sábado, 12 de abril de 2003

Campeão nacional, São Paulo tenta acabar com crise
Marta Teixeira


São Paulo (SP) - Com a conquista do último título do Campeonato Nacional, o São Paulo/Guaru teve um aumento de responsabilidades. Apesar disso, a equipe do técnico Alexandre Cato partiu para a disputa do Campeonato Paulista feminino de basquete sem suas duas principais jogadoras: a ala Janeth e a pivô Érika, e tem pagado o preço por estas ausências. O time ainda não venceu no Estadual - fez três jogos até agora - e enfrenta o Santa Maria/São Caetano nesta quinta-feira, às 20 horas, no ginásio do Morumbi, consciente de que uma vitória é fundamental.
'Quem não jogou tanto no Nacional tem agora que provar porque conseguimos o título', diz Cato, considerando as cobranças normais. 'Ficamos em evidência (com o título), mas tivemos duas grandes mudanças. As outras jogadoras ainda não estão preparadas para assumir completamente a responsabilidade pela pontuação. Mas temos a Karla, principalmente, que cresceu muito'.

Apesar de identificar pontos positivos no grupo, Cato reconhece que a equipe ainda não chegou onde precisaria. 'O grupo ainda está com um pouco de limitação. Está se acertando, principalmente porque a Karla e a Rô estão entrando agora'.

Além dos problemas provocados pela perda de suas duas referências de liderança e pontuação, o São Paulo tem novas baixas com as quais se preocupar. A ala/pivô Simone Pontello sofreu uma contratura na coxa direita e só volta no início do returno. A pivô Ana Lúcia também apresenta problemas, com uma lesão no tornozelo esquerdo, que provocou o rompimento de alguns ligamentos, a jogadora é forte candidata a uma cirurgia. Caso isto ocorra, ela pode ficar até três meses parada e perder todo o Estadual.




São Paulo contrata reforços em busca da vitória
Marta Teixeira

São Paulo (SP) - As contusões da ala/pivô Simone Pontello e da pivô Ana Lúcia complicaram ainda mais a situação do São Paulo/Guaru no Campeonato Paulista feminino de basquete. Atual, campeão nacional, o time vai contratar duas pivôs para melhorar seu rendimento no Estadual. As negociações estão sendo feitas com Casé (ex-Unimed/Ourinhos/Pão de Açúcar) e Márcia, que atuava no basquete português, mas também teve passagem por Ourinhos. A carência do São Paulo na posição pode levar as duas a estrearem já no jogo desta quinta-feira, às 20 horas, contra o Santa Maria/São Caetano, no ginásio do Morumbi.

No início da tarde desta quarta-feira, o técnico Alexandre Cato aguardava a chegada dos diretores do São Paulo Futebol Clube para finalizar as contratações. 'Com a Márcia posso dizer que está tudo certo. Com a Casé ainda faltam alguns acertos financeiros e de moradia', diz Cato. 'Mas se tudo der certo elas terão condições de jogo já nesta quinta'.

Sem Pontello e Ana Lúcia e com o retorno da pivô Gilmara, que passou por uma cirurgia no joelho, previsto apenas para a próxima semana, o garrafão do São Paulo ficou praticamente desguarnecido. 'Por necessidade e característica (pivô pura), precisamos da Casé', diz o treinador.

Segundo Cato, a baixa de Pontello é confirmada, enquanto Ana Lúcia tem poucas chances de entrar em quadra. 'A ressonância magnética mostrou que ela rompeu alguns ligamentos do tornozelo esquerdo. Mas consegue andar e não compromete seu equilíbrio. Ela até poderia jogar, mas ficaria limitada e se sofrer outra lesão no lugar seu caso fica mais grave', completa, explicando porque as novas contratações podem ser utilizadas já na rodada de quinta-feira.

A tabela da próxima rodada do Paulista tem mais dois jogos programados. Em Ourinhos, as donas da casa enfrentam o Databasket/São Bernardo. O time de Edson Ferreto lidera a competição isolado, enquanto São Bernardo luta pela primeira vitória. Já o Unimed/Americana vai a Santo André em busca da reabilitação. As duas equipes dividem a vice-liderança do Paulista.

Nenhum comentário: