

*****Um bom começo para a equipe do Sírio/Uberaba, do técnico Édson Ferreto. O time mineiro lidera o Campeonato Nacional com 4 vitórias e apenas uma derrota. Se bem que a Unimed/Americana, atual campeã nacional tem um jogo a menos e venceu os quatro jogos que disputou. O time tem como destaque, pela beleza, a armadora Vanessa Gattei.

*****No ano que vem serão realizadas as eleições na CBB. Até agora, sem pressa, nem oposição e muito menos situação que registrem chapas concorrentes. O atual presidente, Grego Bozikis, tem interesse em continuar. A não ser que a justiça casse esse direito, já que até agora é o sonho do ex-presidente Renato Brito Cunha, tirá-lo do cargo. O ex-técnico José Medalha continua na batalha, buscando apoio para lançar a candidatura.Vamos esperar para ver o que acontece.
Fonte: AOL

Nenhum comentário: