sexta-feira, 1 de agosto de 2003

BRASIL VENCE RÚSSIA E ENFRENTA CROÁCIA NA SEMIFINAL DO MUNDIAL

Depois de eliminar a Rússia nas quartas-de-final das Olimpíadas de Sydney (2000), a seleção brasileira feminina voltou a ganhar das russas. Dessa vez, a vitória aconteceu nas quartas-de-final do 1º Campeonato Mundial Sub-21 de Basquete da Croácia: Brasil 74 a 52 (32 a 33 no primeiro tempo). As cestinhas foram Sytniak, da Rússia, e Flávia, do Brasil, com 17 e 15 pontos, respectivamente. Com esse resultado, as brasileiras enfrentam neste sábado na semifinal, às 16 horas de Brasília, a Croácia que derrotou a Letônia por 55 a 45 nas quartaTs-de-final. A outra semifinal será entre Estados Unidos e França (13:45h). Os vencedores decidem o título no domingo (16h), enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze (13:45h).

— Já esperávamos um jogo bem complicado com a Rússia. Primeiro por se tratar de uma grande equipe e depois pela característica das quartas-de-final, que despreza tudo o que foi feito na fase anterior e coloca todas as equipes num jogo de vida ou morte. Em função disto, as duas equipes fizeram um jogo nervoso no primeiro tempo. No intervalo, resolvemos modificar a estratégia e partimos para uma defesa pressão quadra inteira para acelerar o jogo delas. Depois fechamos o garrafão em uma defesa por zona. Elas sentiram a mudança e nós passamos a desorganizar o ataque delas. Com isso, conseguimos impor nosso jogo de velocidade. Acho que foi uma vitória merecida em virtude de tudo o que a equipe vem fazendo na competição. Assim como havia dito que esta seria a partida mais importante do Mundial, agora a mais importante passou a ser a próxima contra a Croácia.

Sobre o adversário na semifinal, Bassul faz o seguinte comentário.

— Com certeza, teremos um jogo duríssimo pela frente. As croatas estão jogando em casa, motivadas pela vitória surpreendente sobre a Letônia e mordidas pela derrota para o Brasil na estréia. Por tudo isto, é uma partida onde temos que entrar forte para contermos o ímpeto inicial delas e aos poucos impormos o nosso jogo. Estamos confiantes de que podemos conseguir esta classificação para a final e nosso grupo está mais preparado e motivado do que nunca para isto.

BRASIL
Ana Flávia (0), Silvia Cristina (12), Nathália (10), Flávia (15) e Erika (13). Depois: Graziane (4), Kátia (8), Fernanda (6), Fabiana (4) e Karen (2). Técnico: Paulo Bassul.

RÚSSIA
Sytniak (17), Tamoulianis (0), Demagina (3), Lapteva (3) e Sokolovskaia (15). Depois: Fomina (0), Khartchenko (2), Sapova (2), Koroleva (2) e Kolosovskaia (8).

Nenhum comentário: