domingo, 28 de setembro de 2003

Rússia conquista título e Espanha leva última vaga olímpica

Patras (Grécia) - Com um horrível primeiro quarto das rivais, a Rússia levantou o título do Europeu Feminino de Basquete, encerrado neste domingo na Grécia.
Na final, as russas venceram a República Tcheca por 59 a 56 (34 a 22 no primeiro tempo), após ter uma vantagem de mais de 15 pontos.

A Rússia abriu 7 a 0 logo no início da partida e administraram a vantagem para terminar o primeiro tempo na frente com 34 a 22. As tchecas só reagiram na etapa final e tiveram a chance de empatar o jogo nos segundos finais, mas os arremessos de Blahuskova, Machova e Vesela pararam no aro adversário.

Com isso, a Rússia pôde comemorar a conquista do primeiro título desde o fim da União Soviética. As russas foram vice-campeãs em 2001, e terceiras colocadas em 1999 e 1995. Na época da ex-União Soviética, o país foi soberano e venceu 20 das 22 edições do Europeu.

Além do triunfo russo, o dia também foi de festa para a Espanha, que conquistou a última vaga olímpica da Europa para o torneio feminino de basquete em Atenas-2004.

As espanholas arrebataram a classificação para as Olimpíadas, ao vencer a Grécia por 87 a 81 (35 a 49), em uma virada inacreditável.

A Espanha chegou a estar perdendo por 14 pontos no final do terceiro quarto, mas buscou a reação nos últimos dez minutos da partida e venceram com uma grande partida da armadora Marta Fernandez, que fez nada menos de cinco cestas de três pontos.

Com isso, a Espanha conseguiu a virada e coemorou muito a vaga para Atenas. Além da Espanha, a Europa será representada por Rússia, República Tcheca e a anfitriã Grécia.

Fonte: Gazeta

Nenhum comentário: