quinta-feira, 9 de janeiro de 2003

Como dito ontem...

Acabou mais uma novelinha de Grego.

Barbosa fica.

Espero que Barbosa esteja ciente do desafio que assume perante o trocedor brasileiro depois do injustificável fracasso na China e não repita a omissão e os equívocos que tem marcado sua passagem pela seleção.

Ninguém quer ver mais nosso basquete tropeçando nas próprias pernas. Precisamos de resultados, por favor. Ação!


Barbosa será mantido no comando da seleção feminina de basquete

Por Adalberto Leister Filho
Agência Folha


O técnico Antonio Carlos Barbosa será mantido à frente da seleção brasileira feminina. A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) irá anunciar a renovação do compromisso do treinador na semana que vem, em São Paulo.

Neste ano, a equipe brasileira disputará o Sul-Americano e o Pré-Olímpico, ainda sem locais definidos oficialmente, e o Pan-Americano da República Dominicana. O Pré-Olímpico, que classificará uma seleção aos Jogos de Atenas-2004, é a prioridade.

Gerasime Bozikis, o Grego, presidente da CBB, chegou a sinalizar com a saída de Barbosa, após o fracasso no Mundial da China-2002, quando a seleção ficou em sétimo lugar. O time brasileiro estava cotado para chegar ao pódio.

A comissão técnica, que é formada por Barbosa e seu assistente, Paulo Bassul, técnico do Unimed/Americana, ganhará mais um treinador. "O ideal é a seleção feminina ter mais um técnico, como a masculina", diz Grego.

O dirigente reuniu-se nesta quarta-feira, em São Paulo, com o técnico da seleção masculina, Aluísio Ferreira, o Lula, do COC/Ribeirão, e seus assistentes, Flávio Davis e Guerrinha. Barbosa também esteve no encontro. O objetivo da conversa foi programar clínicas dentro de um programa de desenvolvimento de novos talentos. Sem ter vínculo com nenhum clube, Barbosa foi escolhido para ser o coordenador do programa.

Os treinos, com a participação de 24 jovens, serão no CT do COC, em Ribeirão Preto. O primeiro grupo, com jogadores de 18 e 19 anos, irá treinar do dia 20 até 1º de fevereiro. Outros dois programas já estão agendados, um para jogadoras de 15 a 17 anos e outro para garotos de 14 a 16 anos.

Outra atividade da comissão técnica será o fortalecimento da Associação dos Profissionais de Basquete, que fará uma reunião neste mês para discutir propostas para o time masculino. "Vamos ouvir sugestões de técnicos, atletas e dirigentes", afirma Lula.

Com tantas atividades, há a possibilidade de, no futuro, as seleções terem técnicos exclusivos. "É o ideal. Nesse aspecto, o feminino está mais avançado, já que tem um treinador exclusivo", conta Grego, em referência a Barbosa.

Outra decisão da comissão técnica da seleção masculina foi fazer uma pré-convocação, de 25 a 30 atletas, até o mês que vem. Os jogadores irão realizar exames médicos e físicos em São Paulo.

"Vamos dividir o grupo em quatro, dependendo da liberação dos clubes. Haverá avaliação da parte física à tarde e, no dia seguinte, pela manhã, teremos exames laboratoriais", conta Grego.

A convocação definitiva só acontecerá após o Nacional, que termina no fim de junho. "A pré-convocação servirá só como base para nosso trabalho. Quem se destacar no Nacional também será chamado", conta Guerrinha.


Fonte: Uol - Esporte Basquete

Nenhum comentário: