terça-feira, 16 de setembro de 2003

BRASIL ESTRÉIA CONTRA CHILE EM BUSCA DE VAGA NAS OLIMPÍADAS DE ATENAS




Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000), a seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, inicia sua caminhada em busca da única vaga das Américas nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. O Brasil estréia nesta quarta-feira, à meia-noite de Brasília, contra o Chile no 8º Torneio Pré-Olímpico de Culiacán, no México. A primeira rodada terá ainda Cuba x República Dominicana (16h) e Argentina x Canadá (18h).

Aos 34 anos de idade, sendo 17 dedicados a seleção brasileira, a ala Janeth Arcain esteve presente nas principais conquistas do basquete feminino brasileiro desde 1991. Para Janeth, a vaga em Atenas 2004 terá um significado especial já que será sua quarta participação olímpica.

— Vou entrar em quadra como se fosse o primeiro campeonato defendendo o Brasil. E isso me dá uma motivação a mais porque é muito importante para o atleta jogar pelo seu país. Ganhar o Pré-Olímpico vai ser um desafio em minha carreira, já que apenas o campeão irá para as Olimpíadas. A cada ano estou mais experiente e poder colocar em prática o que você aprendeu é gratificante. Em todas as equipes que estive presente sempre procurei reunir as jogadoras em busca do mesmo objetivo. Vamos nos superar e conseguir a vaga olímpica — comentou Janeth.

Outras três jogadoras também têm motivos especiais para conquistar a vaga olímpica: a ala/armadora Helen, de 30 anos e as pivôs Alessandra, de 29, e Cintia Tuiú, de 28. Ao lado da ala Janeth, as três atletas são as mais experientes do grupo e estão confiantes em disputar a terceira Olimpíada.

— O nosso objetivo é ganhar a vaga e garantir pela quarta vez seguida a participação do basquete brasileiro nas Olimpíadas, o que será um marco histórico. Para mim será uma grande conquista porque será a minha última participação olímpica. Com relação à competição, nenhum jogo é tranqüilo porque todas as equipes estão evoluindo. É claro que somos as favoritas e vamos fazer de tudo para ganhar — afirmou a pivô Alessandra.

O técnico Antonio Carlos Barbosa vai começar o jogo com Adrianinha, Iziane, Janeth, Cintia Tuiú e Alessandra.



— A equipe está muito bem preparada para os jogos contra o Chile e o México. Até fase final, no sábado e domingo, iremos realizar mais seis treinos que serão suficientes para o acerto do time. Contra o Chile e o México o primeiro objetivo é vencer e ganhar mais ritmo de jogo. Além disso, iremos aproveitar para melhorar o entrosamento da Janeth e da Helen. Com relação ao Chile é praticamente a mesma equipe que derrotamos no Sul-Americano e não teremos nenhuma dificuldade para conseguir um novo resultado positivo — comentou Barbosa.

— O Brasil é uma das melhores seleções do mundo e tem em seu elenco excelentes valores individuais. Nossa proposta é dificultar ao máximo a vitória brasileira e fazer uma boa exibição. O primeiro lugar no grupo é do Brasil e vamos disputar com o México uma vaga na semifinal — disse o técnico do Chile, Carlos Yañez.

BRASIL
4. Adrianinha; 5. Helen; 6. Vivian; 7. Leila; 8. Iziane; 9. Janeth; 10. Jacqueline; 11. Micaela; 12. Erika; 13. Alessandra; 14. Cintia Tuiú; 15. Kelly. Técnico: Antonio Carlos Barbosa.

CHILE
4. Ana Maria Navarrete; 5. Maria Fernanda Valenzuela; 6. Johana Melli; 7. Fabiola Pardo; 8. Catalina Lopez; 9. Lorena Garcia; 10. Valentina Aragonese; 11. Paola Naranjo; 12. Mary Paz; 13. Carolina Guerrero; 14. Tatiana Gomes; 15. Patricia Bermudes. Técnico: Carlos Yañez.

Nenhum comentário: