domingo, 18 de janeiro de 2004

Queridos Leitores

Aproveito pra publicar dois e-mails recebidos na última semana:

MAGIC PAULA PÔDE VER DE PERTO ONDE COMEÇA A SUJEIRA NO ESPORTE BRASILEIRO

A nossa bem intencionada estrela do basquete, teve a oportunidade de ver pessoalmente como estes políticos e dirigentes ( que não entendem nada de esportes) se beneficiam com verbas e recursos que deveriam ser aplicados no esporte. As falcatruas começam no próprio Ministério e se estendem ao COB, Federações e Confederações, cada um querendo embolsar o máximo, fazendo o mínimo necessário para enganar a imprensa e aos cidadãos brasileiros de que estão realizando um grande trabalho em prol do esporte e assim manterem-se nos lucrativos cargos. Todos sabemos que os surpreendentes resultados e as vitórias conquistadas em competições mundiais, são graças aos grandes talentos individuais e a superação de nossos atletas. Mas até nisto eles se beneficiam promovendo divulgações tendênciosas, levando o atleta medalhista a agradecer o apoio que não recebeu. Fico imaginando a potência que nosso país poderia ser nos esportes se aplicássemos toda esta verba desviada, em projetos sérios para as categorias de base, como gostaria nossa querida Paula.
Fiquei indignada com o descaso do nosso "irrefutável" Presidente da República, face as denúncias que motivaram a saída de nossa Secretária de Esportes, pessoa que ele conhecia bem, antes de ser eleito e que goza de grande prestígio, credibilidade e respeito junto aos brasileiros.
Oportunamente escrevi um e-mail para a "Revista Já" do Diário de São Paulo, que foi publicado neste domingo (04/01) na seção de "Cartas dos Leitores" e que para minha surpresa foi parcialmente censurado, com cortes nos parágrafos em que me refiro a posição do Presidente Lula neste caso.
_ Mas sabe como é, o Jornal Diário de São Paulo pertence ao clã dos Marinhos, que por sua vez espera um "socorro" do BNDS para as Organizações Globo, e que atualmente só tem divulgado coisas positivas do nosso querido Presidente, outrora tão defamado e satirizado por este mesmo veículo. Enfim quem somos nós para contestar. Só mesmo pessoas especiais como nossa destemida Magic Paula, para arriscar tudo, pelo que acredita. O mínimo que podemos fazer é apoiá-la. Apesar de achar que ela deve estar é querendo esquecer este pesadelo, tamanha decepção com estes políticos e seus partidos.
Aproveito este espaço para fazer meu desabafo, pois sei que estou falando para pessoas que gostam de esportes e têm consciência de seus benefícios em nossas vidas.

Segue o texto na íntegra, como foi enviado à redação da "Revista Já":

OLÁ,


SOU LEITORA ASSÍDUA DESTA REVISTA E GOSTEI DA HOMENAGEM PRESTADA AS MULHERES QUE SE DESTACARAM NA MÍDIA EM 2.003.
NO ENTANTO LAMENTO QUE UMA DAS MULHERES, A EX-JOGADORA MAGIC PAULA, QUE FOI ALVO DA MÍDIA POR UMA ATITUDE LOUVÁVEL E CORAJOSA NÃO FOI CITADA.
EU ACREDITO QUE DEVE TER SIDO BASTANTE DIFÍCIL PARA ELA ABRIR MÃO DESTA OPORTUNIDADE, NA QUAL PODERIA REALIZAR DIVERSOS PROJETOS SÉRIOS A NÍVEL NACIONAL, A EXEMPLO DO QUE VINHA FAZENDO EM SÃO PAULO NO CENTRO OLÍMPICO.
PREFERIU SACRIFICAR SEUS OBJETIVOS PESSOAIS AO PEDIR EXONERAÇÃO DO CARGO QUE OCUPAVA NO MINISTÉRIO DE ESPORTES POR NÃO CONCORDAR COM O USO IRREGULAR DA VERBA DESTINADA AO DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE NO BRASIL, INCLUSIVE DENUNCIANDO E DEVOLVENDO AOS COFRES PÚBLICOS O CRÉDITO EFETUADO EM SUA CONTA BANCÁRIA PELO COB, POR SUPOSTAS DESPESAS DE VIAGEM AOS JOGOS PANAMERICANOS.
SÃO ATITUDES QUE NÓS BRASILEIROS DEVEMOS NOS ORGULHAR, POIS APESAR ELEGERMOS UM REPRESENTANTE DO POVO PARA PRESIDENTE, QUE NO PASSADO SEMPRE DEMONSTROU PREOCUPAÇÃO COM O USO INDEVIDO DE VERBAS PÚBLICAS, NENHUMA MEDIDA TOMOU QUANTO A ESTE CASO EM SEU PRÓPRIO GOVERNO.

Atenciosamente,

Mariliza Souza


.........................................


Sonhos e Pesadelos em Atenas

Não está tão distante assim o início dos Jogos de Atenas 2004 e, mais uma vez, nosso basquete feminino estará em ação, e, mais uma vez sob o comando do técnico Antonio C. Barbosa, e, mais uma vez sonhos e pesadelos podem acontecer...

SONHO

- A seleção ter boa oportunidada de preparação para os Jogos, ou seja, fazendo bom jogos amistosos com equipes que realmente façam parte da elite do basquete;
- Todas as atletas que jogam no exterior possam se juntar à seleção com antecedência e conseguirem entrosamento na fase de treinos e nao durante as Olimpiadas;
- Regularidade, ou seja, o time apresentando uniformidade de defesa e ataque nos 4 quartos da partida;
- Silvinha, de volta !
- Apresentar aproveitamento em lances-livres compativel com uma equipe mundial de nível;
- Comissao tecnica inteira falando a mesma língua;
- Oportunidades iguais de participação para Bassul e Laís;
- Técnico menos centralizador que o de costume;
- Uma campanha decente, compativel com o talento que nossas jogadoras tem de sobra: traduzido em ouro, prata ou bronze;

PESADELO (Aquilo que nao gostaríamos de presenciar)

- Érica esquentando o banco de reservas ou indo pra Atenas só pra fazer turismo porque o técnico simplesmente nao a poe em quadra;
- Silvinha, de fora da seleção !
- O time jogando um excelente quarto de partida e outros sofríveis;
- A expressao de "não sei o que fazer" do técnico quando o jogo estiver complicado.
- O técnico dando entrevista depois de um jogo complicado e dizendo assim: "Hoje nao deu nada certo..."
- Micaela rendendo bem abaixo do que ela rende e sabe quando atua pelo clube;
- Deixar uma partida praticamente liquidada ir para a prorrogação;
- Pior ainda, perder esta prorrogação;

O que mais seria "sonho" ou "pesadelo" em 2004 ?


Fábio

Nenhum comentário: