sexta-feira, 23 de julho de 2004

BRASIL COMEMORA 50 ANOS DO 1º TÍTULO SUL-AMERICANO FEMININO

No dia 24 de julho de 1954, em São Paulo, o Brasil venceu o Chile por 68 a 62, conquistou pela primeira vez o título do Campeonato Sul-Americano Adulto Feminino de Basquete e deu início à hegemonia do continente. Nas 28 edições disputadas do Sul-Americano, de 1946 até 2003, o Brasil ganhou 19 medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. As brasileiras detém o título invicto na América do Sul desde 1986.

— Só em participar da seleção já foi o máximo para mim. Representar o Brasil sempre emociona muito. O povo estava bastante entusiasmado com a competição e passava isso para nós. O time estava muito concentrado, querendo ganhar mesmo. Tivemos sorte de contar com excelentes jogadoras, era um grupo muito coeso. As equipes do Chile, Argentina e Paraguai eram muito fortes na época. As outras seleções estavam num nível mais baixo, mas na hora do jogo, todo adversário é difícil. Cada partida desse Campeonato foi uma grande emoção. A final contra o Chile foi algo fora do comum. Para mim foi sensacional. Estava na minha terra, com o público incentivando. Foi uma vitória maravilhosa. (Aglaé Giorgio)

— Na ocasião esse título significou muito. Foi uma conquista importante para o basquete feminino. Para mim, a final contra as chilenas foi mais especial ainda. A Coca, nossa capitã, que era uma das melhores jogadoras que tínhamos, machucou o tornozelo logo no começo do jogo. Entrei em quadra para substituí-la e meu cunhado me disse que aquela era a chance que eu tinha de mostrar o meu basquete. E não foi diferente. Joguei muito bem, acho que foi meu melhor jogo. Conseguimos superar a falta da nossa capitã e conquistamos o título inédito. (Maria Aparecida Cardoso, a Cida)

— Foi uma conquista muito bonita, ainda mais por ter sido no Pacaembu. O ginásio estava completamente lotado, tiveram que fechar os portões. Era a primeira vez que uma partida de basquete feminino era transmitida pela televisão. Eu torci o tornozelo no Pan-Americano do México e desde então tinha muita facilidade para virar o pé. No Sul-Americano não foi diferente. Me machuquei durante a competição, mas continuei jogando. Na final contra o Chile saí da partida com quatro faltas e, por causa da contusão, fui carregada para o vestiário. Quando o jogo acabou com a vitória do Brasil, minhas companheiras de equipe levaram a taça de campeã para mim no vestiário. Foi emocionante”. (Zilda Ulbrich, a Coca)

— Foi uma fase muito boa na minha vida. Eu já tinha conquistado os campeonatos Paulista e Brasileiro e o Sul-Americano foi uma emoção indescritível. Eu fui jogadora de vôlei e nadadora também. Ganhei muitos títulos na minha carreira esportiva, inclusive fui campeã da última travessia do rio Tietê em 1945. Mas foi no basquete que me consagrei. Jogamos muito bem durante toda a competição. Tínhamos um ótimo grupo de jogadoras e conseguimos essa vitória tão especial para o basquete feminino do Brasil. (Elizabeth Huttenlocher)

As seis brasileiras com o maior número de participações nos Sul-Americanos são: Delcy Marques (9 campeonatos e 7 títulos), Norma de Oliveira, a Norminha (9 campeonatos e 6 títulos), Maria Paula Gonçalves da Silva (6 campeonatos e 5 títulos), Maria Helena Cardoso (6 campeonatos e 3 títulos), Maria Helena Campos, a Heleninha (6 campeonatos e 3 títulos) e Martha Kampmann (6 campeonatos e dois títulos).

Delegação do Brasil em 1954
Aglaé Ernesta Giorgio (33pts), Anésia Mendes da Costa Merlino (14), Elizabeth Huttenlocher (5), Izaura Marly Gama Alvares (24), Laura Rodrigues (6), Maria Aparecida Cardoso “Cida” (43), Martha Helga Kampmann (37), Nair Kanawate (32), Neyde Leocádia Fogiatto Cavagnare (0), Nívea Figueiredo de Andrade e Silva (5), Noemia Assumpção (4), Ruth Pereira (11), Wanda Lima Bezerra (10) e Zilda Ulbrich “Coca” (43). Técnico: Mário Amâncio Duarte

Campanha do Brasil
Brasil 70 x 29 Bolívia
Brasil 59 x 39 Equador

Brasil 70 x 38 Peru

Brasil 68 x 62 Chile (final)

Classificação final
1º- Brasil (campeão invicto); 2º- Chile; 3º- Equador; 4º- Peru; 5º- Bolívia

O BASQUETE FEMININO NOS SUL-AMERICANOS
Campeão 19 vezes: 1954 (Brasil); 1958 (Peru); 1965 (Brasil); 1967 (Colômbia); 1968 (Chile); 1970 (Equador); 1972 (Peru); 1974 (Bolívia); 1978 (Bolívia); 1981 (Peru); 1986 (Brasil); 1989 (Chile); 1991 (Colômbia); 1993 (Bolívia); 1995 (Brasil); 1997 (Chile); 1999 (Brasil); 2001 (Peru) e Equador (2003).

Nenhum comentário: