domingo, 31 de outubro de 2004

Quem tem medo de Karla?

Lembra daquela ala/armadora que anotou 42 pontos na estréia do Sírio, em um playoff do Nacional de Basquete Feminino, em dezembro de 2003? A "temida" Karla volta ao ginásio do Jockey Club hoje, às 18h, para enfrentar o time uberabense. A atleta defende o time de Juiz de Fora (MG) e tenta provar nesta temporada que não é jogadora de uma única partida.

Aquele resultado no Nacional passado foi a maior marca da cestinha e a maior pontuação, em um jogo da 6ª edição do brasileiro de clubes. Até hoje Karla colhe frutos pela "partida perfeita". Marcou 7 cestas de três pontos.

A armadora soube explorar o jogo da TV. Pegou 7 rebotes e realizou 6 assistências. O Sírio não conseguiu, naquele dia, neutralizar a jogadora.

O Brasil inteiro viu o feito. O Antônio Carlos Barbosa, o apedrejado técnico da seleção, considera que aquele jogo do Jockey Club, em Uberaba, garantiu o passaporte para que a atleta servisse ao seu time. Karla foi à Olimpíada de Atenas, mas permaneceu na reserva.

A então atleta do São Paulo/Guaru acabou neutralizada nos outros dois jogos daquela fase do playoff. Há quem aposte que a armadora não conseguirá atingir aquela pontuação. A defesa do Sírio, em 2003, teria facilitado a vida da jogadora. As armadoras da época, marcadoras de Karla, Tina e Natália, não conseguiram uma recuperação de bola ou bloqueio sequer, nos três jogos do playoff, enquanto a "temida" recuperou seis vezes e ainda bloqueou um ataque.

Gattei. Agora tem Gattei. A armadora do Sírio, apesar de superexposta (com a falta de reserva), garante números mais consistentes. Já soma 5 recuperações de bolas, na defesa, nos dois primeiros jogos do time local.

Ainda não participa do jogo de hoje a pivô Feda, com problemas na transferência de documentação. Ferreto não gosta da afirmação de que o jogo contra o Rio das Ostras (RJ), na sexta-feira, com vitória por 89 a 68, serviu como preparação para hoje. Gattei ficou quase cinco minutos no banco, o que não aconteceu na primeira partida, contra o Santo André. A partida do Jockey Club tem entrada franca.

Homogêneo, Sírio arranca segunda vitória

Renato Pena


A palavra de ordem no Nacional de Basquete Feminino é homogeneidade. As onze jogadoras do Sírio/Black & Decker entraram na quadra do ginásio do Jockey club, ontem, para provar que estão coesas. Elas venceram o Iate Clube de Rio das Ostras (RJ), por 89 a 68, em jogo que mais parecia treino.

Treino, modo de dizer, porque o técnico do clube uberabense, Edson Ferreto, não gostou da definição da reportagem do JM. "Treino eu faço durante a semana, fora de jogo. Foi tudo pra valer", pontuou. Ainda que esteja sempre preocupado com a "evolução do time", o treinador apontou avanços. Resumiu o melhor rendimento de ontem, no aproveitamento de Karina.

A pivô, que havia jogado 9min55 na vitória sobre Santo André (74 a 70), no domingo, dessa vez ficou em quadra por 16min42 e acertou a mão. Fez 10 pontos, em 16 tentados, com aproveitamento de 63%, o segundo melhor do Sírio, atrás apenas de Roberta (79%).

É a Karina! Aquela que chama o jogo o tempo todo. "Ela está entrando em forma, mas ainda assim é imprescindível. É a jogadora que une o grupo, que joga com a torcida. Minha grande aposta nesta competição é a de que Karina jogará seu grande basquete até o fim do Nacional", ponderou Ferreto.

A pivô caminha para ganhar o carinho geral da torcida. No jogo 2 do Sírio, ouviu pela primeira vez todo o ginásio gritar por seu nome, no momento em que "brigou" por uma posse de bola.

"Não vim aqui para ser cestinha ou maior reboteira, vim aqui para ser campeã. O que tinha de vaidade, com relação a isso, eu já conquistei. Não estou mais nessa fase [da vaidade]. Estou na fase do ‘nós’, do time", desabafou a atleta, sobre referências ao seu condicionamento físico.

"Todos estão vendo que estou batalhando para adquirir uma melhor forma", continuou, mostrando os ombros queimados de sol, adquiridos na hidroginástica. Ferreto aposta em 30 dias para total recuperação de Karina.

Enquanto isso, Gattei e Roberta ajudam a liquidar com os adversários teoricamente mais fáceis, do torneio. A primeira fez 20 pontos (61% de acerto) e a segunda terminou como cestinha do jogo, com 22 pontos, ao lado da ala Renata, do time fluminense. Amanhã, às 18h, no mesmo ginásio do Jockey Club, o Sírio enfrenta Juiz de Fora (MG), que ontem perdeu para Americana, por 83 a 75. O time mineiro contou com Karla, ala da seleção, que jogou quase o tempo todo (35min59) e fez apenas seis pontos. Outros resultados de ontem: Ourinhos 80 x 63 Guaru; e São Caetano 63 x 60 Santo André. O Sírio lidera o torneio, junto com o São Caetano.

Fonte: Jornal da Manhã

Universo/Baeta busca primeira vitória


As meninas do Universo/Tupynambás entram em quadra neste domingo, às 18h, em Uberaba, em busca da primeira vitória no Campeonato Nacional de Basquete. O time de Juiz de Fora enfrentará o Sírio/Black&Decker/Uberaba, pela terceira rodada da competição.

A delegação juizforana chegou ao triângulo mineiro no sábado, vindo direto de Americana, onde jogou com o Unimed e perdeu por 83 a 75. O técnico Luiz Bravo programou um treino de reconhecimento na quadra adversária para a manhã deste domingo. Além de conhecer o terreno inimigo, a intenção do treinador é chamar a atenção das jogadoras para o início da partida, afinal, nos dois jogos deste campeonato o primeiro quarto foi sempre o pior da equipe. "Precisamos entra mais atentos. Vou conversar com elas, mostrar os erros e pedir mais concentração", planeja o comandante da Universo.

Apesar das duas derrotas, o time vem evoluindo em quadra, conforme o planejado pela comissão técnica. Por ter reunido o time apenas um mês antes do campeonato, a expectativa dos dirigentes é que as meninas atinjam o auge de sua forma física, técnica e do entrosamento na metade da competição. "O ideal é que tivéssemos começado a preparação antes, mas também não podemos estrear com 100% da nossa capacidade porque não teria como manter o ritmo", explica a preparadora física Cristiane Salles.

Também valendo pela terceira rodada se enfrentam neste domingo Unimed/Americana x Iate Clube Rio das Ostras, às 11h30, em Americana e São Paulo FC/Guaru x Santa Maria/São Caetano, às 14h, em Guarulhos. A rodada termina na segunda-feira com FIO/Pão de Açúcar/Unimed/ Ourinhos x Santo André, em Ourinhos, às 20h. As equipes de Uberaba e São Caetano lideram o Nacional com duas vitórias cada.

Fonte: Tribuna de Minas

Em casa, Americana busca 2ª vitória hoje

Depois de vencer na estréia o Universo/Juiz de Fora (MG) por 83 a 75, a Unimed/Americana volta à quadra para enfrentar o Iate Clube Rio das Ostras (RJ), hoje, às 11h30, no Centro Cívico, em Americana. A partida terá a transmissão ao vivo da Sportv.
A participação da equipe na fase final da Liga Mundial de Clubes, na primeira quinzena na Rússia, foi determinante para dar ânimo à equipe de Americana, quinta colocada na competição. “Esperamos que nosso time seja mais constante nesse jogos, diferente da primeira rodada. Temos que ter atitude”, avaliou o técnico Paulo Bassul.

A equipe do Rio das Ostras venceu na estréia o Universo/Juiz de Fora por 60 a 56, e na sexta-feira perdeu para o Black & Decker/Uberaba por 89 a 68.

A terceira rodada da Liga Nacional terá outros dois jogos hoje: São Paulo/Guaru x Santa Maria/São Caetano, às 14h, em Guarulhos, e Black & Decker/Uberaba (MG) x Universo/Juiz de Fora (MG), às 18h, em Uberaba. Na segunda-feira, a rodada será completada com o jogo Unimed/Ourinhos x Santo André, às 20h, em Ourinhos.

Fonte: Todo Dia

S.Caetano impõe terceira derrota ao Santo André


Kati Dias
Especial para o Diário do Grande ABC

O Santa Maria/ São Caetano levou a melhor e venceu o Santo André por 63 a 60, em partida válida pela segunda rodada do 7º Nacional de Basquete Feminino. Com a vitória, o Santa Maria se mantém na segunda posição na tabela - atrás do Sírio Black&Decker/Uberaba.
Esta é a terceira derrota do Santo André (sexto) na competição. Para a técnica Laís Helena Aranha, a seqüência de partidas fora de casa atrapalha o rendimento do time. "Só jogaremos em Santo André no returno", disse. O destaque ficou para o duelo particular entre as cestinhas da partida: a armadora Ayde, do São Caetano, anotou 27 pontos e ala Vivian, 25.

Fonte: Diário do Grande ABC





Nenhum comentário: