domingo, 22 de agosto de 2004

Grécia vence Japão e se classifica para as quartas

Da Redação
Em São Paulo

A seleção feminina de basquete da Grécia está nas quartas-de-final dos Jogos de Atenas. As donas-da-casa venceram o Japão por 93 a 91, em uma decisão dramática.

Com quatro segundos para o fim e perdendo por três pontos, a pivô Kaori Kusuda fez um lance livre e errou intencionalmente o segundo. O rebote ficou com Matsudo Nagata, que conseguiu um lateral a dois segundos do estouro do cronômetro.

Na cobrança, a japonesa Ryoko Yano, cestinha da partida, teve um chute de três pontos livre, da zona morta, mas a bola bateu no aro.

A classificação das mulheres chega um dia depois da classificação masculina. No sábado, a Grécia venceu a Angola por 88 a 56, garantindo, ao menos, o quarto lugar do grupo.

As mulheres da Grécia começaram melhor e dominaram o jogo durante o primeiro. Com a ala Maltsis inspiradas, as donas da casa venceram o primeiro período por 27 a 15 e o segundo por 47 a 41.

No final do terceiro período, o Japão encostou e assumiu a liderança do placar pela primeira vez. O jogo foi tenso no último período. Com um minuto para o fim, os times estavam empatados. No último segundo, a cestinha Yano desperdiçou a chance de ir às quartas-de-final.

Estados Unidos vencem a China com placar centenário


Da Redação
Em São Paulo

Os Estados Unidos venceram a China neste domingo e se tornaram o segundo time a atingir 100 pontos no torneio feminino de basquete das Olimpíadas de Atenas. Com 19 pontos da novata Diana Taurasi, disputando pela primeira vez os Jogos, as norte-americanas bateram as campeãs asiáticas por 100 a 62.

Antes, o único time que tinha conseguido chegar aos três dígitos em pontuação tinha sido o Brasil, em sua estréia na Grécia, contra o Japão: 128 a 62. O placar brasileiro e a diferença de pontos bateram os recordes olímpicos.

Os EUA só estiveram atrás no placar no começo do primeiro quarto e, a partir da metade do período, o time do técnico Van Chancellor começou a abrir vantagem. O primeiro quarto acabou com os EUA na frente por 14 pontos. No segundo, as norte-americanas já tinham 20 na frente. No terceiro, 30, e o jogo terminou com 38 pontos a mais.

Na próxima fase, os Estados Unidos, que venceram os cinco jogos da primeira fase, vão enfrentar a Grécia, que neste domingo venceu o Japão. A China está eliminada e vai disputar o torneio de consolação com outros dois times asiáticos. Coréia do Sul e Japão também não se classificaram para as quartas-de-final, assim como a Nigéria.

Próxima adversária do Brasil, Espanha bate a Coréia do Sul
Da Redação
Em São Paulo

Adversária do Brasil nas quartas-de-final das Olimpíadas, a seleção da Espanha derrotou a Coréia do Sul por 64 a 61 na última rodada da primeira fase do torneio feminino de basquete.

Mesmo já desclassificada, a Coréia do Sul se empenhou no jogo de despedida dos Jogos Olímpicos de Atenas, equilibrando o placar durante toda a partida. No quarto final, as sul-coreanas chegaram a estar em vantagem. Mas, no minuto final, a Espanha retomou a liderança e definiu a vitória.

Com o resultado, a Espanha termina na segunda colocação do grupo B, apenas atrás dos Estados Unidos. Na primeira fase, as espanholas perderam apenas uma partida das quatro que disputou. O revés foi exatamente diante das norte-americanas, que na quarta rodada bateu as européias por 71 a 58.

A seleção brasileira enfrentou a Espanha no Mundial de 2002, na China, e as adversárias venceram por dez pontos de diferença. No último Campeonato Europeu, as espanholas terminaram na terceira colocação, atrás da campeã Rússia e da República Tcheca.


Fonte: UOL


Nenhum comentário: