sábado, 28 de dezembro de 2002

Presente de Grego?

A Folha de hoje traz uma matéria que não deixa de ser surpreendente:

BASQUETE

Na apresentação do novo técnico da seleção masculina, presidente da CBB diz que time feminino terá mudança

CBB anuncia Lula e põe Barbosa em xeque



ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL
SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Logo após anunciar ontem Aluísio Ferreira, o Lula, na seleção masculina de basquete, o presidente da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Gerasime Bozikis, o Grego, admitiu que Antonio Carlos Barbosa poderá deixar o comando do time feminino.
Ao ser questionado se Barbosa permanece no cargo, não garantiu o treinador na equipe -Grego fez questão de dizer que a comissão técnica será modificada.
Hipolito Pereira/Agência Globo
"A definição só vai ocorrer no mês que vem. Mudanças irão acontecer", disse o dirigente.
A declaração de Grego surpreende. Até então, o dirigente sinalizava que Barbosa continuaria. Sob o comando do técnico, a seleção feminina fracassou neste ano no Mundial da China. Cotado para chegar ao pódio, o Brasil ficou apenas na sétima posição.
O presidente da CBB chegou a declarar que Miguel Angelo da Luz é um dos cotados para substituir Barbosa. "Ele é um dos nomes da lista", declarou Grego.
Miguel Angelo comandou a seleção na conquista do Mundial de 1994 e ganhou a medalha de prata nos Jogos de Atlanta, em 1996.
Procurado pela reportagem, o técnico do time masculino do Flamengo, campeão do Estadual do Rio, não foi encontrado. Miguel Angelo está em Fortaleza, onde ajudou a elaborar um projeto de basquete para um clube local.
Barbosa afirmou que ainda não se reuniu com Grego para discutir seu futuro na seleção brasileira.
"Não tenho apego ao cargo. Mas sei que fiz um bom trabalho. No Mundial, o time não foi bem, mas não tivemos tempo para treinar e perdemos a Helen na competição. Isso nos prejudicou."
Grego afirmou que vai repetir na seleção feminina o modelo adotado para o time masculino -um treinador e dois auxiliares.
Novo técnico da seleção masculina, conforme antecipou a Folha ontem, Lula substituirá Hélio Rubens, do Vasco, que estava no cargo havia cinco anos. O treinador foi assistente de Hélio Rubens no Mundial de Indianápolis-2002 -o Brasil ficou em oitavo.
Apesar de ter trabalhado no Mundial, Lula apontou falhas na equipe. "Precisamos melhorar nos rebotes defensivos e aperfeiçoar nosso passe", analisou.
O técnico disse que poderá convocar atletas esquecidos por Hélio Rubens. "Não tenho problema com idade. Quero contar com os melhores", disse, em referência às não-convocações de Ratto, 33, e Janjão, 30, para o Mundial.
Guerrinha, 43, técnico do Bauru, campeão nacional, e Flávio Davis, 36, do Universo-Minas, serão os assistentes de Lula.
"O maior objetivo da comissão será classificar a seleção para os Jogos de Atenas", afirmou Grego.
Em agosto, o Brasil estará no Pré-Olímpico de Porto Rico. Dez times disputam três vagas. EUA, Argentina, Porto Rico e Canadá são os principais rivais do Brasil.
No acordo, a CBB não fixou um período para o novo técnico trabalhar. "Sei que vai depender dos resultados, mas acredito que posso ficar por muito tempo", disse Lula, que vai continuar à frente do COC/Ribeirão Preto em 2003.
A seleção vai iniciar os treinos no dia 15 de junho. Antes do classificatório, a equipe deverá disputar pelo menos três competições.



Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: