quarta-feira, 7 de janeiro de 2004

V Prêmio Brasil Olímpico

Rio de Janeiro 2003

15 de dezembro de 2003



A ginasta Daiane dos Santos e o tenista Fernando Meligeni foram os melhores atletas brasileiros do ano de 2003. A eleição dos dois foi anunciada na entrega do Prêmio Brasil Olímpico 2003, no Claro Hall, no Rio de Janeiro. Meligeni disputou o título com o iatista Robert Scheidt e o jogador de vôlei Giovane. No feminino, a disputa de Daiane foi com a jogadora de basquete Janeth e com a saltadora Juliana Veloso, dos saltos ornamentais.

A festa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) homenageou também atletas brasileiros com participação em Jogos Olímpicos e os que ganharam medalhas nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, em agosto na República Dominicana.

Estiveram presentes à solenidade o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; o secretário de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira; e o secretário de Esporte e Lazer da Cidade do Rio, Ruy Cezar; além de presidentes de Confederações Brasileiras Esportivas e personalidades do esporte. "O esporte brasileiro escreveu em 2003 páginas até pouco tempo inimagináveis. Os resultados deste ano mostram o trabalho sério e dinâmico do COB e das Confederações", disse Carlos Arthur Nuzman. "Gostaria de agradecer ao ministro Agnelo Queiroz e a todo apoio que o Ministério tem dado ao esporte brasileiro", completou Nuzman.

Daiane dos Santos foi responsável por momentos históricos para o esporte brasileiro. No Campeonato Mundial de Anaheim, nos EUA, ela conquistou a inédita medalha de ouro nos exercícios de solo, após apresentar o salto duplo twist carpado. O movimento foi batizado pela Federação Internacional de Ginástica com o nome "Dos Santos". Na etapa da Copa do Mundo em Stuttgart, Alemanha, Daiane voltou a conquistar o ouro, apresentando um duplo twist estendido. "Gostaria de agradecer a minha segunda família, que é a Equipe Olímpica Permanente de ginástica. Todos me ajudaram muito quando operei o joelho faltando 20 dias para a disputa do Pan. Eles sabem o quanto é difícil estar aqui", disse Daiane.

O tenista Fernando Meligeni chegou à disputa do título de Melhor Atleta do Ano apoiado por sua participação nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo. A final eletrizante com o chileno Marcelo Ríos, encerrada com vitória do brasileiro por 2 sets a 1, foi um dos grandes momentos do Brasil no Pan 2003. Foi também a despedida de Fininho das quadras. A medalha de ouro em Santo Domingo coroou uma carreira iniciada em 1989 e que o coloca entre os principais nomes da história do tênis brasileiro. "Conquistar o Prêmio Brasil Olímpico é fechar com chave de ouro a minha carreira", afirmou Meligeni. "Disputei o prêmio com dois amigos, duas pessoas que representam o esporte brasileiro tão bem. É um pouco demais para mim", concluiu Meligeni.

A escolha dos três indicados para concorrer ao título de Melhor Atleta do Ano de 2003, masculino e feminino, foi feita por um colégio eleitoral formado por dirigentes, personalidades do esporte e jornalistas, com base em uma lista tríplice indicada pelas Confederações Brasileiras Esportivas. Após esta indicação, a disputa direta entre os seis finalistas, três no masculino e três no feminino, foi aberta ao público e realizada nos sites do COB, do Diário LANCE! e do Sportv.

O colégio eleitoral que selecionou os concorrentes a Melhores Atletas do Ano também elegeu os 47 melhores atletas de 2003 em cada modalidade, premiados na mesma cerimônia no Claro Hall. Por indicação do Comitê Paraolímpico Brasileiro, o Melhor Atleta Paraolímpico de 2003 foi o nadador Clodoaldo Francisco da Silva. Ele é especialista S-4 dos 50m, 100m e 200m livre e o melhor atleta do mundo na atualidade nessas provas.

A festa do Comitê Olímpico Brasileiro prestou outras homenagens. O treinador da Seleção Brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, foi eleito o Melhor Técnico do Ano pela segunda vez. Atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos de Verão Barcelona 92, Atlanta 96 e Sydney 2000; e de Inverno de Albertville 92, Lillehammer 94, Nagano 98 e Salt Lake City 2002 também receberam homenagens como Grandes Atletas do Século. O Troféu Adhemar Ferreira da Silva foi oferecido ao ex-jogador de basquete Amaury Passos, bicampeão mundial de basquete e duas vezes medalha de bronze nos Jogos Olímpicos (Roma 60 e Tóqui 64).

O empresário Antônio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, recebeu o Troféu Excelência Esportiva, do Comitê Olímpico Internacional (COI), e o presidente de honra da FIFA, João Havelange, recebeu uma homenagem especial. "Eu não deveria ficar mais emocionado na minha idade. Posso dizer que esta foi a melhor homenagem de toda a minha vida", afirmou João Havelange, que aproveitou a ocasião para elogiar Carlos Arthur Nuzman. "Encontro no presidente do COB não somente um excelente dirigente, mas um amigo de todas as horas", completou Havelange.

A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico foi feita em conjunto com a TV Globo, que comemorou 30 anos do programa Esporte Espetacular. O Prêmio Esporte Espetacular 30 anos premiou a jogadora de vôlei Leila na categoria Símbolo da Beleza Atlética; o capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 94, Dunga, na categoria Garra Esportiva; a Seleção Brasileira campeã mundial em 2002 como Melhor Time, o ídolo do Flamengo Zico como Melhor Jogador, o Mão Santa Oscar Schmidt como Melhor Atleta Masculino, a cestinha Hortência como Melhor Atleta Feminina, Prêmio Hors Concours para Pelé e Prêmio Hors Concours para Ayrton Senna. O Prêmio Brasil Olímpico teve ainda a parceria do Diário LANCE! e do Sportv.

PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO 2003

MELHOR ATLETA DO ANO ( MASCULINO)
Fernando Meligeni

MELHOR ATLETA DO ANO (FEMININO)
Daine dos Santos

MELHORES POR MODALIDADE.
Atletismo:
Hudson de Souza

Badminton:
Guilherme Pardo

Basquete:
Janete Arcain


Beisebol:
Kléber Ojima

Boliche:
Jacqueline Costa

Boxe:
James Dean Pereira

Canoagem Slalom:
Gustavo Selbach

Canoagem Velocidade:
Sebastian Cüattrin

Ciclismo Estrada:
Janildes Fernandes Silva

Ciclismo Mountain Bike:
Jaqueline Mourão

Ciclismo Pista:
Marcos Novello

Desportos no Gelo:
Fabiana Santos

Esgrima:
Élora Pattaro

Esqui Aquático:
Marina Lorenzo

Futebol:
Marta Vieira da Silva

Ginástica Artística:
Daiane dos Santos

Ginástica Rítmica:
Dayanne Camillo

Handebol:
Bruno Menezes

Hipismo Adestramento:
Pia Aragão

Hipismo CCE:
Raul Bernardo Nelson de Senna Neto

Hipismo Saltos:
Álvaro de Miranda Neto

Hóquei sobre Grama:
Leonardo Lemos

Hóquei sobre Patins:
Daniel Bellangero

Judô:
Edinanci da Silva

Karatê:
Lucélia de Carvalho

Levantamento de Peso:
Valdirene Aparecida da Silva Laia

Lutas:
Antoine Jaoude

Natação:
Rogério Romero

Natação Sincronizada:
Carolina de Moraes

Patinação Artística:
Marcel Sturmer

Pentatlo Moderno:
Samantha Harvey

Pólo Aquático:
Mariana Roriz

Remo:
José Carlos Sobral Júnior

Saltos Ornamentais:
Juliana Veloso

Sky / Snowboard:
Isabel Clark

Softbol:
Roberta Cristina Suetugo

Squash:
Karen Redfern

Taekwondo:
Natália Falavigna Silva

Tênis:
Fernando Meligeni

Tênis de Mesa:
Hugo Hoyama

Tiro com Arco:
Leonardo Lacerda de Carvalho

Tiro Esportivo:
Rodrigo Bastos

Trampolim Acrobático:
Ana Milazzo Chaves Fernandes

Triatlo:
Mariana Ohata

Vela:
Robert Scheidt

Vôlei de Praia:
Emanuel Fernando Scheffer Rego

Vôlei:
Giovane Gávio

Fonte: COB

Nenhum comentário: