quinta-feira, 1 de agosto de 2002

Basquete Brasileiro Embarca Para a França

"eu quis fazer pra você
uma canção de amor
só pra te ver feliz

eu quis cantar em francês
comme c'est beau l'amour
comme c'est beau l'amour"

[canção de amor, por Leo Henkin, com Patrícia Coelho e Toni Garrido]




Depois de Adriana e Mamá abrirem as portas para as brasileiras na França e de ser anunciada a contratação da garota Iziane pelo time do Aix, mais uma brasileira já começa a sonhar com a Torre Eiffel.

Trata-se da pivô Kelly, que reforçará o Bourgés, vice-campeão francês na última temporada e uma das maiores forças do basquete europeu.

Enfim, nada menos que um terço das garotas da seleção fala: "Bonjòur"!

Mas, vamos à notícia:



Kelly acerta transferência para a França


SÃO PAULO - A pivô Kelly Santos já sabe qual será seu destino para a próxima temporada: a França. A jogadora da Seleção Brasileira, que está disputando a WNBA pelo Detroit Shock, acertou um contrato de oito meses (até maio/2003) com o Bourges Basket, um dos principais times da Europa.

O convite para jogar no Bourges surgiu após uma indicação do técnico da seleção francesa. "Fiz bons jogos contra a França na fase de preparação para a Olimpíada de Sydney. O técnico da Seleção falou muito bem de mim para o presidente do clube e isso deve ter pesado na decisão do clube em me contratar", disse Kelly. "O treinador francês me elogiou muito na época, dizendo que posso ter um futuro promissor na Europa, por causa do meu jogo forte e da velocidade".

Kelly se apresentará à sua nova equipe logo após o Mundial da China, que será realizado em setembro. Os fortes campeonatos que o Bourges disputa foram determinantes para a decisão da brasileira em aceitar o convite. "Vamos jogar o Campeonato Francês, que é muito forte, com muitas jogadoras estrangeiras, o que eleva o nível da competição. Além disso, jogaremos também a Euroliga", disse.


O Cercle Jean Macé Bourges Basket é uma das mais respeitadas equipes da França. Nos últimos sete campeonatos franceses, o Bourges foi campeão seis vezes (1995-2000), além de ter conquistado três edições da forte Euroliga (97, 98 e 2001). "É uma equipe muito forte, que sempre disputa as finais. A estrutura deles é muito grande e isso é o que o atleta busca", anima-se Kelly.

Para esta temporada o Bourges também contratou a croata Vedrana Grgin, que já jogou no Brasil, pela equipe do Paraná/Basquete. "O time possui várias jogadoras da seleção francesa e excelentes estrangeiras, como a ala russa Ilona Korstine. Jogar ao lado dessas jogadoras será muito positivo para mim", analisa. "Estarei enfrentando um novo desafio, mas com certeza tudo isso só fará meu basquete evoluir", finaliza.


Nenhum comentário: