segunda-feira, 22 de setembro de 2003

SELEÇÃO FEMININA RETORNA AO BRASIL NESTA TERÇA-FEIRA ÀS 7H




Culiacán / México – A seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, retorna ao país nesta terça-feira, às 7 horas, desembarcando no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Logo em seguida, as jogadoras e comissão técnica farão uma entrevista coletiva no salão anexo do Restaurante The Collection (Terminal 1, Asa A, Mezanino). Na temporada 2003, o Brasil conquistou pela 28ª vez o título sul-americano disputado no Equador; foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo; vice-campeão do 1º Mundial Sub-21 da Croácia; campeão invicto do 8º Torneio Pré-Olímpico das Américas e assegurou a vaga para as Olimpíadas de Atenas, em 2004.

— Foi um ano extremamente positivo para o basquete feminino brasileiro. Disputamos quatro competições, ganhamos duas invictas e conquistamos ainda uma medalha de prata e outra de bronze. A equipe adulta venceu 21 dos 29 jogos que disputou e alcançou o objetivo principal que era a vaga olímpica. Com certeza, foi um ano vitorioso para todos nós. Agora vamos iniciar a preparação para Atenas 2004, onde iremos buscar mais uma medalha olímpica — disse o técnico Antonio Carlos Barbosa.

E a ala Janeth Arcain não para de colecionar títulos. No Pré-Olímpico do México, Janeth foi escolhida a MVP da competição e vai disputar sua quarta Olimpíada.

— É muito gratificante poder contribuir com minha experiência e ajudar o Brasil a se manter entre as melhores equipes do mundo. Aos 34 anos me sinto como se estivesse começando a minha carreira na seleção brasileira. É uma alegria muito grande ser a melhor jogadora das Américas. Divido esse prêmio com as 11 atletas e a comissão técnica. Vou disputar minha quarta Olimpíada com a mesma dedicação e o mesmo amor que defendo o Brasil desde 1986. Vamos buscar a terceira medalha olímpica do basquete feminino brasileiro — afirmou Janeth.

Escolhida para o exame antidoping, a ala /armadora Helen foi a última jogadora a sair do ginásio, quase duas horas após o término da partida final. Com sua experiência e os arremessos certeiros de 3 pontos, Helen foi um dos destaques do Brasil no Pré-Olímpico.

— Esse título é uma realização pessoal e uma das melhores conquistas da minha carreira. É uma emoção muito grande poder ajudar a seleção brasileira com o meu jogo, as bolas de 3 e os pontos necessários para a vitória. Na semifinal contra o Canadá não fiz uma boa partida e tive menos de 24 horas para dar a volta por cima. Entrei na final contra Cuba muito bem e felizmente deu tudo certo. Vou me preparar da melhor maneira possível para disputar minha terceira Olimpíada — explicou Helen.

Outras jogadoras também tiveram participação decisiva na campanha para a conquista da vaga nas Olimpíadas de Atenas 2004.

— Fiquei muito emocionada. Foi como se tivesse ganhando meu primeiro título pelo Brasil. Depois de quase quatro anos longe das quadras por causa de uma contusão, agradeço a Deus e à comissão técnica pela minha volta à seleção brasileira. Sei que não estou 100% mas fiz o meu melhor. Sinto um sabor de superação. (Leila Sobral, campeã Mundial na Austrália/1994 e medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta/1996).

— Hoje realizamos metade de um sonho. Para esse sonho ficar completo vamos conquistar mais uma medalha olímpica no próximo ano. Depois de quatro meses de treinamento e inúmeras vitórias foi um prêmio para o basquete feminino ganhar o título inédito do Pré-Olímpico. Volto para a Itália mas em maio estou de volta para ajudar o Brasil nas Olimpíadas de Atenas. (Adrianinha, medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney/2000).

— Eu sempre sonhei em participar de uma Olimpíada e hoje sinto que estou bem perto de concretizar esse sonho. A nossa responsabilidade era grande nesse Pré-Olímpico, mas cada uma de nós fez a sua parte para carimbar o passaporte para Atenas 2004. (Iziane, segunda cestinha do Brasil, com 69 pontos).

O jantar da vitória foi comemorado no restaurante Italianni’s. Quando começou a tocar a música brasileira o grupo, liderado por Adrianinha, Kelly, Micaela e Iziane, mostrou que é bom de samba no pé. No final da noite, os funcionários do restaurante cantaram “Parabéns prá você” em mexicano (Mañanitas) e desejaram “Buenas Suerte” para o Brasil nas Olimpíadas de Atenas.

Nenhum comentário: