quinta-feira, 29 de julho de 2004

MTC anuncia equipe feminina de basquete

Paulo Henrique Silva
Repórter

Minas Gerais terá três equipes disputando o Campeonato Nacional de Basquete Feminino na próxima temporada. Além do Sírio/Black & Decker, de Uberaba, que já compete há dois anos, e da Universo, de Juiz de Fora, que está sendo formada, o Minas Tênis Clube montará, pela primeira vez em sua história, um time feminino de basquete.
A ex-jogadora Lucimara Mina está à frente do projeto e apresentou, na última semana, a proposta para o Minas. O projeto já está vinculado a um patrocinador e a montagem da equipe deve começar assim que for assinado o contrato. O clube oferecerá a infra-estru tura, como ginásio, departamento médico, academia e assessoria de imprensa.
“Nunca tivemos uma equipe feminina, o que será muito positivo para o clube. Nas escolinhas, temos muitas meninas que fazem basquete, mas que não têm time para jogar depois que fazem 15 anos. A idéia é aproveitar pelo menos duas destas garotas e depois começar a formar uma base", observa Alexandre Cunha, diretor de basquete do Minas.
Lucimara Mina jogou o último Brasileiro pelo Lages, de Santa Catarina. Ela foi campeã brasileira em duas oportunidades: em 1991, no Unimep, de Piracicaba (SP), e em 2001, quando vestia a camisa do Vasco da Gama. Foi ainda três vezes campeã paulista (1986, 1995 e 1996) e uma vez do carioca (2000). Jogou também no Lacta, BCN, Microcamp, Uniban e Quaker.

Masculino


O time masculino do Minas deverá fechar, nesta semana, o contrato com um novo patrocinador, que substituirá a Universo. Será também uma empresa da área da educação, o setor que mais investe em marketing esportivo nos últimos anos. O investimento deverá ser superior ao da última temporada, quando a Universo injetou R$ 400 mil na equipe.
A Universo patrocinou o Minas por três anos. Em 2003, com um investimento de R$ 1,1 milhão, o time chegou a um inédito terceiro lugar. Neste ano, ficou em oitavo, perdendo os play-offs para o Unit, de Uberlândia, atual campeão nacional que também é patrocinado pela Universo.

Time feminino de alto nível no basquete


Paulo Henrique Silva

REPÓRTER

O Minas Tênis Clube terá uma equipe feminina competitiva, para brigar pelo título do Campeonato Nacional já na próxima temporada. É o que garante Lucimara Mina, ex-jogadora que apresentou o projeto ao clube mineiro, antecipado pelo HOJE EM DIA na edição de domingo. “Assim que fecharmos o contrato de patrocínio, já teremos uma equipe montadinha, inclusive com jogadoras de seleção brasileira", revela.
A carreira de 28 anos como jogadora, encerrada no último Campeonato Nacional, quando atuou pelo Lages, de Santa Catarina, facilitou os contatos com atletas de ponta. “Nesta trajetória, fiz um grande círcu lo de amigas, que, por intermédio desta amizade, já se mostraram interessadas. Não posso adiantar nomes, porque ainda não foi feita uma proposta oficial, mas posso dizer que será um time que dará bastante trabalho".
Tradicional clube de basquete do Brasil, o Minas Tênis nunca montou uma equipe feminina nesta modalidade. “Foi o primeiro clube que pensei para criar esta parceria. O Alexandre (Cunha, diretor de basquete do MTC) logo encampou o projeto e abriu as portas no caso de viabilizarmos o patrocínio. É uma pessoa altamente confiável. Nenhum outro clube do Brasil oferece uma infra-estrutura igual à do Minas", observa Mina.
Com o nome do Minas já vinculado ao projeto, as reuniões para acertar o patrocínio acontecem nesta semana. A princípio, duas empresas, uma delas multinacional, estão interessadas. “Acredito que o fato de já nos receberem representa um primeiro sim. Sabemos que é um mercado difícil, mas estamos confiantes", afirma a ex-jogadora, que está sendo assessorada por Josye Ornellas.
A concretização deste projeto marcará a estréia de Mina como técnica de basquete. “É uma fase de transição e gera bastante ansiedade. Esta vontade foi despertada pela Maria Helena Cardoso, que me chamou para ser sua auxiliar quando estávamos no Vasco, em 2002. Meu primeiro teste foi com um time juvenil durante torneio em São Paulo. Naquela época, eu não pensava nisso, mas ela me disse que eu deveria dividir a experiência que tenho".
Lucimara Mina foi campeã brasileira em duas oportunidades: em 1991, no Unimep, de Piracicaba (SP), e em 2001, quando vestia a camisa do Vasco da Gama. Foi ainda três vezes campeã paulista (1986, 1995 e 1996) e uma vez do carioca (2000). Jogou também no Lacta, BCN, Microcamp, Uniban e Quaker. Em 1991, passou pela seleção juvenil. Nas duas últimas temporadas, a jogadora, de 35 anos, jogou pelo Lages.

Fonte: Hoje Em Dia



Nenhum comentário: