domingo, 28 de março de 2004

Ruth Roberta de Souza

Com seu bom porte físico, Ruth Roberta de Souza foi por muito tempo uma das principais pivôs do basquete brasileiro. Ela passou por vários clubes e defendeu a seleção brasileira, campeã pan-americana em Cuba, em 1991, e campeã mundial na Austrália, em 1994. Ela considera a passagem pelo BCN como a melhor fase de sua carreira. Ruth jogava em Três Lagoas (MS), sua cidade natal, e foi descoberta em 1983 no Projeto Verão, competição realizada na época por observadores do basquete paulista.

Algum tempo depois foi convidada pela técnica Maria Helena Cardoso e pela assistente Heleninha Campos para jogar na equipe da Unimep. No dia 21 de setembro de 1984, aos 15 anos, ela se apresentou às duas treinadoras em Piracicaba e começou a jogar na categoria infanto-juvenil.

O desempenho da jogadora, porém, foi bem melhor do que a expectativa e, nas finais do Campeonato Paulista deste mesmo ano, ela já ficou no banco de reservas da equipe principal. A partir de 1987, o BCN passou a patrocinar a equipe piracicabana e Ruth já era uma das principais atletas do elenco.

Em sua primeira passagem pelo BCN, Ruth conquistou cinco títulos paulistas, mesmo número de títulos nacionais. Foi seis vezes campeã sul-americana, bicampeã do Torneio Crystal Palace de Londres e campeã pan-americana de clubes. Já reconhecida como uma pivô vitoriosa, graças a sua força na disputa de bolas no garrafão, Ruth defendeu o BCN também em Osasco, ao lado de estrelas como Paula, Karina e Claudinha, entre outras. Em 1998, por exemplo, ela fez parte do grupo que conquistou o título do Campeonato Mundial de Clubes, em Londrina (PR).

"Tive muitas alegrias no período em que joguei no BCN. Foi em Piracicaba e em Osasco, onde conquistei títulos importantes e vivi ótimos momentos de minha carreira", diz Ruth, que trabalha com a iniciação esportiva de crianças. Ela dá aulas para filhos de funcionários de uma usina de cana-de-açúcar na cidade de Brasilândia, que fica a 90 quilômetros de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

Ficha Técnica:
Nome: Ruth Roberta de Souza Luz
Nascimento: 33 de outubro de 1968, em Três Lagoas (MS)
Posição: Pivô
Altura: 1,86 m
Peso: 92 kg
Clubes por que passou:
Unimep, BCN, Unimed/Araçatuba e Ponte Preta


Fonte: Finasa Esportes

Nenhum comentário: