sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Nacional volta a ter 8 times e Sírio perde Lynetta


Renato Pena


Hoje será anunciada a tabela do Nacional de Basquete Feminino, com oito equipes, após semanas de especulações e da queda de dois dos times que anunciaram participação. Falta de opção de jogadoras no mercado interno teria provocado a desistência de Blumenau (SC) e Suzano (SP). O Sírio/Black & Decker corre contra o tempo para encontrar substituta da pivô norte-americana Lynetta Sullivan, que anunciou ontem estar impedida de jogar no Brasil.

Mário Sérgio Mazão, coordenador do time uberabense, explica que a jogadora justificou sua desistência alegando "problemas familiares". Lynetta estava sendo aguardada na cidade e dependia só do visto de permanência para atuar no Brasil.

O Nacional começa no dia 24, um domingo, com a possibilidade do Sírio realizar o jogo de abertura em Uberaba. O curto prazo deixa a direção do clube sob pressão. Dirigentes tentavam contato ontem com a pivô Patrícia Mara, que está na Itália. Mas Mazão acredita que o mais provável é a contratação de outra norte-americana.

A pivô é uma das 33 jogadoras brasileiras que atuam no exterior atualmente, pelas contas do supervisor técnico, Nelson Luz. Patrícia jogou em Lages (SC), no Nacional passado. A diretoria tentava contato ontem para confirmar se o interesse da atleta é de voltar para o Brasil.

Sem Suzano. Ontem, o site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) voltou a excluir nome dos pretendentes à disputa do torneio. A entidade ainda não revelou os participantes, mas Suzano não deve compor a tabela que será divulgada hoje. Serão oito equipes de Minas Gerais (Uberaba e Juiz de Fora), São Paulo (Ourinhos, Americana, São Caetano, Santo André e Guarulhos) e Rio de Janeiro (Rio das Ostras).

Somente a direção emissora Sportv poderia atrapalhar os planos da CBB de realizar o jogo de abertura do Nacional, em Uberaba, no dia 24 (um domingo). "Nessa reunião [da noite de ontem], os técnicos da Sportv e representantes da CBB definiriam o calendário. Eles estudam a possibilidade de trazer os equipes para cidade", confirma Mazão.


Fonte:
Jornal da Manhã

Nenhum comentário: